Due Diligence ajuda a avaliar riscos para investidores
O número de M&As (Fusões e Aquisições, na sigla em português) no Brasil recuou 35% no primeiro bimestre de 2023, o menor valor para o período desde 2020. De janeiro a fevereiro, foram divulgadas 179 transações, enquanto 274 transações foram anunciadas nos dois primeiros meses de 2022, de acordo com um levantamento da PwC Brasil.
“Nessa conjuntura, muitos investidores se perguntam como é possível saber se vale, ou não, a pena investir em um determinado negócio”, observa Allan Jorge, Co-Founder da CBRdoc (Central Brasileira de Documentos) – plataforma de solicitação, gestão e análise de documentos.
Jorge destaca que o investimento em uma empresa é um passo que exige uma análise criteriosa, independentemente do seu porte ou segmento. E é nessa questão que um elemento pode ajudar: o Due Diligence.
“O serviço de Due Diligence consiste na realização de investigações e análises detalhadas sobre uma empresa ou negócio com o objetivo de identificar riscos, oportunidades e avaliar a viabilidade de uma transação, como fusões, aquisições ou investimentos”, explica.
Segundo ele, as principais estratégias e ferramentas que podem ser usadas no serviço de Due Diligence envolvem a análise de documentos, entrevistas com stakeholders, auditorias contábeis, avaliações financeiras, verificações legais e regulatórias, e análises de mercado e concorrência.
“Os tipos de empresas que fazem mais uso deste serviço são aquelas envolvidas em processos de fusão, aquisição, investimento ou venda, especialmente em setores regulados, como financeiro, energia e saúde”, pontua Jorge.
“Além disso, empresas de capital aberto ou com presença global também costumam recorrer ao Due Diligence”, complementa.
De acordo com o Co-Founder da CBRdoc, uma empresa especializada pode ajudar no processo de Due Diligence ao fornecer expertise em diferentes áreas, como financeira, legal, regulatória e de mercado.
“Além disso, o Due Diligence pode facilitar a coleta de informações e a identificação de riscos e oportunidades, tornando o processo mais eficiente e embasado para a tomada de decisões”, conclui Jorge.
Para mais informações, basta acessar: https://cbrdoc.com.br/
Última atualização da matéria foi há 2 anos
A integração digital dos supermercados
abril 6, 2025MiQ e a publicidade programática na AL
março 30, 2025EDGE conquista US$ 2,9 bilhões na IDEX
março 9, 2025Zenstox: é fiável ou uma fraude na Internet?
janeiro 20, 2025Brasil busca incentivar aviação regional
janeiro 14, 2025Expatriados europeus lideram chegada ao país
dezembro 29, 2024Apostas ultrapassam investimentos em popularidade nas classes B e C
dezembro 23, 2024Previsões da IBM para a IA generativa 2025
dezembro 15, 2024Black Friday: publicidade como vantagem
novembro 24, 2024Prosegur alcançou os 165 mil colaboradores
novembro 4, 2024U-All Solutions integra IA ao seu WhatsApp
outubro 24, 2024Dubai combina luxo, segurança e investimento
outubro 18, 2024
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Facebook Comments