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Maio Amarelo promove ações para conscientização no trânsito

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Criado em 2014, o Maio Amarelo é um movimento internacional que visa à conscientização a respeito do elevado número de acidentes de trânsito que ocorrem em todo o mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 1,35 milhão de pessoas morram por ano devido a acidentes de trânsito em 178 países. 

A campanha brasileira, idealizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, está em sua 10ª edição e promove uma ação coordenada entre diversos segmentos públicos e privados, buscando mobilizar toda a sociedade ao colocar em pauta a necessidade de tornar o trânsito mais seguro para todos.

O mês de maio foi escolhido em razão de uma resolução da ONU (Organização das Nações Unidas), de 11 de maio de 2011, que decretou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito, um compromisso assumido por governos de todo o mundo para tomar novas medidas para prevenir os acidentes no trânsito. Esse marco transformou este mês em uma referência mundial para mobilizações de segurança viária.

O Maio Amarelo promove ações e eventos educativos para sensibilizar a população sobre a importância do respeito às leis e à sinalização de trânsito, e para incentivar a adoção de comportamentos e de atitudes que contribuam para uma maior segurança no trânsito e, consequentemente, para a redução de acidentes e mortes. O tema deste ano é “No trânsito, escolha a vida”.

Para Lucas Nogueira, Key Account Manager da Advantech Brasil, empresa lider em soluções inteligentes de IoT (internet das coisas) e plataformas embarcadas, é preciso que campanhas de conscientização como o Maio Amarelo aproveitem as mídias digitais e as redes sociais para disseminar informações relevantes de segurança viária. “Vídeos educativos, posts informativos e campanhas interativas podem ajudar a alcançar um público mais amplo e engajá-lo de maneira mais efetiva”, ressalta.

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Nogueira também destaca que o desenvolvimento de aplicativos móveis dedicados à segurança viária pode ser uma forma eficaz de fornecer orientações, dicas e lembretes aos motoristas. “Esses tipos de aplicativo poderiam incluir recursos diversificados, como informações sobre condições de trânsito, leis de trânsito, verificações de veículos etc.”

Ainda segundo o especialista, as campanhas poderiam utilizar a tecnologia de realidade virtual e aumentada para oferecer aos motoristas experiências imersivas com simulações de situações de trânsito desafiadoras, o que contribuiria para a educação dos usuários e para a sua conscientização sobre os riscos atrelados ao trânsito, muitos deles originados do comportamento do condutor do veículo. 

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Ainda segundo Nogueira, nos dias atuais temos disponíveis tecnologias inteligentes que podem ajudar motoristas a tomar decisões para reduzir acidentes nas vias, entre elas, radares de velocidade, sistemas de frenagem automática, câmeras inteligentes de fadiga do motorista, câmeras inteligentes para análise da faixa e distância do veículo da frente, alertas de colisão, sensores e câmera de ponto cego, câmeras de ré, GPS que compartilha informações em tempo real sobre acidentes, condições de tráfego, sinalização e a digitalização de todo esse sistema.

“Contudo, o uso desses recursos tecnológicos deve ser sempre combinado com esforços contínuos de educação, fiscalização, melhoria da infraestrutura e mudanças culturais para transformar o trânsito em um ambiente mais seguro, obtendo, assim, resultados significativos na redução de acidentes”, finaliza Lucas Nogueira.

Para saber mais, basta acessar: https://www.advantech.com.br/ ou visitar a página no LinkedIn: (5) Advantech Brasil: sobre nós | LinkedIn

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Última atualização da matéria foi há 2 anos


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