Cadeia de soja e biodiesel é destaque no PIB do agronegócio
A soja e o biodiesel estão no topo dos produtos negociados no âmbito do agronegócio brasileiro, de acordo com o relatório “PIB, Emprego e Comércio Exterior na Cadeia da Soja e do Biodiesel”, levantamento realizado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo), em parceria com a Abiove, Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais.
No ano passado, a cadeia produtiva da soja e do biodiesel desempenhou um papel significativo de 27% do PIB Agro nacional, o que equivale a impressionantes R$ 673,7 bilhões. Segundo dados da pesquisa, em 2010, quando a série histórica foi iniciada, essa parcela correspondia a 9%, indicando um crescimento notável de 58% ao longo desse período.
Além disso, é importante destacar que a participação dessa cadeia no PIB total do Brasil também aumentou, passando de 2% em 2010 para 7% em 2022.
O levantamento aponta, ainda, que a cadeia da soja e do biodiesel foi responsável por 10,8% dos empregos gerados no agronegócio brasileiro. E os indicadores referentes à oferta de postos de trabalho também foram recordes: em 2022, foram disponibilizadas 2,05 milhões de vagas, o que, comparado ao número registrado uma década atrás (1,14 milhão), revela um crescimento expressivo de 80% no número de pessoas empregadas no setor.
André Lavor, CEO da Binatural, empresa especializada em biocombustível que atua no mercado desde 2006, avalia que a cadeia da soja e do biodiesel tem impactado de maneira positiva a economia do país.
“Esse setor tem proporcionado oportunidades de emprego e crescimento para todos, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil e proporcionando sustento para milhões de trabalhadores e suas famílias”, afirma o especialista.
Para saber mais, acesse www.binatural.com.br
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Facebook Comments