Ouseuse® se estabelece como marca de sucesso
A empresária Rosana Marques, hoje reconhecida no meio empresarial do país como uma das principais protagonistas da ‘criação’ do polo de Juruaia, fundou a sua empresa em 1994. Desde então, a Ouseuse® é referência em moda íntima e empreendedorismo. Com cerca de 80 funcionários diretos e 120 indiretos, a Ouseuse® tem como missão produzir peças que aliem qualidade, beleza e conforto. No início, sua produção era apenas de calcinhas e sutiãs. De forma natural, ampliou seu mix de produtos e, hoje, oferece lingerie nas versões básica, fashion e ousada; e as linhas praia, fitness e masculina. A cada coleção, a Ouseuse® procura aliar as tendências mundiais da moda com as tecnologias disponíveis no mercado. Diversidade de produtos é uma preocupação constante da marca, pois, a Ouseuse® tem consciência de que os biotipos das brasileiras são diversos e, por isso mesmo, procura atender a todos os gostos, em uma clara demonstração de respeito às preferências e características individuais. A empresária também faz parte do projeto Mulheres do Brasil, um grupo composto por mulheres de vários segmentos de todo o Brasil que se reúnem mensalmente para discutir e propor ações ligadas à educação, empreendedorismo, cota para mulheres e projetos sociais. Fundado em 2013, tem, entre seus membros, Luiza Trajano (Magazine Luiza) e Chieko Aoki (Blue Tree Hotels).
Rosana, quais os maiores desafios de ser uma empresária em nosso país?
Passamos por vários estágios enquanto empresária, e de verdade nunca sentimos estar prontas e seguras. Mas quando olho para trás ou me comparo com outra empresa, ou empresária vejo que o amadurecimento é grande e quanto estou mais preparada para enfrentar os desafios diários. Mas desde o início sinto que formar mão obra, ter pessoas que entendem e seguem seu ritmo é sempre o mais difícil.
Em que momento você vislumbrou a chance de ter a marca Ouseuse® neste mercado?
Como trabalhava com moda, sentia a necessidade de produtos que atendessem a demanda de uma peça para compor um look, para resolver um decote, uma costa à mostra. Enfim, queria colocar no mercado o que não existia. Até não pensava em marca, e sim atender necessidades.
Qual a sua análise do mercado de moda íntima no Brasil?
É um mercado promissor. Hoje vejo a moda íntima como um produto que eleva a autoestima, e sendo assim bem mais fácil para sobreviver a crise. Além de ser considerada também um acessório, uma peça para ser mostrada e não simplesmente uma roupa de baixo.
Como avalia a atuação da Ouseuse® neste mercado nos dias atuais?
A Ouseuse® está muito bem, crescendo, desenvolvendo e inovando. Fazendo um esforço enorme para ter o melhor produto sendo acessível e bastante competitivo. E pelo modelo de negócio que tem se torna bastante atrativa e procurada no Brasil e até no exterior.
Operar numa economia instável e com cargas tributárias altíssimas afeta quanto em uma companhia como a Ouseuse®?
Muitas vezes me sinto impossibilitada de crescer de abrir mais, tamanha são as cargas tributárias. Mas a coragem e a vontade de empreender é grande. Então vamos driblando, usando a criatividade, inovando e permanecendo no mercado até onde for possível. Fácil não é, mas como sou movida a desafios, não me limito nunca.
Nos fale um pouco sobre a criação do polo de Juruaia.
O polo de Juruaia, nasceu pela vontade de ter uma opção de economia que até então era somente agrícola. Começamos um negócio e agora fazemos moda, fazemos marca. E isso se deve ao perfil empreendedor principalmente das mulheres que com garra, disposição e muito profissionalismo, fazem com que o polo de Juruaia seja realmente um polo de lingerie, praia e fitness. A cidade encontrou uma vocação e está muito bem.
O que não pode faltar a um empreendedor quando está dirigindo uma “engrenagem” como a sua?
Disposição, coragem e claro muita dedicação. Para mim, negócio bom é aquele que você acredita e se dedica. Não existe uma receita pronta para qualquer negócio e sim uma vontade de fazer a diferença na sua vida e na vida das pessoas.
Quais as mudanças mais significativas no mercado de moda íntima nos últimos 15 anos?
A moda íntima ganhou um espaço muito grande no setor de moda e isso foi e é super positivo. Pois, essa conquista abre muitas portas. Com o nosso produto, estamos na vida das pessoas em todos os momentos e com isso fazendo ela se sentir mais bela, atraente e realizada. Parece discurso, mas acredite, esse sentimento faz toda diferença. O que mais faço hoje é observar o comportamento das pessoas e de consumo, para ajudar na tomada de decisões.
O que é precisamente o projeto “Mulheres do Brasil?”.
Mulheres do Brasil é um grupo de mulheres que se unem com muita vontade para juntas se ajudar e ajudar as pessoas com foco no crescimento saudável do Brasil. É o parar de reclamar, de terceirizar e começar a agir. Ter um bom propósito de vida. É devolver o que conquistou através de boas ações.
Qual o seu papel como membro deste projeto?
Estou nesse grupo para trazer para nossa cidade e região, mais união e mais desenvolvimento. Acredito no associativismo na força e na inteligência de um grupo, principalmente de mulheres.
Gostaríamos de saber um pouco mais sobre um projeto interessante da Ouseuse® intitulado “Amigas do Peito”.
O Projeto “Amigas do Peito” nasceu com a intenção de aproximar e ajudar as mulheres que passaram pela mastectomia, ou seja, elevar autoestima e estar perto dessas mulheres em um momento tão delicado da vida delas. Hoje já com 10 anos, vejo o quanto ela tem cumprido seu papel. Doamos sutiãs por todo o Brasil e até na Europa, motivando e fazendo entender que é uma fase e também reforçando sempre a outras mulheres a importância da prevenção. Esse projeto social é uma maneira de devolver a sociedade o que conquistamos. A vida é uma eterna gratidão.
Última atualização da matéria foi há 1 mês
Leonardo Amaral lidera player Secretária Virtual
janeiro 12, 2021Mirella Rossini comenta sobre empatia e padrões
janeiro 11, 2021ArqExpress é a criação da gaúcha Renata Pocztaruk
janeiro 11, 2021Robert Furden Jr. fala sobre Direito Imobiliário
janeiro 8, 2021Azerion anuncia entrada no mercado brasileiro
janeiro 8, 2021A Primavera Editorial da publisher Lu Magalhães
janeiro 7, 2021ALOB Sports aposta no mercado multiplataforma
janeiro 7, 2021Luciano Fantin fala dos desafios do sistema Pix
janeiro 6, 2021Neotix faz aposta na transformação digital
janeiro 6, 2021Lojistas entram na justiça por causa dos aluguéis
janeiro 5, 2021Pipeline quer aumentar o seu faturamento atual
janeiro 5, 2021Erica Castelo comenta sobre o trabalho híbrido
janeiro 4, 2021
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Facebook Comments