E-commerce deve faturar R$ 185,7 bilhões em 2023
O comércio eletrônico ganhou ampla aderência no Brasil ao longo da pandemia de Covid-19 e deve seguir em uma crescente nos próximos anos, mesmo com a volta à normalidade das lojas físicas. Segundo uma análise realizada pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o setor deve faturar R$ 185,7 bilhões em 2023, R$ 205 bilhões em 2024 e R$ 225 bilhões em 2025.
Para 2026 e 2027, o e-commerce deve chegar ao faturamento de R$ 248 bilhões e R$ 273 bilhões, respectivamente, ainda de acordo com o levantamento da ABComm. Em 2022, o número de brasileiros que consomem por meio do ambiente digital já havia aumentado 24% em comparação a 2021, mesmo com o avanço da vacinação e a reabertura do comércio tradicional, conforme indicativos da NielsenIQEbit.
Nesse contexto, segundo Jackson Prado, head comercial da Vuupt – logtech especializada na gestão da “última milha” -, as empresas que trabalham com o comércio on-line devem se atentar à chamada “roteirização” dentro da gestão de última milha. Para ele, o processo é fundamental para otimizar a entrega de produtos ou serviços aos clientes finais: “A roteirização é um método de planejamento e organização das rotas de entrega visando maximizar a eficiência operacional, além de reduzir custos”.
Prado explica que roteirizar está diretamente ligado à determinação da melhor sequência de paradas para os veículos de entrega, levando em consideração fatores como distância, tempo estimado de deslocamento, capacidade do veículo e restrições operacionais, como horários de tráfego intenso ou janelas de entrega estabelecidas pelos clientes.
Por isso, ter uma plataforma capaz de utilizar algoritmos avançados para analisar uma série de variáveis e encontrar a solução para a distribuição eficiente das entregas, além de permitir a visualização das rotas no mapa – facilitando a comunicação entre os motoristas e a equipe de gestão -, é fundamental para a produtividade dos processos logísticos.
“A plataforma deve englobar as funcionalidades de roteirização, rastreamento de veículos, gerenciamento de frota e controle de entregas, permitindo a criação de rotas otimizadas com base em diferentes critérios, como menor distância percorrida, menor tempo de viagem ou menor custo operacional”, destaca.
Segundo o head comercial da Vuupt, outro ponto relevante é a combinação de dados geográficos e informações sobre a rede viária para calcular rotas precisas e eficientes. Nesse processo, é preciso levar em conta variáveis em tempo real, como trânsito e condições climáticas, para ajustar as rotas de forma dinâmica.
“A utilização de algoritmos de otimização para encontrar a melhor sequência de paradas em um conjunto de entregas – tendo a capacidade de lidar com um grande número de paradas e restrições -, resultando em rotas mais eficientes e reduzindo o tempo total de entrega, é um diferencial competitivo utilizado por grandes empresas que têm se popularizado, ainda mais, com a pauta da IA (Inteligência Artificial) no cenário brasileiro”, articula.
Segundo uma pesquisa da Transparency Market Research, as previsões para este ano de 2023 são de que o mercado global do setor de logística valerá R$ 15,5 trilhões, com a movimentação de mais de 92 bilhões de toneladas de mercadorias.
Para mais informações, basta acessar: https://www.vuupt.com/
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Facebook Comments