Use o VLibras

O que é o VLibras?

Desenvolvido em uma parceria entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), em conjunto com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o VLibras é uma Suíte que abrange um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais – Libras, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web mais acessíveis para pessoas surdas (VLibras, 2019).

Com enfoque no conteúdo de plataformas digitais, o VLibras pode ser uma alternativa para a interpretação de informações que estão em língua portuguesa para a Libras, oferecendo à comunidade surda mais uma possibilidade de transpor as barreiras de acessibilidade no acesso a informações.

Funcionalidades do VLibras

Algumas funcionalidades da ferramenta incluem:

A interpretação de textos selecionados em língua portuguesa para Libras;
Opções de avatar masculino ou feminino;
O ajuste da velocidade de interpretação de acordo com a necessidade do usuário;
O ajuste do tamanho da janela de exibição do avatar (intérprete) na tela;
A escolha entre a exibição ou não da legenda em português durante a interpretação de conteúdos.
O VLibras está disponível na versão para computadores/desktops com sistemas operacionais Windows e Linux, versão mobile para dispositivos com Android e IOS, como extensão de navegador para Chrome, Firefox e Safari e, ainda, como WidGet (o player do VLibras pode ser instalado diretamente no site) (VLibras 2019).

Se você deseja instalar essa ferramenta no seu computador, acesse o Manual de Instalação do VLibras para Windows ou o Manual de Instalação do VLibras para Linux. Caso deseje instalar o aplicativo para smartphone, baixe o VLibras para Android ou VLibras para IOS.

Além disso, no site do VLibras estão disponíveis todas as versões para download.

Como utilizar o VLibras no Google Chrome
Testamos a ferramenta em sua versão de extensão para Google Chrome e apresentamos, a seguir, um breve tutorial.

Para instalar a ferramenta no seu Google Chrome, acesse a página da extensão VLibras para Chrome e clique em “Usar no Chrome” e em seguida “Adicionar extensão”.

Voltar ao Topo
Skip to content