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Simetrik está expandindo os seus domínios

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Simetrik é um software de automação financeira suportado pela tecnologia no-code/low-code, que oferece o equilíbrio perfeito entre flexibilidade e robustez. Com a Simetrik, empresas tradicionais e de tecnologia podem auxiliar suas equipes financeiras automatizando os processos de centralização e conciliação de relatórios transacionais por meio de um sistema robusto, escalável e altamente “customizável”, sem a necessidade de conhecimento técnico. Fundada na Colômbia em 2019 por Alejandro Casas (CEO) e Santiago Gómez (COO), a desenvolvedora está presente em 30 países e concilia mais de 170 milhões de transações por dia para empresas como Mercado Livre, Nubank, Rappi, NaranjaX, PPRO, Ebanx, Bancolombia, entre outros. “A Simetrik funciona como uma banda larga (bandwidth). Isso significa a capacidade de uma conexão de comunicação para transportar dados. Pode ser explicado como funciona a internet, mas, no nosso caso, é medido por bandas de GB enviadas para a ferramenta (tamanho das fontes), não por arquivos processados como você mencionou, mas por arquivos enviados para a ferramenta. Chegar a esse modelo de faturamento foi um processo muito complexo, mais do que parece, já que não era fácil encontrar produtos comparáveis, por ser um tipo de serviço muito inovador. Isso, somado ao fato de termos que encontrar uma variável que agregasse valor ao cliente para estabelecer um preço justo”, afirma Casas.

Alejandro, que dificuldades específicas na organização e acompanhamento do fluxo de pagamentos do Rappi você e Santiago Gómez identificaram que os levaram a criar a Simetrik?

Entendemos que empresas do porte do Rappi têm como objetivo fornecer um serviço melhor e evitar inconsistências em suas operações. Para alcançar isso, eles oferecem múltiplos métodos de pagamento aos clientes, o que implica a necessidade de integração com várias formas de pagamento e processamento de uma grande quantidade de dados provenientes de diversas fontes de informação, com diferentes formatos e conteúdos, onde é comum ocorrerem inconsistências causadas por atrasos, erros ou fraudes. Além disso, durante o processo de arrecadação, é frequente ocorrerem eventos que são administrados por um ou vários intermediários da cadeia, como chargebacks ou reembolsos, nos quais ocorrem erros de comunicação que impedem empresas como o Rappi de terem visibilidade completa do estado de todas as suas transações. Assim, o nosso objetivo ao criar a Simetrik foi justamente oferecer a esse tipo de empresa uma solução escalável, adaptável e eficiente para resolver os desafios de centralização, controle e mitigação de riscos de empresas com grandes volumes de dados, e assim contribuir para melhorar o desempenho financeiro e operacional com transparência.

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Qual foi o critério utilizado pela Simetrik para estabelecer a cobrança do software com base no tamanho dos arquivos processados?

A Simetrik funciona como uma banda larga (bandwidth). Isso significa a capacidade de uma conexão de comunicação para transportar dados. Pode ser explicado como funciona a internet, mas, no nosso caso, é medido por bandas de GB enviadas para a ferramenta (tamanho das fontes), não por arquivos processados como você mencionou, mas por arquivos enviados para a ferramenta. Chegar a esse modelo de faturamento foi um processo muito complexo, mais do que parece, já que não era fácil encontrar produtos comparáveis, por ser um tipo de serviço muito inovador. Isso, somado ao fato de termos que encontrar uma variável que agregasse valor ao cliente para estabelecer um preço justo.

Por que a automação da conciliação de contas é importante para as empresas e como a Solução “no-code” da Simetrik contribui para isso?

A automação da conciliação de contas é importante para as empresas por diversos motivos. Ela ajuda a reduzir erros e inconsistências humanas ao realizar a conciliação manualmente. A automação permite que as empresas processem grandes volumes de transações de forma rápida e precisa, minimizando erros de digitação, omissões e outros equívocos comuns. Além disso, a automação da conciliação de contas aumenta a eficiência e a produtividade dos processos financeiros.

