Sua Página
Fullscreen

Setor de máquinas e equipamentos registra alta de emprego

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Segundo o relatório da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), o setor da indústria de máquinas e equipamentos registrou no início de 2023 que uma parcela dos empregos perdidos durante o último trimestre de 2022 foi recuperada. A significativa desaceleração das atividades nos setores de fabricação de máquinas e equipamentos resultou em demissões nesse ramo. Durante esse período, quase 10 mil postos de trabalho foram eliminados, reduzindo o número de empregados de 400 mil para 390 mil. No primeiro trimestre deste ano, alguns empregos foram restabelecidos, elevando o total de pessoas empregadas na indústria de máquinas e equipamentos para 395 mil. No entanto, o setor ainda apresenta um déficit de 5 mil funcionários em comparação com os níveis de setembro de 2022.

No mês anterior os dados apresentados já haviam sido positivos. O setor de máquinas e equipamentos havia conseguido aumentar seu quadro de funcionários em pouco mais de 4 mil pessoas. No mês de fevereiro, houve um crescimento de 0,5% na comparação mensal, resultando em um total de 394 mil pessoas empregadas. Essa foi a segunda recuperação consecutiva nas contratações, após a queda observada no último trimestre de 2022. As indústrias fornecedoras de máquinas para os setores de bens duráveis e semiduráveis, construção civil e infraestrutura contribuíram para o aumento das contratações.

Ainda sobre o relatório que apresentou o resultado de março de 2023 no setor da indústria de máquinas e equipamentos, dados sobre a capacidade instalada foram apresentados. Após passar por grandes ajustes no nível de utilização nos meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023, o setor de fabricação de máquinas e equipamentos conseguiu recuperação, atingindo uma taxa de ocupação de 78% de sua capacidade instalada nos últimos dois meses.

José Antônio Valente, diretor da empresa de locação de máquinas e equipamentos Trans Obra afirmou que os números positivos de pessoas empregadas no ramo da indústria de máquinas e equipamentos refletem a expectativa e o planejamento das empresas no setor. A alteração da capacidade instalada apontando também para um crescimento também é muito importante para o setor pois pode significar que as empresas estão dispostas a fazer mais investimentos preparando dessa forma a indústria para um crescimento de médio a longo prazo. “Empresas que vendem ou alugam grandes máquinas e importantes equipamentos, que oferecem serviços como aluguel de máquina de alisar concreto, compressores de ar, ferramentas ou pequenas máquinas para o setor da indústria devem avaliar os resultados da indústria e combinar esses dados atuais com o planejamento prévio e verificar onde alocar mão de obra qualificada para o setor com o objetivo de oferecer produtos e serviços com qualidade, não esquecendo que a prática da realização de treinamentos e investimento em cursos para os profissionais também possui muito valor, tanto para o empregado como o empregador”.

Leia ou ouça também:  Brasileira é reconhecida nos EUA por projetos beneficentes

Última atualização da matéria foi há 11 meses


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Facebook Comments

Espaço Publicitário:
* * * * * * * * * *
Voltar ao Topo
Skip to content
Verified by MonsterInsights