Uma pesquisa inédita realizada pela Sputnik, uma das maiores escolas corporativas do Brasil, revelou que mais de um terço das lideranças empresariais (34,4%) sentem insegurança ao conduzir, desenvolver e engajar suas equipes. A pesquisa intitulada “Panorama de Sentimento das Lideranças” também mostrou que 18,9% dos participantes afirmaram estar buscando aprimorar suas habilidades de liderança.
Os gestores percebem que seu papel atualmente é diferente do que era há alguns anos. As organizações agora buscam profissionais que inspirem, que sejam capazes de se mostrar vulneráveis e que incentivem a aprendizagem. “Em tomadas de decisões, na comunicação com os colaboradores e, principalmente, na estratégia como um todo”, explica Mari Achutti, CEO e fundadora da Sputnik.
De acordo com a pesquisa, a falta de clareza estratégica é a principal causa da insegurança para 48,1% dos entrevistados, enquanto 22,5% citam a complexidade do cenário econômico como um fator de preocupação. Além disso, a falta de conhecimento técnico (13%) e o despreparo da equipe (11,6%) foram apontados como pontos fracos para as lideranças. Apenas 4,9% dos entrevistados afirmaram não sentir insegurança ao tomar decisões.
Para a CEO da Sputnik, as empresas e líderes precisam estar abertos à inovação e à transformação dos processos, o que inevitavelmente passa por um processo de aprendizagem. “Os desafios são constantes e, em um mundo BANI (frágil, ansioso, não-linear e incompreensível), a educação corporativa é estratégica para que os líderes e gestores saibam lidar com as inseguranças, ansiedades e incertezas que esse contexto inevitavelmente gera”, afirma Achutti.
Além de capacitar as equipes, as empresas têm um papel fundamental na criação de espaços seguros para trocas e autodescobertas, o que possibilita a evolução pessoal e profissional dos colaboradores. É importante destacar que a insegurança na liderança pode afetar a produtividade e a motivação dos funcionários, além de prejudicar a tomada de decisões e o alcance de metas e objetivos. Portanto, investir em treinamento e desenvolvimento para líderes e equipes pode ser crucial para o sucesso das organizações em um mundo cada vez mais desafiador.
Sobre a SPUTNiK:
Fundada em 2014 e parte do Grupo Perestroika, a SPUTNiK é uma das maiores escolas corporativas do Brasil e leva às empresas conteúdos relevantes de maneira original e disruptiva. Seus serviços carregam conceitos, ferramentas e reflexões alinhados a valores contemporâneos, e podem ser explorados por meio de palestras, cursos, experiências e workshops presenciais e online. A SPUTNiK já formou mais de 34 mil alunos e impactou mais de 350 empresas, entre elas: Google, Facebook, Globo, Boticário e Ambev.
*Com participação da jornalista Natascha Roman Padilha.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
João Augusto Amaral Gurgel, conhecido como João Gurgel, foi um visionário da indústria automobilística brasileira.…
Ao longo da história, as celebrações e eventos excessivos refletem os costumes e valores de…
Nos últimos anos, o Mato Grosso tem despertado a atenção de investidores e especialistas em…
A década de 1990 foi um marco na televisão brasileira. A disputa pela audiência entre…
No cenário do luxo e da alta moda italiana, poucos nomes carregam tanto peso e…
A figura de John Montagu, o 4º Conde de Sandwich, é mais associada à invenção…