Categories: Negócios

Statkraft e NBCC participam de evento

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Na última semana, entre os dias 4 e 6 de abril, as comunidades internacionais da indústria marítima e oceânica, formuladores de políticas, reguladores e autoridades governamentais e líderes da indústria brasileira e norueguesa se reuniram em Lillestrom e Oslo, onde aproximadamente 18.000 visitantes marcaram presença para compartilhar conhecimentos sobre as mais recentes inovações do setor, abordando também temas sobre sustentabilidade, economia azul (uso inteligente e o aproveitamento total de recursos naturais do oceano, sem prejuízo aos ecossistemas), igualdade de gênero, finanças e transportes verdes, para citar alguns.

O CEO da Statkraft Brasil, Fernando de Lapuerta, participou do evento Nor-Shipping na Noruega, representando a empresa, bem como a Norwegian-Brazilian Chamber of Commerce (NBCC), como presidente.

O Brasil Nor-Shipping fez parte do evento, trazendo oportunidades de negócios considerando o cenário brasileiro para transição energética e a transformação verde para o setor marítimo e indústria naval offshore e seu marco legal e regulatório com potencial para fortalecer parcerias entre Brasil e Noruega. Durante o evento foi anunciado em primeira mão, o primeiro leilão de energia eólica offshore do Brasil, que acontecerá no final do ano.

O evento também contou com a participação de importantes autoridades na delegação brasileira, destacando Enio Cordeiro – embaixador de Brasil na Noruega, Marcelo Freire – secretário adjunto de clima e relações internacionais de Brasil, Elbia Gannoun – presidente de AEEOLICA, Rodolfo Henrique de Saboia – diretor geral da ANP, diretores (as) do IBAMA, Petrobras, Aker, Equinor, Hydro, DNV, e DNB e vários representantes da Marinha Brasileira. Da parte norueguesa diversas autoridades participaram do evento com destaque da Janicke Andreassen – State Secretary of Norwegian Ministry of Trade, Industry and Fisheries.

Fernando de Lapuerta foi palestrante em painéis sobre a importância da agenda ESG (Environmental, Social and Governance) para empresas norueguesas atuantes no Brasil, e fez parte em painel com investidores organizado pelo banco norueguês DNB, apresentando o cenário atual de investimentos da Noruega no Brasil, além dos investimentos da Statkraft no Brasil.

O executivo da Statkraft ainda participou de reunião entre os Conselhos de Administração da NBCC e da Brazilian-Norwegian Chamber of Commerce (BNCC), de modo a alinhar os interesses de ambas as câmaras e facilitar os negócios entre os dois países.

“Participar do Nor-Shipping representando a Statkraft e a NBCC foi uma honra e uma grande oportunidade de compartilhar as nossas iniciativas e plano de crescimento em geração e comercialização de energia renovável no Brasil, além de realizar networking para fortalecer as relações de negócios entre Brasil e Noruega e novos aprendizados sobre as tendências do setor para acelerar a transição energética global”, concluiu Fernando de Lapuerta, CEO da Statkraft Brasil.

Sobre a Statkraft:

A Statkraft é uma empresa global, líder em energia hidrelétrica internacionalmente, e a maior geradora de energia renovável da Europa. A companhia acumula mais de 125 anos de experiência no mercado e está presente em 19 países.

Com ações pautadas pela ética e a transparência, a empresa está presente no Brasil desde 2012. Sua sede está sediada Florianópolis, em Santa Catarina (SC). Atualmente, controla 18 ativos de geração renovável no país, com cerca de 450 megawatts (MW) de potência instalada. A Statkraft está construindo o Complexo Eólico Ventos de Santa Eugênia, localizado na Bahia. A usina será a maior da companhia na América Latina. O projeto deve gerar quase 2,3 Terawatt-hora (TWh) de energia renovável por ano, o suficiente para abastecer 1,17 milhão de residências brasileiras.

A empresa é a primeira geradora a oferecer energia renovável rastreável com garantia de origem no Brasil e na Índia. O Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC) ajuda a empresa a certificar a origem da energia e garante que a operação é sustentável, com respeito às regras e aos procedimentos da International REC Standard. Essa é uma instituição que certifica rastreamento de atributos de eletricidade (RECs) internacionalmente reconhecidos, comercializáveis e confiáveis.

Além de gerar energia limpa por meio de fontes renováveis, a Statkraft tem uma comercializadora, localizada no Rio de Janeiro, que atende a clientes de diversos segmentos, situados em todo o Brasil.

Contribuir para um mundo mais verde, ao prover energia pura, pautada pelos valores de segurança e respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente, são os objetivos da companhia.

*Com participação do jornalista Rodrigo Freitas.


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!
Espaço Publicitário:

Recent Posts

As 15 maiores orgias de toda história mundial

Ao longo da história, as celebrações e eventos excessivos refletem os costumes e valores de…

5 horas ago

O estado do Mato Grosso está à venda?

Nos últimos anos, o Mato Grosso tem despertado a atenção de investidores e especialistas em…

13 horas ago

Latininho: o grande escorregão de Faustão

A década de 1990 foi um marco na televisão brasileira. A disputa pela audiência entre…

21 horas ago

Patrizia Reggiani: Gucci e sangue nas mãos

No cenário do luxo e da alta moda italiana, poucos nomes carregam tanto peso e…

1 dia ago

A vida inconvencional do criador do sanduíche

A figura de John Montagu, o 4º Conde de Sandwich, é mais associada à invenção…

2 dias ago

Os pilares da chamada sororidade feminina

A sororidade é um termo relativamente recente, que surgiu do crescente movimento feminista e busca…

2 dias ago