Especialista explica importância de adotar frete com compensação de carbono
O especialista em logística e CEO da UX Group, Eneas Zamboni, apresenta quatro dicas sobre a importância de adotar o frete com compensação de carbono. Segundo ele, o setor de tecnologia para logística vem se movimentando para criar soluções tecnológicas que possam contribuir para uma transformação, consciente de que os índices de poluição não podem continuar como estão.
Dados do International Transport Forum, think tank de transporte global ligado à OCDE, apontam que o setor de transporte (incluindo rodoviário, ferroviário, marítimo e aéreo) seja responsável por mais de 20% das emissões anuais de CO2 em todo mundo.
“A tecnologia vem sendo a chave para criar ferramentas que atendam às expectativas do novo consumidor, que está muito mais familiarizado com o tema Sustentabilidade”, afirma Eneas Zamboni, CEO da UX Group, hub de soluções de tecnologia, operação e serviços logísticos. Segundo ele, a compensação de fretes é uma das mais importantes inovações nos últimos anos no setor logístico.
Abaixo, o executivo listou quatro razões pelas quais vale a pena investir em fretes com carbono compensado:
1 – Atender as expectativas do consumidor mais antenado
Nos últimos anos, há um aumento significativo na conscientização sobre as mudanças climáticas e a necessidade de reduzir as emissões de carbono. Como resultado, muitos consumidores estão demonstrando uma crescente preferência por produtos e marcas que adotam práticas sustentáveis e oferecem compensação de carbono. “As empresas que se atentam a isso e oferecem possibilidades alinhadas a essa mentalidade acabam se destacando”, afirma Zamboni.
2 – Melhorar a reputação da empresa
A adoção da compensação de carbono demonstra que a empresa está assumindo a responsabilidade por suas emissões e que está comprometida em tomar medidas para reduzi-las. Isso é um sinal de compromisso com a sustentabilidade ambiental e com a mitigação das mudanças climáticas, o que, sem dúvidas, eleva a reputação da empresa.
3 – Atendimento às pressões regulatórias
À medida que as preocupações com as mudanças climáticas aumentam, há uma pressão crescente sobre as empresas para que adotem práticas sustentáveis. “Muitos governos já estão implementando políticas relacionadas às emissões de carbono, por isso, ao adotar a compensação de carbono, a empresa se antecipa a um cenário inevitável em médio prazo”, diz o CEO da UX Group.
4 – Contribuição efetiva para o meio ambiente
As entregas são compensadas por quilômetro: a cada 1 milhão de quilômetros percorridos, há uma economia de cerca de 400 kg de CO2. Segundo o executivo da UX, pode parecer pouco, mas se cada empresa fizesse sua parte, esse número seria suficiente para uma transformação significativa no planeta.
“Obviamente, a compensação de carbono deve ser combinada com outras ações para surtir mais efeitos sobre as emissões, como iniciativas voltadas para a eficiência energética, a utilização de energias renováveis e a minimização do desperdício. Mas é preciso dar o primeiro passo”, conclui o executivo.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Zenstox: é fiável ou uma fraude na Internet?
janeiro 20, 2025Brasil busca incentivar aviação regional
janeiro 14, 2025Expatriados europeus lideram chegada ao país
dezembro 29, 2024Apostas ultrapassam investimentos em popularidade nas classes B e C
dezembro 23, 2024Previsões da IBM para a IA generativa 2025
dezembro 15, 2024Black Friday: publicidade como vantagem
novembro 24, 2024Prosegur alcançou os 165 mil colaboradores
novembro 4, 2024U-All Solutions integra IA ao seu WhatsApp
outubro 24, 2024Dubai combina luxo, segurança e investimento
outubro 18, 2024Yandex Ads traz alta conversão garantida
outubro 13, 2024Família Koga lidera crescimento da Sumirê
outubro 3, 2024Shopping Eldorado celebra os seus 43 anos
setembro 11, 2024Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Facebook Comments