Categories: Negócios

Walter Longo: metaverso impulsiona inclusão

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

O metaverso já é realidade para inúmeras marcas – e também uma oportunidade para tantas outras que buscam proporcionar experiências e criar conexões. Enquanto as conhecidas big techs estão com atenção e investimentos voltados para a atmosfera virtual, a dúvida sobre como iniciar e rentabilizar este novo cenário ainda é comum. E, de acordo com Walter Longo, publicitário e administrador de empresas com MBA na Universidade da Califórnia, empreendedor digital, palestrante internacional e CEO da Upper, a resposta está baseada no conceito Open to learn: primeiro é preciso aprender para só então dar o passo seguinte.

Autor do livro “Metaverso: onde você vai viver e trabalhar em breve”, Longo esteve na última quarta-feira (31) em Curitiba em evento na Casa LIDE. De acordo com ele, além do ambiente proporcionar livre acesso a um universo em que usuários escolhem até mesmo características pessoais para criação dos avatares, ele também se mostra um importante ativo para incentivar inclusão e educação.

“Hoje existem escolas que ensinam no metaverso e para o metaverso. Uma delas, inclusive, com mais de oito mil alunos. Na educação, a realidade virtual proporciona uma imersão em experiências sensoriais que vão além do aprendizado com o giz, a lousa e o professor: estudantes podem entrar de fato em um ambiente de um livro de história, descer em uma praça na Grécia e assistir a um discurso de Sócrates ao vivo. É possível viver a história. E não apenas ler sobre ela”, explica.

Sobre as possibilidades de monetização e investimentos, Longo elencou diversas oportunidades de negócios para segmentos que vão desde produtos e serviços de tecnologia – até mesmo de imóveis e terrenos (inclusive já adquiridos por ele) –, além de serviços de consultoria, publicidade e product placement.

“No Brasil, por exemplo, uma empresa de publicidade recebeu aporte de 20 milhões para criar avatares para influenciadores”, revela Longo, que aposta em um cenário emergente até 2025.

Repercussão

De acordo com Heloisa Garrett, presidente do LIDE Paraná, receber Walter Longo é antecipar o futuro. “Trata-se de um nome visionário em diversos segmentos e, quando aborda o metaverso, consegue antecipar tendências de forma leve e aplicável. Durante o mentoring, os participantes conseguiram entender a importância deste novo universo para os negócios. Foi uma troca muito valiosa”, argumenta.

Sobre o LIDE Paraná:

Integrante do Sistema LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, o LIDE Paraná atua na construção de uma agenda positiva voltada ao fortalecimento da economia daquele que é considerado o segundo estado mais competitivo do Brasil, segundo a The Economist Intelligence Unit.

Ciente do potencial de crescimento das empresas da região, o LIDE Paraná se posiciona como um hub de negócios para a promoção de oportunidades de investimento, desenvolvimento econômico e social e construção de conexões únicas, estimulando as interações e o networking empresarial. Volta-se, ainda, à discussão de temas econômicos e políticos de interesse nacional.

A regional paranaense do LIDE também conta com a Casa LIDE, localizada no bairro Batel, em Curitiba (PR), que funciona como um business club exclusivo para os filiados do estado. Trata-se de um projeto pioneiro que consolidou a primeira Casa LIDE do sistema.

*Com participação da jornalista Paula Fernandes.


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!
Espaço Publicitário:

Recent Posts

João Augusto Amaral Gurgel: por que faliu?

João Augusto Amaral Gurgel, conhecido como João Gurgel, foi um visionário da indústria automobilística brasileira.…

1 hora ago

As 15 maiores orgias de toda história mundial

Ao longo da história, as celebrações e eventos excessivos refletem os costumes e valores de…

9 horas ago

O estado do Mato Grosso está à venda?

Nos últimos anos, o Mato Grosso tem despertado a atenção de investidores e especialistas em…

17 horas ago

Latininho: o grande escorregão de Faustão

A década de 1990 foi um marco na televisão brasileira. A disputa pela audiência entre…

1 dia ago

Patrizia Reggiani: Gucci e sangue nas mãos

No cenário do luxo e da alta moda italiana, poucos nomes carregam tanto peso e…

1 dia ago

A vida inconvencional do criador do sanduíche

A figura de John Montagu, o 4º Conde de Sandwich, é mais associada à invenção…

2 dias ago