Mais de 3 milhões empresas foram abertas no Brasil em 2022
O Brasil registrou abertura de 3.838.063 novas empresas e o fechamento de 1.695.763 em 2022, segundo o Boletim do Mapa de Empresas. Estes dados representam, na abertura de empresas, uma retração de 4,8% sobre 2021, mas um aumento de 14,1% em comparação com 2020. O ano terminou, portanto, com saldo positivo de 2.142.300 novas empresas abertas durante o período, com 20.191.290 empresas ativas ao final do ano passado.
As atividades econômicas mais exploradas pelas empresas abertas em 2022 foram comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios (195.169 novas empresas) e promoção de vendas (184.527 empresas abertas). O Mapa de Empresas é elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Abrir uma empresa no Brasil é um processo que exige tempo e atenção do empreendedor. Mas há modernizações em andamento. “No Brasil, a abertura e a gestão de uma empresa ainda enfrentam alguns desafios, mas houve avanços significativos nos últimos anos”, afirma Allan Jorge Mendonça, cofundador da CRBdoc, plataforma de solicitação, gestão e análise de documentos e pesquisas, frisando que, com a implementação do Sistema Nacional de Registro de Empresas Mercantis (SINREM), “o processo de abertura de uma empresa tornou-se mais rápido e integrado”.
A gestão de uma empresa no Brasil é multifacetada, envolvendo o cumprimento de diversas obrigações fiscais, trabalhistas e contábeis que requerem atenção e conhecimento por parte dos empresários. Não é incomum, portanto, os empreendedores encontrarem burocracias pelo caminho.
“Entre as principais burocracias, podemos citar: a complexidade do sistema tributário, com uma grande quantidade de impostos e contribuições que variam dependendo do setor de atividade e do porte da empresa”, detalha Mendonça.
Além disso, a necessidade de cumprimento de diversas obrigações acessórias, como a emissão de notas fiscais e a entrega de declarações fiscais, e o cumprimento de normas trabalhistas e previdenciárias, que são bastante detalhadas e podem gerar custos significativos, tendem a virar barreiras no processo de abertura.
Ajuda especializada
Para enfrentar possíveis complicações, contar com consultorias ou ajuda de profissionais especializados pode ser uma saída para quem deseja empreender. “É fundamental a simplificação e a digitalização dos processos. Isso envolve a adoção de tecnologias que facilitem a gestão da empresa e a contratação de profissionais especializados, que possam orientar os empresários em relação às suas obrigações”, acredita Mendonça.
Além disso, o governo também tem um papel importante na redução da burocracia, por meio da revisão e simplificação das normas existentes, pontua o executivo. “O Brasil apresenta um grande potencial para o empreendedorismo. Mesmo com as dificuldades, abrir e gerenciar uma empresa no Brasil pode ser uma decisão acertada para quem tem uma boa ideia de negócio e está disposto a enfrentar os desafios existentes”, conclui.
Para saber mais, basta acessar: www.cbrdoc.com.br
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Facebook Comments