Quem Somos

Panorama Mercantil nasceu com a proposta de se tornar uma fonte indispensável para todos aqueles que fazem parte da formação de opinião do país, trazendo para um debate franco e direto, grandes nomes que analisam fatos importantes do Brasil e do mundo com profundidade e sem amarras. Com mudanças no foco editorial ao longo do tempo, o portal se tornou aos poucos, um tradicional veículo de entrevistas da internet brasileira, já sendo considerado por alguns grandes nomes como um influente “círculo de reflexão”, comandado pelo jornalista Eder Fonseca.

As entrevistas com autoridades, empresários de vários segmentos econômicos, dirigentes de associações, artistas, economistas, ativistas, pensadores, comunicadores, músicos, publicitários, cineastas e criativos estão no ar 24 horas por dia, 7 dias por semana (sendo atualizadas duas vezes ao dia exceto sábados e domingos).

A credibilidade – do portal e do jornalista – permite uma grande penetração em vários setores de uma forma uniforme.

Com o foco em debater assuntos diversos, o Panorama Mercantil conta com entrevistados de peso que se destacam nas áreas em que atuam.

Nos últimos tempos, o portal contabiliza diversos nomes de renome nacional e internacional, como é o caso do ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega; dos empresários Mario Garnero (Brasilinvest), Abram Szajman (Fecomercio), Ricardo Bellino (School of Life), Romero Rodrigues (cofundador do site Buscapé), Washington Olivetto (ex-WMcCann) e José Zaragoza (DPZ que atualmente recebe o nome de DPZ&T, In Memoriam); do economista Luiz Gonzaga Belluzzo (ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda); do escritor e membro da Academia Brasileira de Letras, João Ubaldo Ribeiro (In Memoriam); além de Cacá Diegues, um dos principais diretores cinematográficos do país.

Panorama Mercantil também destaca a liderança das mulheres, como Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza); Deborah Colker (coreógrafa); Mirian Goldenberg (antropóloga); Anna Muylaert (cineasta), além das ativistas Maria da Penha, Panmela Castro e Iara Lee (entre outras).

Trazemos ideias de políticos diversos, como Roberto Freire (PPS); Bia Kicis (PSL); Cesar Maia (DEM); Antonio Anastasia (PSDB); Plínio de Arruda Sampaio (PSOL, In Memoriam) e Paulo Paim (PT). Também já passou pelo Panorama Mercantil, personalidades de destaque como o polêmico Olavo de Carvalho (escritor); Leonardo Boff (teólogo); Miguel Reale Jr. (jurista), os jornalistas Mino Carta (Carta Capital), Ricardo Boechat (Grupo Bandeirantes de Comunicação, In Memoriam) e Paulo Henrique Amorim (Conversa Afiada e Rede Record, In Memoriam). Não podemos esquecer dos lendários cantores e compositores Erasmo Carlos e Martinho da Vila, dois grandes expoentes da inigualável e rica cultura brasileira. Panorama Mercantil não se responsabiliza pelos conceitos emitidos pelos seus convidados.

Vídeo com várias clipagens sobre nosso trabalho

 

Abaixo a visão do historiador Leandro Karnal sobre um dos mais nobres ofícios do jornalismo:

“Entrevistar é uma arte. Implica conhecer algo do entrevistado antes. Implica controlar dois egos que tendem a monopolizar: de quem entrevista e de quem é entrevistado. Entrevistar é um ato de inteligência para pontuar respostas e estimular que o entrevistado fale mais e revele coisas mais interessantes. Entrevistar é uma narrativa sobre o outro pontuada por si. Entrevistar é algo muito difícil.”

Obrigado a todos os usuários, entrevistados(as), fornecedores, patrocinadores e parceiros que fazem o Panorama Mercantil crescer a cada dia.

Equipe Panorama Mercantil

Voltar ao Topo
Ir para o conteúdo