Construção civil projeta crescimento em 2023
A construção civil deve chegar ao seu terceiro ano consecutivo de crescimento. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), as projeções apontam um aumento de 2,5% no setor em 2023, considerando o ritmo de expansão acima da economia nacional. De acordo com a especialista Tatiana Fasolari, vice-presidente da Fast Engenharia, maior empresa da América Latina especializada em overlays, o número de construções e projetos ampliados no último ano foi imenso. “O setor cresce em demanda e em responsabilidade, conforme as necessidades da sociedade e do mercado. É um ambiente de investimento econômico altíssimo, com grande representatividade na economia nacional”, afirma Fasolari. O número de trabalhadores e vagas em aberto foi um dos fatores que contribuíram para o aumento dos últimos anos. Em 2022, o número total de trabalhadores na área chegou a 2,5 milhões e o número de vagas totalizaram 288 mil. “A construção civil mostrou resiliência durante o período de isolamento imposto pela pandemia de Covid-19 e tem apresentado uma recuperação vigorosa no setor de empregos”, avalia a especialista. Para 2023, existe uma expectativa de investimento público em programas habitacionais, beneficiando ainda mais o setor e fortalecendo a cadeia produtiva. Além disso, tendências como construções provisórias, construtechs e Cidades Inteligentes devem seguir em alta.
Qual é a previsão de crescimento para o setor da construção civil em 2023?
A construção civil deve chegar ao seu terceiro ano consecutivo de crescimento. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor deve aumentar 2,5% em 2023.
Quais são as projeções da Câmara Brasileira da Indústria da Construção para o setor em relação à economia nacional?
O setor, segundo a CBIC, tem apresentado crescimento nos últimos dois anos, sendo superior à economia nacional e deve continuar em 2023.
Que fatores contribuíram para o aumento do número de construções e projetos ampliados no setor da construção civil no último ano?
O número de trabalhadores e vagas em aberto foi um dos fatores que contribuíram para o aumento dos últimos anos. Em 2022, o número total de trabalhadores na área chegou a 2,5 milhões e o número de vagas totalizaram 288 mil.
Quantos trabalhadores estiveram na área em 2022?
Segundo o IBGE, o Brasil tinha 7,4 milhões de pessoas trabalhando no setor de construção no trimestre de 2022.
Qual é o número total de vagas no setor da construção civil?
São mais de 2 mil vagas em aberto.
Quais são as tendências que devem seguir em alta no setor da construção civil?
A expectativa é de novas tendências que proporcionem mais movimentações no setor, como as construtechs, Cidades Inteligentes e as Construções Provisórias.
O que são Construções Provisórias?
As instalações provisórias são construções temporárias para eventos. Elas garantem a reutilização de todo material empregado, sem a produção de resíduos e com uma redução significativa de custos. A tecnologia provisória já esteve presente em inúmeros torneios esportivos como a Copa do Mundo e agora começa a ganhar espaço em outros segmentos do setor.
Como as construtechs e as Cidades Inteligentes estarão interligadas ao setor da construção civil em 2023?
As Cidades Inteligentes (smart cities) descreve cidades criativas e sustentáveis, onde são utilizadas tecnologias para construir um processo de planejamento que envolve a população. Já as construtechs são startups que atendem especificamente a área da construção civil, melhorando a relação das pessoas com as suas casas e áreas condominiais.
Quais são as principais inovações tecnológicas esperadas para o setor da construção civil em 2023?
Algumas das principais inovações tecnológicas esperadas para o setor da construção civil em 2023 incluem a utilização de drones e robôs para a realização de tarefas específicas, como levantamento topográfico e transporte de materiais, a utilização de realidade aumentada e virtual para projetos e visualizações de construções, e a utilização de impressoras 3D para a produção de componentes e até mesmo de casas inteiras.
Como a pandemia afetou o setor da construção civil no Brasil?
A pandemia afetou o setor da construção civil no Brasil de diversas maneiras, incluindo a paralisação de obras e a redução no número de lançamentos imobiliários. No entanto, o setor conseguiu se recuperar rapidamente e teve um desempenho positivo em 2022 e deve continuar a crescer em 2023, impulsionado pela retomada da economia.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Facebook Comments