Expertise alemã em comércio internacional: lições para o Brasil
De acordo com o relatório da Trade and Investment Barriers Report 2020 o país possui uma economia voltada para o comércio internacional. A Alemanha é conhecida por sua ênfase na inovação e na produção de bens de alta qualidade, o que lhe confere uma vantagem competitiva significativa nos mercados internacionais.
Segundo dados gráficos de performance logística do World Bank, a Alemanha é uma das principais economias exportadoras do mundo, aparecendo em 3º lugar mundial. Essa posição é resultado de uma combinação de fatores, incluindo uma sólida base industrial, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, e a busca por parcerias estratégicas com outros países.
Cada vez mais o governo alemão, por meio do Ministério Federal de Assuntos Econômicos e Energia, tem adotado políticas comerciais voltadas para a promoção do comércio exterior. Essas políticas incluem o apoio financeiro e fiscal às pequenas e médias empresas, a promoção da inovação e o fomento de parcerias internacionais. Essas medidas têm contribuído para o fortalecimento da posição da Alemanha no comércio global.
Um exemplo prático da expertise alemã em comércio internacional é o setor automobilístico. Empresas alemãs, como BMW, Volkswagen e Mercedes-Benz, têm uma presença forte nos mercados internacionais, devido à reputação de qualidade e inovação de seus produtos.
É importante ressaltar que cada país possui características específicas e contextos distintos. Portanto, o Brasil deve adaptar as lições aprendidas da expertise alemã ao seu próprio cenário e necessidades. No entanto, a busca pela inovação, qualidade e parcerias estratégicas no comércio internacional pode ser um caminho promissor para fortalecer a economia brasileira e expandir sua presença nos mercados globais.
Para o especialista do mercado de trade Brasil-Alemanha Luis Campos, a expertise alemã em comércio internacional oferece lições valiosas para o Brasil, baseadas em estratégias como a promoção da inovação, a busca pela qualidade e o estabelecimento de parcerias estratégicas. Para ele, “O Brasil pode identificar oportunidades para impulsionar seu comércio internacional e fortalecer sua posição na economia global, mesmo que o país encontra-se em outro contexto econômico e territorial, a Alemanha é referência em estratégias políticas e de logística, além de estar aberta a investir no Brasil”.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
A integração digital dos supermercados
abril 6, 2025MiQ e a publicidade programática na AL
março 30, 2025EDGE conquista US$ 2,9 bilhões na IDEX
março 9, 2025Zenstox: é fiável ou uma fraude na Internet?
janeiro 20, 2025Brasil busca incentivar aviação regional
janeiro 14, 2025Expatriados europeus lideram chegada ao país
dezembro 29, 2024Apostas ultrapassam investimentos em popularidade nas classes B e C
dezembro 23, 2024Previsões da IBM para a IA generativa 2025
dezembro 15, 2024Black Friday: publicidade como vantagem
novembro 24, 2024Prosegur alcançou os 165 mil colaboradores
novembro 4, 2024U-All Solutions integra IA ao seu WhatsApp
outubro 24, 2024Dubai combina luxo, segurança e investimento
outubro 18, 2024
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Facebook Comments