Aberta em 2012, em Salvador, a Selfit é mais uma academia com ‘fit’ no nome. Assim como a SmartFit, a maior do setor (são 1.121 unidades), e a BlueFit (102), a Selfit aposta no modelo ‘low cost high value’. Na prática, o modelo pressupõe academias sem fru-frus — esqueça as modalidades de ginástica com apelo a públicos muito específicos. Em compensação, esse tipo de academia costuma ter aparelhos de ponta, uma manutenção eficiente dos equipamentos e preços bem mais em conta na comparação a uma academia tradicional. A Selfit quer testar os limites do modelo low cost high value para torná-la a academia de preferência do público classe C. Mesmo nessas regiões, uma particularidade da Selfit é abrir academias em bairros periféricos ou cidades médias, onde há ainda menos competição das demais academias low price high value. Atualmente sediada em Recife, a rede vem ampliando a presença geográfica no interior do Nordeste nos últimos meses, com a abertura de unidades em cidades inexploradas pela concorrência, como Serra Talhada e Garanhuns, ambas no interior pernambucano. “Agora em 2021, fizemos a aquisição da plataforma Weburn, trazendo mais oferta e tecnologia para nossos clientes. Com isso, conseguimos complementar nossa oferta de produtos e serviços, sendo hoje mais que uma academia, somos uma plataforma que atende nossos clientes dentro e fora de casa”, afirma Fernando Menezes, CEO da Selfit Academias.
Fernando, a Selfit foi fundada em 2012. Como a empresa se desenvolveu de lá para cá?
Inauguramos nossa primeira unidade em Salvador, no ano de 2012. Dois pernambucanos, Leonardo Pereira e Nelson Lins captaram recursos com amigos e familiares para começar essa história de sucesso. O negócio deu tão certo que conseguiram abrir mais uma loja por ano até que, em 2015, já com cinco unidades, os fundadores se associaram ao fundo H.I.G. Capital, iniciando um forte plano de expansão.
A Selfit é uma rede HVLP (high-value low-price), em tradução literal ‘alto valor com preço baixo’, pioneira na Região Nordeste do país e que já nasceu com um posicionamento de ser para todos, inclusive nascendo com salas de ginástica, desmistificando o estereótipo de que academia é lugar de homem e “marombeiro”.
Hoje nossos clientes representam bem a população brasileira, sendo cerca de 50% homens e 50% mulheres.
Nossa Sala de Ginástica, chamada de Self Move, inclui aulas de dança, lutas, atividades aeróbicas, entre outras, totalizando mais de 25 modalidades.
Ao longo dos anos, sempre fomos pioneiros e bem-informados sobre as tendências lançadas ao redor do mundo. Em 2017, criamos a Self Intense, área dedicada ao funcional dentro de uma rede de academias. Já em 2018, lançamos a Self Extreme, a primeira área dedicada ao HIIT dentro de uma rede de academias. Agora em 2021, fizemos a aquisição da plataforma Weburn, trazendo mais oferta e tecnologia para nossos clientes. Com isso, conseguimos complementar nossa oferta de produtos e serviços, sendo hoje mais que uma academia, somos uma plataforma que atende nossos clientes dentro e fora de casa.
No início de 2022, iniciamos nosso modelo de franquias. Atualmente somos 71 Academias, já inauguramos 4 franquias e mais de 10 novas unidades com contratos assinados para abertura nos próximos meses.
Quais os principais pilares da academia?
Prática – Simplificamos a experiência, a linguagem e cada interação. Tiramos a burocracia da frente para o treino acontecer. Próxima – Aqui Convidad@s são amig@s, que ajudamos, respeitamos e tratamos com todo carinho e cuidado. Pra cima – Sim, treinar é divertido. Essa energia positiva está sempre presente em nossa marca. Pra tod@s – O movimento não conhece idade, gênero ou estilo de vida. Aqui todo mundo é muito bem-vind@.
Poderia elencar quais são os maiores desafios desse setor na atualidade?
Retorno pós-pandemia – Segundo números levantados pela Tecnofit, startup de gestão de fitness, as academias não recuperaram, a nível nacional, 100% dos alunos que pararam de treinar durante a pandemia.
