Cultura data driven será padrão em empresas até 2025
A forma como os dados são analisados e processados deve mudar até 2025, a previsão é de um estudo desenvolvido pela McKinsey. Segundo o levantamento, estará difundida entre as empresas a cultura data driven, na qual dados serão melhor aproveitados para a tomada de decisões.
Data driven é uma metodologia utilizada em empresas que tem como princípio a construção de processos orientados por dados. A utilização, interpretação e análise de grandes volumes de dados permite que organizações consigam extrair insights e solucionar problemas.
O termo está ligado à Ciência de Dados (Data Science). Esta análise de dados utiliza tecnologias de Inteligência Artificial e Machine Learning para serem interpretados e gerarem informações valiosas.
De acordo com a pesquisa, as empresas conseguirão aproveitar dados de forma natural, tomar melhores decisões e automatizar tarefas básicas do dia a dia. As análises de dados serão mais avançadas e sofisticadas, e provavelmente estarão disponíveis para todos os tipos de organizações.
Segundo Marcos Davi Mendes, CDO e cofundador da Online Applications, a aplicação de tecnologias Inteligência Artificial e Machine Learning tem crescido muito dentro das empresas. “Isso porque geram diversos benefícios: redução de custos, identificação de fraudes, automação para gerar mais produtividade, performance, uma rápida tomada de decisões, identificação de gaps e aumento de receitas”, cita o CDO.
Para Marcos Davi Mendes, a grande procura das empresas por dados começou a poucos anos e por isso nasceram cargos especializados no tema, como o cientista de dados e engenheiro de dados. “O Big Data acabou nascendo por conta da internet e da volumetria de dados que temos”, complementa.
A demanda por soluções que interpretam dados vem crescendo também no Brasil. “Além disso, pode ser usado para melhorar todas as áreas, como atendimento, a usabilidade do produto, a área financeira e muitas outras”, complementa o CDO da Online Applications.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Facebook Comments