Faturamento das PMEs do agronegócio subiu 73%
As pequenas e médias empresas dos segmentos de agronegócio e de comércio foram as que mais cresceram no primeiro semestre de 2021, aponta o Índice de Atividade Econômica de PMEs (IAE) da Omie, plataforma líder em gestão (ERP) na nuvem do Brasil, que leva em consideração o faturamento médio mensal de mais de 65 mil PMEs brasileiras. Segundo o IAE, o faturamento médio das PMEs do agronegócio avançou em 73% no 2º trimestre, comparado aos três primeiros meses do ano, enquanto as do comércio tiveram um crescimento de 53%. Outro setor que apresentou recuperação foi o de serviços, com alta de 59% em relação ao 1º trimestre. Em estabilidade, aparecem dois setores: Indústria e Varejo. Já as PMEs da área de Infraestrutura foram as que mais sofreram no primeiro semestre de 2021, com queda de 28% no 2º trimestre em relação aos primeiros três meses do ano.
“De modo geral, o faturamento médio das PMEs no 2º trimestre de 2021 apresentou uma alta de 9% sobre o faturamento médio do 1º trimestre. Há uma tendência de recuperação, que será consolidada após a análise da movimentação do próximo trimestre. Seguiremos neste monitoramento”, diz Fabio Flaksberg, COO da Omie.
Dentro da categoria comércio, o destaque positivo ficou com a divisão de Comércio e Reparação de automóveis e motocicletas, que no 2º trimestre avançou 272% sobre o faturamento médio mensal do 1º trimestre. As PMEs da categoria Indústria, de forma geral, se mantiveram praticamente estáveis (-5%). Dentro deste segmento, os destaques positivos foram as empresas ligadas à fabricação de produtos químicos, que cresceram 34% em faturamento médio no 2º trimestre em relação ao trimestre anterior, seguidas por eletrônicos e informática (+30%) e produtos de madeira (+26%). O setor de metalurgia, apesar da queda relativa ao primeiro tri (-25%), segue como destaque no ano se comparado às outras indústrias de transformação. Outros destaques negativos desse segmento foram máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-13%) e bebidas (-11%).
No segmento de serviços, o cenário é otimista. Mesmo com uma desaceleração em junho, o mês ainda teve faturamento médio maior (45%) do que os meses de janeiro a março. Os destaques ficaram para as PMEs relacionadas a área de atividades esportivas e de recreação e lazer, que tiveram faturamento médio mensal 181% maior no 2º trimestre de 2021 em comparação com o 1º trimestre, seguidas por empresas de atividades de financeiras, de seguros e de serviços relacionados (+63%) e de correio e outras atividades de entrega (+29%). Ainda em serviços, os destaques negativos ficaram para serviços de impressão, com queda de 69% no faturamento médio mensal do 2º trimestre em comparação com o 1º trimestre, além de serviços para edifícios (-38%) e aluguéis não imobiliários (-15%).
Infraestrutura desacelera
As PMEs que mais sofreram foram as de infraestrutura, que seguiram com faturamento muito abaixo (-28%) no 2º trimestre em relação aos primeiros três meses do ano. O segmento de eletricidade e gás teve o desempenho mais fraco até então, puxando para baixo o faturamento médio mensal de todo o setor de Infraestrutura. No 2º trimestre de 2021, o faturamento médio mensal foi 34% abaixo do obtido no 1º trimestre. Já as PMEs de coleta, tratamento e disposição de resíduos mostraram crescimento de 17% nos últimos três meses do semestre em comparação com os primeiros, assim como as de construção de edifícios, que demonstraram uma aceleração de 18% no mesmo período.
Entenda o índice
O Índice de Atividade Econômica de PMEs (IAE) da Omie cria quadrantes de desempenho das PMEs brasileiras separando-as por CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). Para elaborá-lo, a Omie analisa dados anonimizados de faturamento de mais de 65 mil clientes, cobrindo 995 CNAEs (de 1.301 existentes). São excluídos CNAEs sem base estatística válida.
Sobre a Omie:
Fundada em 2013 por Marcelo Lombardo e Rafael Olmos, com o propósito de levar prosperidade para qualquer negócio, oferecendo um sistema de gestão inovador, completo e ilimitado. A scale-up é ancorada em três pilares: Gestão por meio do software. Educação, com a Omie Academy, braço educacional da empresa que leva capacitação profissional continuada aos empreendedores de forma gratuita. E Finanças, com acesso a serviços financeiros com conta digital nativa do sistema e cobranças via boleto e PIX, com custos bem mais baixos, além de linhas de crédito e soluções para apoio à gestão de pequenas e médias empresas, como o Itaú Meu Negócio gestão by Omie, produto em parceria com o banco Itaú e que faz a integração dos sistemas de gestão e financeiro. Além disso, sua atuação regional com a Rede de Franquias a torna a única empresa do segmento a figurar entre as 100 empresas que mais crescem no País, segundo o ranking da Deloitte, estreando no terceiro lugar.
*Com participação da jornalista Nathália Chamon.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Clientes bancários satisfeitos, mas atentos
abril 18, 2025O impacto econômico do entretenimento noturno em grandes cidades
abril 16, 2025O caminho para obter Golden Visa Portugal
março 23, 2025Tendências do mercado financeiro para 2025
janeiro 5, 2025Pix: uma revolução financeira em curso no Brasil
dezembro 18, 2024Cuidado com os sites falsos na Black Friday
novembro 15, 2024O estado do Mato Grosso está à venda?
novembro 7, 2024O Pix terá novíssimas regras a partir de hoje
novembro 1, 2024Abeaço desafia decisão que favorece CSN
outubro 21, 2024Biofertilizantes mudam o agronegócio do país
setembro 29, 2024Construção civil em alta atrai investimentos
setembro 18, 2024Odebrecht cria nova PJ para sobrevivência
setembro 13, 2024
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Facebook Comments