Sedentarismo no Brasil – Segundo o IHRSA Global Report, quando falamos a nível nacional, quase a metade da população é sedentária, 47%, e apenas 5% frequenta as academias. E é neste âmbito que moram as oportunidades. Vários modelos de negócios surgem para suprir uma demanda que tem se tornado cada vez mais urgente.
As tendências do setor fitness previstas para 2022 estão se cumprindo?
Sim. O ACSM publicou um artigo comparando as principais tendências fitness para 2022 na Europa e em seis países: Austrália, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos e México:
1. Treinamento pessoal (personal training)
2. Exercício para perda de peso
3. Treinamento pessoal on-line
4. Programas de recuperação pós-Covid
5. Treinamento com peso corporal
6. Programas fitness para idosos
7. Medicina do estilo de vida
8. Atividades ao ar livre
9. Treinamento fitness funcional
10. Academias caseiras
Como a Selfit está inserida nessas tendências em sua visão?
Nossas academias oferecem diversas atividades: dança, musculação, luta, cardiorrespiratório, dentre outros. Oferecemos também o app Weburn, com mais de 2.000 aulas e 60 programas como HIIT, treino funcional, fichas de treino, musculação, nutrição, yoga, meditação, dança e exercícios localizados. Tudo isso com o melhor time de professores do Brasil.
Qual a importância das franquias para a expansão do negócio?
Somos muito criteriosos no processo seletivo dos nossos franqueados. Buscamos sempre o melhor fitcultural com nosso propósito, juntando o potencial do empreendedor com nossa estratégia de crescimento. Acreditamos que essa é a fórmula para o sucesso da parceria e expansão da nossa marca. Somando isso à nossa expansão com lojas próprias, conseguimos levar mais rapidamente nossa marca para todos os locais do Brasil.
Quantos franqueados a empresa possui?
Hoje contamos com 4 unidades franqueadas em operação. Já temos mais de 10 novos contratos assinados de franquias que devemos inaugurar nos próximos meses.
E quantas são as unidades próprias até o momento?
Atuando no modelo High-Value Low-Price (“HVLP”), que traduzido significa Alto Valor, Preço Baixo, possuímos atualmente 71 academias espalhadas em cidades do interior e capitais de 15 estados, sendo apenas 4 franquias. Nos próximos anos, enxergamos potencial para a inauguração de mais de 60 novas unidades, somente de franquias em cidades pequenas e médias espalhadas pelo país.
Outros países (com menor população que o Brasil) estão à frente quando se fala da prática dos exercícios físicos. Como mudar esse cenário?
O Brasil é um dos países mais sedentários do mundo. Estamos certos que já estamos na direção correta. Precisamos levar nosso serviço de altíssimo valor a preços acessíveis para todos os brasileiros com a conveniência de estarmos próximos de suas rotinas diárias.
Para o hábito da prática de atividade física, seja qual for (e temos uma ampla oferta), é muito importante estarmos no local certo. As pessoas não estão dispostas a pagar caro por um serviço ruim e a realidade das academias de bairro não atende aos anseios da população, em geral.
Tão logo ocupemos esse espaço com nossas academias, mais brasileiros estarão engajados e praticando atividade física.
Em nossa proposta, hoje já entregamos experiências imersivas com treinos mais curtos e intensos, que possibilita a todos encaixar uma rotina de treino na Selfit em suas agendas. Isso, somado a um valor acessível, gera uma rotina regular em treinos para um número cada vez maior de pessoas.
Qual a importância da inovação para essa revolução?
Muito importante, pois, possibilita que nossos convidados se sintam motivados a manter a rotina de treinos. Prática de atividade física é um jogo de engajamento! Com as novidades do mercado mantemos o estímulo regular que gera resultado.
Quais os próximos passos da Selfit, já visando o ano de 2023?
Continuar com a recuperação da base de clientes para as academias neste período de pós-pandemia. Além disso, manter o crescimento com lojas próprias nas principais capitais e regiões metropolitanas e desenvolver o crescimento de franquias em cidades pequenas e médias.
Também vamos acelerar nossa plataforma digital Weburn. Desde 2021, temos uma oferta online e offline. Hoje acreditamos na nossa plataforma de produtos e serviços, onde temos orientação, suporte e acompanhamento com muita capacitação do nosso time. Também nos mantemos antenados nas tendências de novidades do mercado internacional.
Seguiremos crescendo em 2023 e traremos muita novidade, pautada em ciência para nossos convidados.
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