A solução “no-code” da Simetrik contribui para a automação da conciliação de contas de forma eficaz e acessível. A abordagem “no-code” significa que a solução pode ser configurada e personalizada sem a necessidade de programação complexa. Isso permite que os usuários, mesmo sem habilidades de programação e sem restrições geográficas, criem e modifiquem fluxos de trabalho automatizados de forma intuitiva, usando uma interface visual. Além disso, nossa infraestrutura de “Big Data” permite automatizar processos financeiros complexos e grandes volumes de dados, fornecendo informações precisas e em tempo real sobre tendências financeiras. Com nossa solução, as empresas podem tomar decisões baseadas em dados com confiança, sabendo que têm acesso a informações financeiras atualizadas e verificadas.

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Quais foram os principais desafios enfrentados pela Simetrik ao iniciar suas operações como uma startup no mercado financeiro?

Posso resumir em dois principais desafios. O primeiro deles é que o setor financeiro é um setor corporativo que exige muitos requisitos técnicos, tecnológicos, de segurança e desenvolvimentos com uma margem de erro muito baixa. É altamente regulamentado e possui muitas camadas de segurança. Por essa razão, um software para esse setor deve ser suficientemente robusto e seguro, e quando entendemos isso, enfrentamos o desafio de construir, com a Simetrik, um produto que atendesse a todos esses requisitos. Não foi fácil e não se alcança da noite para o dia, mas hoje temos todas as certificações de segurança que nos permitem trabalhar com grandes bancos da região, por exemplo.

O segundo é que, com esse desafio descrito anteriormente, é ainda mais difícil crescer em uma boa velocidade como empresa. Como mencionei, ter um produto suficientemente robusto para oferecer em diferentes países e gerar a confiança necessária requer tempo, trabalho, dedicação e esforço. No nosso caso, foi fundamental priorizar essa necessidade e hoje, com apenas 4 anos de operação, somos capazes de crescer e estabelecer laços de confiança muito fortes com nossos clientes.

Que valor adicional a Simetrik traz para as empresas em termos de gerenciamento de riscos, operações e compliance?

A Simetrik oferece aos clientes uma forma altamente segura e eficiente de gerenciar suas operações financeiras, ao mesmo tempo, em que reduz o risco de erros e fraudes por meio de recursos avançados de automação e configuração de alertas. As certificações SOC da Simetrik garantem que a solução esteja em conformidade com os padrões de segurança e conformidade da indústria em nível global.

Com o software de automação financeira da Simetrik, as empresas podem acessar seus dados financeiros em tempo real e visualizar facilmente tanto resumos de alto nível quanto detalhes granulares. Graças a essa visibilidade, também podem identificar possíveis problemas com antecedência, permitindo que tomem medidas corretivas antes que se tornem problemas maiores. Também observamos com muitos clientes que a Simetrik se torna a fonte de verdade para as empresas. O processo de auditoria é simplificado e otimizado, permitindo que os auditores revisem os dados financeiros de maneira mais fácil e transparente e garanta que sejam precisos e completos.

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Quais são os critérios utilizados pela Simetrik para personalizar o processo de conciliação de contas para não-programadores de maneira rápida e fácil?

Nosso objetivo ao criar a Simetrik era oferecer as equipes de FinOps a oportunidade de construir e adaptar automações de forma rápida e independente das equipes de TI/Tech, permitindo que as empresas reduzissem o tempo de lançamento de novos produtos e serviços.

Isso é possível graças à tecnologia no-code/low-code na qual a ferramenta é suportada, permitindo que qualquer pessoa da equipe financeira e/ou operacional de uma empresa comece a configurar e usar a Simetrik com facilidade. A Simetrik possui uma interface de configuração inspirada em planilhas, com fórmulas, filtros, tabelas dinâmicas, busca V e análise de duplicatas, que permite configurar conciliações com múltiplas chaves de cruzamento e tolerâncias. Além disso, é possível personalizar paineis, alarmes e manter o ERP atualizado.

Por que você decidiu migrar do setor de e-commerce para soluções financeiras de software?

