A Reis Office se consolida no mercado outsourcing
Nascido em Senhora de Oliveira, município mineiro com 5 mil habitantes, o filho de pequenos agricultores José Martinho Reis parecia ter seu destino traçado: trabalhar na terra, assim como seus pais e irmãos. No entanto, trocou a enxada pelas máquinas de escrever, Minas Gerais por São Paulo e, após ter trabalhado como office boy e chefe de departamento, é dono de uma empresa que fatura mais de R$200 milhões anuais fornecendo equipamentos e serviços de impressão em todo o país. A Reis Office, criada por ele em 1984, é hoje uma das principais companhias no ramo de fornecimento de materiais de impressão. A empresa vende impressoras para todo o Brasil. Mas o carro-chefe é o outsourcing, aluguel e gerenciamento de máquinas para companhias – desde escritórios de advocacia até grandes redes laboratoriais. “Há mais de dez anos, somos a principal distribuidora da Brother, da Canon e da Kyocera no Brasil”, diz Reis, citando algumas das maiores fabricantes de impressoras do mundo. A trajetória do empresário, porém, começou com um equipamento que acabou engolido pela tecnologia: a máquina de escrever. “Com 37 anos de empresa, passar por tantas crises, inflação alta de mais de 50%, planos econômicos e vários outros fatores, como, por exemplo, roubos de produtos, nada disso foi suficiente para nos tirar o ânimo e a garra de continuar lutando, crescendo e gerando empregos”, afirma.
José, o senhor saiu de uma vida material simples para um negócio que fatura mais de 200 milhões de reais anualmente. O que não mudou em sua essência e que acredita ser a grande mola mestra para o seu estágio de vida atual?
Em 2021 nosso faturamento ultrapassa 200 milhões, nós temos alguns pilares que são marcantes, como, por exemplo, eficiência, no atendimento aos clientes, transparência, sinceridade e organização.
A Reis Office foi criada em 1984. Como foi empreender naquele momento?
Em 1984 eu tinha 29 anos, dois filhos, empreender naquele momento, foi pegar uma oportunidade utilizando a experiência que eu já tinha, por ter trabalhado 10 anos na Olivetti, e era o momento, pois, estava novo, muita energia, e tinha a confiança necessária para me arriscar.
Ser resiliente também se tornou o seu mote. Esse modo de superar obstáculos está no seu DNA e consequentemente no da sua organização?
Com 37 anos de empresa, passar por tantas crises, inflação alta de mais de 50%, planos econômicos e vários outros fatores, como, por exemplo, roubos de produtos, nada disso foi suficiente para nos tirar o ânimo e a garra de continuar lutando, crescendo e gerando empregos.
Quais os principais pilares da empresa e que estão desde a sua fundação?
Os pilares da empresa, estão na escolha dos fornecedores, de um ótimo treinamento dos funcionários, bom atendimento aos clientes, transparência nas operações, e uma incansável busca por melhorias.
Como Reis Office está alocada no ramo de fornecimento de materiais de impressão?
Hoje a Reis Office é uma das empresas no ramo de locação de impressoras mais respeitados no mercado, pela sua eficiência junto aos seus clientes.
Quando você sentiu que o outsourcing seria um caminho natural a seguir?
Percebemos que os clientes queriam algo mais que bons equipamentos. Eles queriam um serviço completo, onde eles não precisassem mais de ter departamento para comprar suprimentos, armazenar, distribuir, e ainda ter vários contratos de assistência técnica, ou seja, o cliente queria uma solução completa, portanto, há mais de 20 anos, essa era a expectativa de nossas clientes.
Quais principais acertos da Reis Office quando ela decidiu seguir o caminho do outsourcing?
Os acertos vêm com a correção de erros, ou seja, atendimento de melhorias solicitadas pelos clientes, e quando entramos no ramo, foi para ser um dos melhores e mais eficientes.
Existiram erros no meio dessa jornada?
Não digo que houve erros, mas sim ações mal planejadas que foram corrigidas em busca da melhoria constante.
Como a consciência ambiental tem moldado a cultura da empresa?
Esta é uma preocupação que temos de muitos anos, pois, se não cuidarmos do meio ambiente o futuro das próximas gerações está comprometido. Nossas atitudes referentes ao meio ambiente estão presentes em todo o sistema operacional da empresa, até tratamento de esgoto, fazemos, assim com eliminação de copos plásticos, fomos a primeira empresa no Alto Tietê a instalar geração de energia através de placas fotovoltaica e várias outras ações.
Qual o papel da gestão em seu negócio?
Gerir um negócio é se organizar, planejar, reinvestir e buscar sempre a eficiência.
O que vislumbra para a Reis Office para os próximos anos?
Nosso objetivo é continuar crescendo e estar atento as mudanças do mercado. Temos que estar atentos também as necessidades dos nossos clientes, pois, gerar novos postos de trabalho é para nós um orgulho. A missão que me foi dada preciso cumpri-lá.
Última atualização da matéria foi há 3 anos
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Facebook Comments