Categories: Economia

SITA conquista linha de crédito sustentável

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

A SITA, fornecedora global de TI para o setor da aviação, assinou uma linha de crédito rotativo no valor de US$ 400 milhões, vinculada à sustentabilidade, por um período mínimo de três anos. A operação dará suporte às necessidades gerais dos negócios da empresa, como o desenvolvimento de novas soluções e estratégias para aliviar os desafios atuais e futuros da indústria do transporte aéreo.

A sindicalização foi superada, com mais inscritos do que o projetado. Como parte do acordo, quatro novos bancos se uniram para apoiar a SITA, além dos cinco parceiros bancários da empresa já existentes, o que reforça a confiança do investidor na companhia. O rígido controle de custos, o gerenciamento de caixa eficaz e o fortalecimento das credenciais verdes da SITA são fatores que também contribuem para o interesse dos investidores.

Essa nova linha de crédito sindicalizado substituirá as linhas bilaterais anteriores da empresa e agora está diretamente ligada a KPIs ambientais pré-acordados e metas anuais, com um bônus ou um malus na margem de juros, dependendo do desempenho da SITA.

Nos últimos anos, a SITA intensificou seus esforços na redução de emissões, alcançando, em 2021, o status CarbonNeutral® sob o Protocolo CarbonNeutral – padrão global líder para programas neutros em carbono. Mais recentemente, a empresa anunciou seu compromisso de estabelecer metas baseadas na ciência, por meio da iniciativa Science Based Targets (SBTi). O objetivo é se juntar às empresas líderes no combate às mudanças climáticas, que estão alinhadas ao cenário net-zero (compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera) e a proposta de limitar o aquecimento global a 1,5ºC até o fim do século, estabelecida pelo Acordo de Paris.

A linha de crédito sindicalizado vinculada ao desempenho ambiental é um passo adiante e inovador para os contínuos esforços de sustentabilidade da empresa, o que ainda inclui metas significativas de redução das emissões de gases de efeito estufa dos Escopos 1, 2 e 3 da SBTi. Destaque também que o desempenho da SITA em relação a essas metas será auditado externamente.

As instituições bancárias francesas Société Générale e Crédit Industriel et Commercial estão atuando como coordenadoras conjuntas e bookrunners da transação. A Société Générale foi designada como “Coordenador ESG” e “Agente de Crédito”, enquanto a Crédit Industriel et Commercial atuou como “Agente de Documentação”. Além disso, Barclays, Credit Suisse e J.P. Morgan ingressaram como mandated lead arrangers. Já Bank of China, Landesbank Baden-Württemberg (LBBW) e Unicredit participam como lead arrangers, enquanto o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) participa como arranger.

“A sustentabilidade está no topo das nossas prioridades. Estamos profundamente comprometidos em garantir um futuro sustentável para todos, inclusive aos nossos funcionários, clientes e parceiros. Estamos muito satisfeitos em garantir um financiamento que está diretamente ligado ao desempenho das nossas expectativas em relação à sustentabilidade”, ressalta Nicolas Husson, CFO da SITA.

Para mais informações sobre as iniciativas da SITA, o último relatório de RSE e Sustentabilidade da empresa (em inglês) está disponível no link: https://www.sita.aero/resources/surveys-reports/csr-report-2021/

Sobre a SITA:

A SITA é uma provedora de TI para o setor de transporte aéreo, oferecendo soluções para companhias aéreas, aeroportos, aeronaves e governos. Nossa tecnologia possibilita viagens aéreas mais integradas, seguras e sustentáveis.

Com cerca de 2.500 clientes, as soluções da SITA impulsionam a eficiência operacional em mais de 1.000 aeroportos, ao mesmo tempo em que cumprem a promessa de viabilizar 17 mil aeronaves conectadas para clientes em todo o mundo. A SITA também fornece soluções de tecnologia que auxiliam mais de 70 órgãos governamentais a encontrar o equilíbrio entre fronteiras seguras e viagens eficientes. Nossa rede de comunicações conecta todos os cantos do globo e abrange 60% da troca de dados da comunidade do transporte aéreo.

Em 2021, a SITA tornou-se uma empresa certificada CarbonNeutral® pelo The CarbonNeutral Protocol – padrão global líder para programas neutros em carbono. Estamos reduzindo as emissões de gases de efeito estufa em todas as nossas operações por meio de nosso programa Planet+, reconhecido pela ONU, ao mesmo tempo em que desenvolvemos soluções para ajudar a indústria da aviação a atingir seus objetivos de redução de carbono, incluindo redução do consumo de combustível e maior eficiência operacional. Em 2022, anunciamos nosso compromisso de estabelecer metas de redução de emissões baseadas na iniciativa Net-Zero Standard, do Science Based Targets, uma parceria entre o CDP, o Pacto Global das Nações Unidas, o World Resources Institute (WRI) e o World Wide Fund for Nature (WWF).

A SITA é 100% de propriedade da indústria de aviação e totalmente impulsionada por suas necessidades. É uma das empresas com maior diversidade internacional, prestando serviços em mais de 200 países e territórios.

*Com participação da jornalista Lais Goulart.


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!
Espaço Publicitário:

Recent Posts

João Augusto Amaral Gurgel: por que faliu?

João Augusto Amaral Gurgel, conhecido como João Gurgel, foi um visionário da indústria automobilística brasileira.…

4 horas ago

As 15 maiores orgias de toda história mundial

Ao longo da história, as celebrações e eventos excessivos refletem os costumes e valores de…

12 horas ago

O estado do Mato Grosso está à venda?

Nos últimos anos, o Mato Grosso tem despertado a atenção de investidores e especialistas em…

20 horas ago

Latininho: o grande escorregão de Faustão

A década de 1990 foi um marco na televisão brasileira. A disputa pela audiência entre…

1 dia ago

Patrizia Reggiani: Gucci e sangue nas mãos

No cenário do luxo e da alta moda italiana, poucos nomes carregam tanto peso e…

2 dias ago

A vida inconvencional do criador do sanduíche

A figura de John Montagu, o 4º Conde de Sandwich, é mais associada à invenção…

2 dias ago