Passaporte italiano: 15% dos brasileiros podem conseguir
Os italianos fazem parte da história e da construção do Brasil, tendo seu processo de emigração ao país iniciado na década de 1870. Atualmente, são mais de 30 milhões de descendentes vivendo em terras brasileiras. Essa relação é celebrada no dia 21 de fevereiro, Dia Nacional do Imigrante Italiano, sendo uma homenagem à chegada de 380 famílias de imigrantes italianos que aportaram no Brasil nesta data, no ano de 1874. Para os descendentes de italianos que atualmente vivem no país, é possível obter a cidadania italiana.
Em uma entrevista para o Brasília in Foco, o atual Embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, ressaltou o laço que as duas nações possuem, como o Brasil possuir a maior comunidade italiana fora de seu território – com cerca de 30 milhões de descendentes de italianos, que são potenciais candidatos a adquirirem a cidadania do país europeu, de acordo com dados oficiais da Embaixada da Itália no Brasil. Além disso, 640 mil italianos têm passaporte residente no nosso país e 130 mil brasileiros estão vivendo por lá. Quem possui o documento e a cidadania italiana pode visitar as outras 26 nações membros da União Europeia.
Sobre o impacto da chegada dos imigrantes na sociedade brasileira, Lilian Ferro Duarte, CEO da Simonato Cidadania, comenta que os italianos foram os maiores desenvolvedores da agricultura no Brasil após a depressão do café. “Eles também foram construtores de municípios e até de grandes cidades, como São Paulo. Além disso, nossa primeira formação de sindicato veio originada dos italianos e nossas leis ainda são baseadas nas leis romanas”.
O passaporte italiano no mundo
A Itália é a oitava maior economia do mundo, de acordo com a Genial Investimentos, que levou em consideração o período do primeiro trimestre de 2023. O levantamento destaca o retorno do Brasil entre os dez primeiros colocados, em nono. Segundo a CEO da Simonato Cidadania, nossa cultura é uma mescla de vários países. “Levando em conta que o Brasil é o segundo país que mais recebeu imigrantes, podemos dizer que essa influência está em tudo, em nossas comidas, músicas, expressões e até vocabulário”.
Em relação ao passaporte italiano, o documento é o quarto maior do mundo, que possibilita o acesso a 189 nações sem precisar de visto, assim como Luxemburgo e Finlândia. Os dados são divulgados anualmente pela Henley & Partners, mostrando que, em 2022, os três países europeus só ficam atrás dos passaportes do Japão (193), Cingapura e Coreia do Sul (192), e Alemanha e Espanha (190).
Lilian Ferro Duarte explica que a melhor maneira de requerer a cidadania e o passaporte italiano é através de um processo judicial na Itália. “Parece ser distante e complexo, mas é mais simples do que se imagina”, diz. O processo permite que o requerente descendente permaneça no Brasil, estudando e trabalhando e planejando esse futuro na Europa. Além disso, o processo judicial pode ser feito em grupo familiar ou individual
Para saber mais, basta acessar: www.simonatocidadania.com.br
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Facebook Comments