Quais são os aspectos cruciais para expansão internacional?
O processo de internacionalização de uma empresa não costuma ser uma tarefa fácil. A complexidade tende a aumentar ainda mais quando se trata de expandir para toda uma região. A expansão internacional de empresas brasileiras passa por um avanço consistente, mesmo com a crise gerada pela pandemia.
A estabilidade dessa tendência foi registrada pela pesquisa “Trajetórias FDC de Internacionalização das Empresas Brasileiras – 2020-2021”, elaborada pela Fundação Dom Cabral. Segundo o levantamento, entre as empresas analisadas, que já possuem alguma presença internacional, mais de 70% delas planejam entrar em novos países nos próximos dois anos. Ainda de acordo com o relatório, a dispersão geográfica destaca Estados Unidos, Argentina e México nas três primeiras posições (respectivamente).
A expansão internacional pode ser eficaz para empresas que desejam se aventurar em novos mercados, alcançar um público diversificado e, assim, impulsionar o potencial crescimento da base de clientes. Para Paula Romano, Head de Operações Latam na Knewin, a expansão internacional abre portas para o desenvolvimento do negócio e a criação de soluções inovadoras. “Ao se adaptar às necessidades e preferências dos mercados internacionais, as empresas podem obter uma vantagem competitiva e significativa, impulsionando seu sucesso e sua posição de liderança global”, afirma.
Pontos de atenção que podem ajudar na jornada
A especialista salienta que Knewin está expandindo sua atuação para a América Latina e, durante esse processo, foi possível elencar alguns aspectos, que considera fundamentais, para liderar uma expansão internacional efetiva:
Comunicação: estabelecer uma comunicação eficaz é essencial ao iniciar uma operação internacional. Compreender as diferenças culturais, estabelecer relacionamentos sólidos e evitar mal-entendidos são elementos-chave nessa jornada. Paula ressalta a importância de se adaptar a diferentes áreas, como jurídica, financeira, contábil, recursos humanos, engenharia de produtos, marketing, vendas e operações.
Aprendizado constante: no ambiente internacional, surgem diariamente novas oportunidades e desafios. Manter-se receptivo ao aprendizado e adquirir conhecimentos de diversas disciplinas e culturas amplia a perspectiva e estimula a criatividade na busca por soluções inovadoras.
Assessoria especializada: contar com consultores especializados no mercado-alvo é fundamental para navegar pelas complexidades culturais e regulatórias de cada país. O conhecimento e a experiência desses profissionais podem fazer a diferença no enfrentamento dos desafios diários.
Parcerias comerciais sólidas: encontrar parceiros estratégicos de confiança é crucial para a expansão do negócio. Essas parcerias permitem aproveitar sinergias, acessar redes de contatos e compartilhar conhecimentos e recursos, impulsionando a operação de forma significativa.
Construção de uma equipe de alto desempenho: a formação de uma equipe talentosa e multicultural é essencial para o sucesso da expansão internacional. Recrutar profissionais com habilidades complementares, que compreendam o mercado local e estejam comprometidos com os objetivos da empresa, é fundamental para impulsionar o crescimento.
Adaptação ao mercado: cada mercado tem suas particularidades e requerimentos específicos. Adaptar-se rapidamente às necessidades e preferências dos clientes é fundamental para alcançar o sucesso em um ambiente internacional. É necessário ajustar as entregas e os serviços para atender às demandas dos diferentes mercados.
Sobre a Knewin
A Knewin é uma PR TECH especializada em inteligência de mercado, que desenvolve soluções de tecnologia, monitoramento e análise de dados para auxiliar as empresas em suas estratégias de negócios. Com sua expansão internacional já em andamento, procura fornecer insights e apoio a empresas durante os desafios da internacionalização para novos mercados.
Por meio de processos que prezam pela boa comunicação com o cliente, parcerias estratégicas e uma equipe especializada, a Knewin tem como objetivo capacitar as empresas a alcançarem resultados positivos em suas iniciativas de expansão global.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Facebook Comments