Nosso primeiro empreendimento foi o Ropeo, um e-commerce de roupas e logística, o que exigia uma grande frota, armazéns e uma quantidade significativa de ativos fixos. O que percebi com o Santiago, após nossa experiência na Y Combinator, foi que tudo isso dificultaria levar a empresa a um crescimento exponencial e uma presença global. Por isso, em 2019, impulsionados a criação de uma operação que contribuísse para a indústria financeira, que não dependesse desses ativos fixos e se baseasse em um modelo de negócio SaaS. Assim, decidimos aplicar tudo o que aprendemos e, após várias sessões de ideação e estruturação do modelo, chegamos ao que hoje é a Simetrik.

Vale ressaltar que identificamos uma grande necessidade nas empresas que lidam com grandes volumes de dados de centralizar todas as suas informações e reduzir tempos, erros e muitos problemas que causavam perdas financeiras e riscos significativos para seus negócios. Ao vermos esse problema, decidimos usar a tecnologia para encontrar uma solução adaptável e escalável para muitas empresas em todas as indústrias, sem limites geográficos e sem a necessidade de equipes de TI.

Quais foram os principais aprendizados que você e Santiago Gómez adquiriram durante o período em que trabalharam como consultores no Rappi?

Primeiro, gostaríamos de esclarecer que não fomos consultores do Rappi. O que fizemos foi resolver um problema específico que o Rappi enfrentava, criando um produto. Justamente com a proximidade que estabelecemos com o Rappi e a compreensão aprofundada das dores dos usuários, que tiramos as principais lições e o que nos ajudou a criar, com nossas próprias mãos, um software que realmente atendesse a essa necessidade.

Essa proximidade nos ajudou a perceber que a necessidade era maior que imaginávamos. Vimos que a solução não apenas impactaria a operação, mas também controlaria o risco. Riscos muito altos relacionados a fraudes, atrasos, erros, falta de informações, etc. Esses riscos representam perdas financeiras que podem afetar a continuidade do negócio ou até mesmo problemas graves de reputação que devem ser controlados a todo custo.

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Aprendemos também sobre a pressão regulatória enfrentada por empresas como o Rappi. Por exemplo, essas empresas passam por constantes processos de due diligence e, portanto, precisam de números corretos, precisos e pontuais, o que representa um grande desafio interno. Com esses aprendizados, conseguimos definir aspectos fundamentais que nossa solução deveria garantir, e graças a isso, hoje podemos oferecer uma solução suficientemente robusta, segura e escalável aos nossos clientes.

Por que a Simetrik escolheu o Brasil como seu principal mercado na América Latina?

A Simetrik está focada nas maiores empresas da América Latina, porque são nelas que podemos agregar mais valor. São as empresas de grande porte dos setores de pagamentos, varejo e bancos principalmente, e está claro que uma parcela importante dessas empresas está no Brasil. Portanto, para podermos crescer de acordo com nossas projeções, concentramos rapidamente nossos esforços no mercado brasileiro. Hoje em dia, já contamos com clientes como Nubank, Ebanx, MadeiraMadeira, Neon, RecargaPay, MaisTodos, entre outros.

Quais são os planos futuros da Simetrik após a captação de recursos da série A?

Nossos planos são continuar com o processo de expansão para novos mercados na Europa, Ásia e Estados Unidos, principalmente. Estamos trabalhando no desenvolvimento de uma nova camada de Inteligência Artificial para incorporar à nossa ferramenta, a fim de fornecer às empresas uma análise mais completa dos dados de suas operações financeiras e ajudá-las a otimizar processos, como alocação de orçamentos e identificação de fraudes, para que possam reagir de maneira mais eficaz.

Por que a Simetrik optou por adotar o modelo de Software as a Service (SaaS) em seu negócio?

O modelo SaaS significa desenvolver um software na nuvem que permite fácil acesso de qualquer lugar e geografia, garantindo a segurança das informações. Ele também garante escalabilidade e altos níveis de serviço, aspectos que queríamos assegurar para nossa solução e oferecer aos nossos clientes. Para criar uma solução suficientemente inovadora e escalável, precisávamos nos apoiar em um modelo que facilitasse não apenas o crescimento do produto, mas também do negócio como um todo.

Última atualização da matéria foi há 1 ano


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