Construção civil projeta crescimento em 2023
A construção civil deve chegar ao seu terceiro ano consecutivo de crescimento. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), as projeções apontam um aumento de 2,5% no setor em 2023, considerando o ritmo de expansão acima da economia nacional. De acordo com a especialista Tatiana Fasolari, vice-presidente da Fast Engenharia, maior empresa da América Latina especializada em overlays, o número de construções e projetos ampliados no último ano foi imenso. “O setor cresce em demanda e em responsabilidade, conforme as necessidades da sociedade e do mercado. É um ambiente de investimento econômico altíssimo, com grande representatividade na economia nacional”, afirma Fasolari. O número de trabalhadores e vagas em aberto foi um dos fatores que contribuíram para o aumento dos últimos anos. Em 2022, o número total de trabalhadores na área chegou a 2,5 milhões e o número de vagas totalizaram 288 mil. “A construção civil mostrou resiliência durante o período de isolamento imposto pela pandemia de Covid-19 e tem apresentado uma recuperação vigorosa no setor de empregos”, avalia a especialista. Para 2023, existe uma expectativa de investimento público em programas habitacionais, beneficiando ainda mais o setor e fortalecendo a cadeia produtiva. Além disso, tendências como construções provisórias, construtechs e Cidades Inteligentes devem seguir em alta.
Qual é a previsão de crescimento para o setor da construção civil em 2023?
A construção civil deve chegar ao seu terceiro ano consecutivo de crescimento. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor deve aumentar 2,5% em 2023.
Quais são as projeções da Câmara Brasileira da Indústria da Construção para o setor em relação à economia nacional?
O setor, segundo a CBIC, tem apresentado crescimento nos últimos dois anos, sendo superior à economia nacional e deve continuar em 2023.
Que fatores contribuíram para o aumento do número de construções e projetos ampliados no setor da construção civil no último ano?
O número de trabalhadores e vagas em aberto foi um dos fatores que contribuíram para o aumento dos últimos anos. Em 2022, o número total de trabalhadores na área chegou a 2,5 milhões e o número de vagas totalizaram 288 mil.
Quantos trabalhadores estiveram na área em 2022?
Segundo o IBGE, o Brasil tinha 7,4 milhões de pessoas trabalhando no setor de construção no trimestre de 2022.
Qual é o número total de vagas no setor da construção civil?
São mais de 2 mil vagas em aberto.
Quais são as tendências que devem seguir em alta no setor da construção civil?
A expectativa é de novas tendências que proporcionem mais movimentações no setor, como as construtechs, Cidades Inteligentes e as Construções Provisórias.
O que são Construções Provisórias?
As instalações provisórias são construções temporárias para eventos. Elas garantem a reutilização de todo material empregado, sem a produção de resíduos e com uma redução significativa de custos. A tecnologia provisória já esteve presente em inúmeros torneios esportivos como a Copa do Mundo e agora começa a ganhar espaço em outros segmentos do setor.
Como as construtechs e as Cidades Inteligentes estarão interligadas ao setor da construção civil em 2023?
As Cidades Inteligentes (smart cities) descreve cidades criativas e sustentáveis, onde são utilizadas tecnologias para construir um processo de planejamento que envolve a população. Já as construtechs são startups que atendem especificamente a área da construção civil, melhorando a relação das pessoas com as suas casas e áreas condominiais.
Quais são as principais inovações tecnológicas esperadas para o setor da construção civil em 2023?
Algumas das principais inovações tecnológicas esperadas para o setor da construção civil em 2023 incluem a utilização de drones e robôs para a realização de tarefas específicas, como levantamento topográfico e transporte de materiais, a utilização de realidade aumentada e virtual para projetos e visualizações de construções, e a utilização de impressoras 3D para a produção de componentes e até mesmo de casas inteiras.
Como a pandemia afetou o setor da construção civil no Brasil?
A pandemia afetou o setor da construção civil no Brasil de diversas maneiras, incluindo a paralisação de obras e a redução no número de lançamentos imobiliários. No entanto, o setor conseguiu se recuperar rapidamente e teve um desempenho positivo em 2022 e deve continuar a crescer em 2023, impulsionado pela retomada da economia.
Última atualização da matéria foi há 3 anos
Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.




Facebook Comments