A OdontoTop Hospital do Dente — rede de franquias odontológicas completas – comemora os bons resultados alcançados em 2022, com a abertura de 13 unidades na região sul do país, e inicia a expansão nacional da marca. Em dezembro mais 4 unidades serão inauguradas. Para o ano de 2023, a meta é acelerar o crescimento e inaugurar pelo menos 20 Hospitais do Dente em diferentes estados do Brasil. Atualmente a rede conta com mais de 60 franquias, 300 dentistas e cerca de 500 colaboradores ligados diretamente às operações, atendendo cerca de dois mil clientes mensalmente, com um faturamento de R$120 milhões anuais, o que representa um crescimento de 30% em comparação a 2021. O foco da expansão são as cidades com mais de 15 mil habitantes. Pesquisa da Associação Brasileira do Franchising (ABF) revela que o segmento de saúde, beleza e bem-estar cresceu 10,5% no faturamento em 2021. Além disso, o mercado odontológico especificamente tem enorme potencial já que 85% dos brasileiros não possuem plano odontológico e não tem acompanhamento regularmente com um profissional de confiança. “Um dos maiores desafios foi quebrar um paradigma de que a Odontologia não é um negócio. Durante o nosso percurso, encaramos várias dificuldades, principalmente relacionadas à cultura dentro do nosso setor. Não temos cultura de gestão”, diz Cristiano Demartini, CEO da OdontoTop.
Cristiano, quais foram os maiores desafios para colocar a ideia da OdontoTop em ação?
Um dos maiores desafios foi quebrar um paradigma de que a Odontologia não é um negócio. Durante o nosso percurso, encaramos várias dificuldades, principalmente relacionadas à cultura dentro do nosso setor. Não temos cultura de gestão, não aprendemos isso na faculdade e quando pensamos em uma expansão precisamos saber lidar com isso. Por esse motivo desenvolvemos nossa própria metodologia de ensino, com uma plataforma própria e um centro de treinamento presencial na franqueadora.
Como se encontra o mercado odontológico do Brasil?
O mercado odontológico cresce dois dígitos anuais. O segmento de saúde, beleza e bem-estar, que engloba tanto a Odontologia como outras áreas da saúde, teve um crescimento de 21,5% de 2021 a 2022, segundo dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). Existem alguns fatores que contribuem com esse crescimento, como: maior interesse e preocupação com a saúde bucal e bem-estar; envelhecimento da população; setor resistente à crise e maior profissionalização do setor (vendas on-line, CRM, etc).
A tecnologia também é um dos fatores que potencializou o crescimento do setor. A implementação de ferramentas digitais possibilitou a realização de diagnósticos mais precisos e também eficientes, o que aumentou a satisfação dos pacientes. O uso de técnicas pouco invasivas permitiu um maior conforto e segurança para os pacientes. Além disso, temos um dentista se formando a cada 15 minutos, o que mostra o aumento de profissionais formados e especializados na área e a competitividade do mercado.
Quais são os tipos de procedimentos que a OdontoTop Hospital do Dente oferece em suas unidades?
Implantes, próteses, clareamento, limpeza dental, facetas dentárias, radiografia bucal, procedimentos ortodônticos e endodônticos, além de odontopediatria, cirurgia e entre outros. Os equipamentos de ponta utilizados como tomógrafos, scanner, raio-x panorâmico, além do centro cirúrgico, completam a infraestrutura e garantem ao franqueado um faturamento encorpado e constante.
Quantas unidades da OdontoTop Hospital do Dente foram abertas na região Sul do país em 2022?
Em 2022 foram inauguradas 13 hospitais.
Qual é a meta de inauguração de novas unidades da OdontoTop para o ano de 2023?
Para este ano, já inauguramos seis unidades e projetamos encerrar o ano com 15 hospitais inaugurados.
Quantas franquias a OdontoTop Hospital do Dente possui atualmente?
Atualmente são mais de 70 unidades, sendo 44 em operação e 26 em processo de implantação.
E quantos dentistas e colaboradores estão ligados diretamente às operações da rede?
Na franqueadora temos 45 colaboradores. Já nos Hospitais do Dente de toda a rede são 520 somando franqueados e colaboradores da rede.
Qual é o número de clientes que a rede atende mensalmente?
Atendemos em toda rede uma média de 2.500 pacientes todos os dias, que somados ultrapassam a marca de 60 mil atendimentos mês.
O faturamento anual da OdontoTop está perto daquilo que imaginava?
Sim, mas com a melhora constante vamos evoluir cada vez mais, melhorando nossos indicadores, melhorando nossos times de gestão, acompanhando a entrega que é feita para o nosso cliente. Nosso foco está sempre em aumentar faturamento, baixar custo e gerar experiência para o nosso cliente, e isso precisa andar em equilíbrio para que o negócio tenha sucesso.
Em quais pilares a estrutura da empresa está alicerçada?
Nossa empresa é resultado de gestão eficiente. Os pilares estão diretamente ligados a gestão, que são pessoas, finanças e vendas. Tudo passa por eles em algum momento aqui na organização.
Qual é o foco para a expansão da OdontoTop?
Nosso foco é o Brasil todo. Possuímos uma equipe própria de especialistas que nos da uma base sólida nesse percurso, que conta com time de expansão, implantação das unidades, marketing interno,
consultoria entre outros setores que são um grande diferencial para esse momento que vivemos dentro da empresa.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
A Guerra do Contestado (1912–1916) é um dos episódios mais significativos e complexos da história…
Poucos criadores na história da televisão podem reivindicar um impacto cultural tão duradouro quanto Marta…
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) é um marco na história…
A presença feminina na política sempre foi marcada por desafios históricos, sociais e culturais. Durante…
O fim de Nicolae Ceaușescu, o ditador que governou a Romênia com punhos de ferro…
A confiança na Polícia Militar (PM) brasileira tem sido um tema de intenso debate nos…