Salton reforça seu compromisso com a sustentabilidade
A Vinícola Salton está diretamente relacionada ao desenvolvimento da comunidade, da viticultura brasileira e da imagem do vinho e espumante nacional no exterior. Por isso, a Salton lançou a Jornada Consciente, que apresenta a expansão da consciência e a integração da sustentabilidade em políticas, processos e prática, unindo iniciativas que englobam aspectos ambientais, sociais e de governança.
Para a empresa, a preservação da biodiversidade de diferentes biomas aos quais suas unidades produtivas estão inseridas é um compromisso para a evolução positiva no combate às mudanças climáticas. O objetivo da vinícola é reduzir o consumo total de água em 10% na unidade de Bento Gonçalves, em comparação ao ano de 2022.
“A mais recente iniciativa foi a otimização do sistema de jateamento de água no equipamento da enxaguadora de garrafas no Complexo Presidente/Jarinu e ampliamos os pontos de leitura de consumo de água, para monitorar com maior precisão cada área na unidade de Bento Gonçalves”, explicou o CEO. Além disso, a empresa buscará estabelecer uma meta de redução de emissões de gases de efeito estufa nos escopos 1, 2 e 3 aprovada pela ciência e uso de energia renovável em 100% das unidades industriais até 2025. “Estamos comprometidos em avançar nas práticas de conservação da biodiversidade, manejo sustentável e no desenvolvimento da viticultura, engajando nossos fornecedores na adoção de práticas de produção responsáveis e na preservação do meio ambiente”, ressalta Maurício Salton, CEO da Salton.
O intuito da Jornada é não só reunir todas as ações desenvolvidas pela empresa, mas também servir de guia para a implementação e aprimoração de uma agenda de sustentabilidade robusta e definitiva. A Jornada Consciente da Salton está disponível por meio de uma cartilha e é também reforçada em eventos, ações de comunicação interna e com stakeholders, envolvendo todos os atores e etapas do processo produtivo.
Entre as ações da Jornada Consciente da Salton estão:
Equilíbrio entre o bioma, uso da terra e o manejo: com orientações técnicas aos produtores e produtoras rurais sobre como equilibrar produtividade e redução dos impactos ao meio ambiente e obter maior eficiência no uso de recursos naturais para otimizar os processos produtivos, além da implementação do uso de tecnologias que reduzam o impacto ambiental dos produtos.
Equilíbrio entre técnicas de adubação e o uso da terra: a marca apoiou um estudo inédito da UFSM para orientar produtores de uva da Campanha Gaúcha a fim de melhorar o plantio, que contém informações sobre precisão nas doses de nutrientes, o aumento da produtividade, maior qualidade dos frutos, conhecimento compartilhado e o manejo sustentável de macro e micronutrientes.
Otimização no uso de recursos naturais – Gestão Hídrica: a irrigação por gotejamento é uma técnica utilizada pela empresa, na unidade de Santana do Livramento, que busca fornecer a quantidade necessária de água para as plantas. A água depositada em gotículas gera maior precisão e aproveitamento do recurso hídrico. E a água utilizada nesse sistema provém de barragens localizadas em pontos estratégicos da unidade, que são alimentadas com a captação de água da chuva. Nessa unidade também há um sistema de fertirrigação para todo o efluente da propriedade. Com isso, após o tratamento, a água é aproveitada para a irrigação nas áreas nativas e armazenadas em barragens próprias.
Otimização no uso de recursos naturais – Gestão Energética: cerca de 93% do total da energia consumida corporativamente é proveniente de fontes renováveis. Os esforços de eficiência energética e busca por fontes renováveis, em unidades fabris e novos negócios, contribuem com a meta estabelecida pela marca referente às mudanças climáticas. Um bom exemplo é que desde 2013, a Vinícola conta com energia 100% proveniente de fontes renováveis, adquiridas no mercado livre de energia.
Agenda climática e o inventário de gases de efeito estufa (GEE): a vinícola assumiu voluntariamente o compromisso com ações relacionadas às mudanças climáticas, um dos primeiros passos foi quantificar as próprias emissões. Desde julho de 2022, todos os automóveis da frota da Salton, nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, passaram a ser abastecidos exclusivamente com etanol. No ano de 2023, a iniciativa está sendo ampliada para outros estados. A decisão contou com análise detalhada e realização de testes que garantiram equilíbrio entre eficiência dos veículos com a menor emissão de carbono.
Além disso, a vinícola passou a investir em tecnologia com eletrificação da frota de empilhadeiras de forma gradual. A iniciativa foi realizada na unidade de Bento Gonçalves, com objetivo de tornar a operação mais sustentável, além de aumentar a qualidade do trabalho do colaborador.
Uma das ações de mitigação de emissões de GEE é o uso das garrafas aliviadas, que têm um percentual menor de vidro na composição. Essas garrafas geram, em média, 15% menos emissões de CO2 na sua produção e são, em média, 30% mais leves, e sua utilização não interfere na fragilidade do recipiente e nem na alteração do sabor do produto. Em 2022, a empresa trabalhou com 22% de garrafas aliviadas em seu portfólio e para 2023, a expectativa é ter 50% nos próximos três anos.
Outra iniciativa em curso é o estudo de viabilidade técnica e inovação para o uso de resíduos vegetais como alternativa à lenha, a utilização de uma frota mais sustentável – com substituição gradual de combustível fóssil por etanol – e a renovação da frota de empilhadeiras para reduzir os impactos.
Atualmente, a vinícola conta com mais de 490 colaboradores diretos, naturais do Rio Grande do Sul e de outros 18 estados. São mais de 400 famílias produtoras de uva em solo gaúcho e toda essa cadeia é orientada pelo conceito da sustentabilidade, através dos três pilares que compõem a Jornada Consciente: Produção Sustentável, Relacionamentos Prósperos e Governança.
Última atualização da matéria foi há 1 ano
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
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