Empresa atua desde a criação de produtos ao marketing
O e-commerce brasileiro alcançou o faturamento recorde de R$ 262,7 bilhões no último ano, uma expansão de 1,6% em relação a 2021, segundo dados da NielsenIQEbit. De acordo com a análise, o número de e-consumidores – como são chamados os indivíduos que consomem no ambiente on-line – avançou 24% no país em 2022, quando comparado aos resultados alcançados no ano precedente.
A nível mundial, o comércio eletrônico espera crescer 55,3% até 2025, de acordo com uma estimativa presente no relatório Global Payments Report, divulgado pela Worldpay from FIS, No Brasil, as expectativas também são positivas: as vendas no universo virtual podem aumentar 95% nos próximos dois anos.
Alberto Silva, CEO da Rede de produtos e comunicação RPN, destaca que o crescimento contínuo do e-commerce, impulsionado pela digitalização e pelo aumento do uso de dispositivos móveis, desperta o interesse de cada vez mais novos empreendedores. “Estes [empresários], por sua vez, veem o desenvolvimento de produtos próprios como uma oportunidade para explorar mercados como o de saúde e bem-estar”, acrescenta.
Silva conta que, atenta a este fator, a RPN (Rede de Produtos e Comunicação) trabalha de maneira integrada para proporcionar uma experiência completa para os empreendedores que desejam desenvolver seus produtos. O trabalho começa com o conceito e se estende até as ações de marketing para a promoção do mesmo no mercado.
“Inicialmente, quando um cliente demonstra interesse, a RPN inicia uma conversa detalhada para entender as expectativas e desejos em relação ao produto a ser desenvolvido: o tipo, a forma e a utilidade, entre outros aspectos”, afirma. “A partir dessas informações, é realizada uma pesquisa de mercado para determinar a viabilidade comercial. O cliente é informado se o mesmo tem, ou não, potencial de vendas baseado nessa pesquisa”, explica.
Após a aprovação do conceito, prossegue o empresário, a RPN recorre a sua rede de químicos e farmacêuticos espalhados por todo o Brasil para estudar a formulação e realizar testes de bancada. Paralelamente, é desenvolvido um rótulo para o produto que chama a atenção e destaca as suas características.
“Uma vez que o produto foi criado, a RPN cuida do registro no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e comunica à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), assegurando que o mesmo está de acordo com as regulamentações aplicáveis e pronto para a venda”, completa Silva.
Depois disso, segundo ele, o produto é levado para o estoque, onde a RPN assume a logística. “Graças à integração, o produto é adquirido e enviado aos clientes em até 24 horas, seja por correio ou transportadora, garantindo uma entrega rápida e eficiente”.
O CEO da Rede de produtos e comunicação RPN destaca que o trabalho da RPN não termina com a entrega do produto. A empresa entende que, para que um produto de qualidade chegue ao seu público-alvo, é necessária uma estratégia de marketing robusta.
Por isso, avança, a empresa desenvolve ações de marketing personalizadas para cada produto, considerando as suas especificidades e o perfil do público-alvo. Essas ações podem incluir SEO, marketing de conteúdo, publicidade em redes sociais e e-mail marketing, entre outras estratégias.
“O objetivo é oferecer uma solução completa, desde a concepção do produto até a sua entrega e promoção no mercado, apoiando o empreendedor em cada etapa do processo”, diz ele.
De acordo com Silva, a abordagem integrada é um diferencial significativo em um mercado competitivo por vários motivos:
- Eficiência: ao lidar com todos os aspectos, elimina-se a necessidade de interação com várias partes, o que simplifica o processo para o cliente e aumenta a eficiência;
- Responsabilidade: com a centralização da responsabilidade, não há incerteza sobre quem é responsável em qualquer etapa e fica mais simples cumprir prazos;
- Conhecimento: ao ser envolvida nos estágios da criação e venda, a responsável adquire pleno conhecimento do produto, o que gera ações de marketing eficazes;
- Prioridade ao cliente: o cliente final deve ser, sempre, a prioridade máxima – o que deve ser considerado desde o design do produto até as estratégias de marketing;
- Compromisso com prazos: a pontualidade é fundamental para a satisfação do cliente. Por isso, é preciso entregar os produtos dentro do prazo prometido.
Para mais informações, basta acessar: https://rededeprodutos.com/ @albertosilvabr
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Facebook Comments