Cultura data driven será padrão em empresas até 2025
A forma como os dados são analisados e processados deve mudar até 2025, a previsão é de um estudo desenvolvido pela McKinsey. Segundo o levantamento, estará difundida entre as empresas a cultura data driven, na qual dados serão melhor aproveitados para a tomada de decisões.
Data driven é uma metodologia utilizada em empresas que tem como princípio a construção de processos orientados por dados. A utilização, interpretação e análise de grandes volumes de dados permite que organizações consigam extrair insights e solucionar problemas.
O termo está ligado à Ciência de Dados (Data Science). Esta análise de dados utiliza tecnologias de Inteligência Artificial e Machine Learning para serem interpretados e gerarem informações valiosas.
De acordo com a pesquisa, as empresas conseguirão aproveitar dados de forma natural, tomar melhores decisões e automatizar tarefas básicas do dia a dia. As análises de dados serão mais avançadas e sofisticadas, e provavelmente estarão disponíveis para todos os tipos de organizações.
Segundo Marcos Davi Mendes, CDO e cofundador da Online Applications, a aplicação de tecnologias Inteligência Artificial e Machine Learning tem crescido muito dentro das empresas. “Isso porque geram diversos benefícios: redução de custos, identificação de fraudes, automação para gerar mais produtividade, performance, uma rápida tomada de decisões, identificação de gaps e aumento de receitas”, cita o CDO.
Para Marcos Davi Mendes, a grande procura das empresas por dados começou a poucos anos e por isso nasceram cargos especializados no tema, como o cientista de dados e engenheiro de dados. “O Big Data acabou nascendo por conta da internet e da volumetria de dados que temos”, complementa.
A demanda por soluções que interpretam dados vem crescendo também no Brasil. “Além disso, pode ser usado para melhorar todas as áreas, como atendimento, a usabilidade do produto, a área financeira e muitas outras”, complementa o CDO da Online Applications.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Facebook Comments