Apubra comemora seus 20 anos com influência
A Apubra – Associação Pizzarias Unidas do Brasil surgiu da necessidade de empresários de trocar informações sobre o setor para conhecer a fundo o mercado em que trabalhavam e assim buscar conhecimento, capacidade de articulação, realizar grandes compras, e, principalmente, compartilhar processos e soluções com os colegas de profissão. De máquinas de cartão a novos processos de embalagens, todos os assuntos referente ao universo da massa mais amada pelos brasileiros passam pelo critério da associação que está em constante crescimento e espera em 2023 se consolidar como referência em informações sobre o segmento no país. No ano de 2002, alguns empresários do ramo, incluindo Ricardo Barros e Edmilson Damasceno, fundadores da associação, já negociavam juntos aos fornecedores, mas acabavam realizando as compras de forma individual. Nos anos seguintes, novos membros foram chegando e a Pizzarias Unidas – como era chamada até então – ganhou a sua primeira sede no Pacaembu, em São Paulo. Em 2016, com nova diretoria e planos de expansão, mudou a sede para os Campos Elíseos. Neste local, em 2017, a associação passou a ter abrangência nacional e adotou o nome atual. Em 2020, devido à degradação da região, a pandemia e sensível à situação dos associados, mudou-se novamente e assumiu o bairro da Consolação como a sua nova sede, onde está hoje em dia, sob a presidência de Gustavo Cardamoni.
Qual foi a motivação para a criação da Apubra – Associação Pizzarias Unidas do Brasil?
Criada há 20 anos, a Apubra – Associação Pizzarias Unidas do Brasil surgiu a partir de uma necessidade de empresários do setor de trocar informações sobre o segmento, desde discussões sobre máquinas de cartão a novos processos de embalagens são abordados. Todos os assuntos referentes a esse universo passam pelo critério da associação com a missão de aumentar a capacidade de articulação do mercado.
Quais os objetivos da Apubra?
Ao criar a associação, identificamos que as dores do setor vão muito além das compras de produtos e chegam a áreas como comunicação, marketing e até mesmo embalagens. Portanto, como dito na pergunta anterior, procuramos agregar nessas diversas frentes. Ser a voz do segmento.
Como o Sebrae contribuiu para a criação da associação?
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae foi decisivo para o desenvolvimento da associação, visto que foi um consultor da própria instituição que sugeriu a formalização da união. Em 2002, alguns empresários do ramo, incluindo Ricardo Barros e Edmilson Damasceno, fundadores da Apubra, já negociavam juntos aos fornecedores, mas acabavam realizando as compras de forma individual. Foi então que chegamos ao ponto da associação.
Onde ficava a primeira sede da Pizzarias Unidas?
A primeira sede oficial foi no Pacaembu, em São Paulo. Mas antes já chegamos a nos reunir na Biblioteca Municipal e na sede do Sebrae.
Além de compras, que outras dores do setor a associação percebeu que poderia agregar em diversas frentes que beneficiaram a todos?
Atuamos em todo o ecossistema, fazendo a diferença desde os bastidores até a divulgação dos associados.
Qual a importância da Perdigão como parceiro da associação?
A empresa nos auxiliou a aprimorar práticas de mercado.
Como a Perdigão contribuiu para melhorar a entrega de alimentos no setor de pizzas?
Como parceiros de negócio, a Apubra ajudou a Perdigão a entender que a entrega de alimentos nas pizzarias apenas no período da manhã não funcionava no setor, já que os estabelecimentos atuam majoritariamente à noite. Foi então que a empresa passou a realizar entregas noturnas.
Qual o papel da Sadia na criação do Cream Cheese que hoje é muito consumido pelo público?
A Sadia é um dos cases de sucesso da associação porque quando o Cream Cheese chegou ao Brasil não teve uma boa aceitação no mercado. Por sua vez, a Sadia criou então uma pizza com o condimento e, com a recomendação e incentivo da Apubra, o produto hoje é muito consumido pelo público em diversas combinações de sabores de pizzas.
Além dos cases de sucesso, o que mais a associação busca promover?
A associação busca capacitar o empresário dono de pizzaria a gerir melhor o seu negócio.
Como a Apubra disponibiliza conteúdos relevantes para toda cadeia envolvida no setor de pizzas?
Procuramos ser a voz e o principal ponto de apoio para os empreendedores do segmento. Desta maneira, acompanhamos de forma profunda o mercado para atualizar os nossos associados por meio de conteúdos que ficam disponíveis em nosso site, tais como levantamentos anuais com dados nacionais e e-books gratuitos com temas de interesse dos empreendedores.
Qual é a expectativa da associação para 2023?
Para 2023 a meta é se consolidar como referência em informações sobre o segmento no país.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Clientes bancários satisfeitos, mas atentos
abril 18, 2025O impacto econômico do entretenimento noturno em grandes cidades
abril 16, 2025O caminho para obter Golden Visa Portugal
março 23, 2025Tendências do mercado financeiro para 2025
janeiro 5, 2025Pix: uma revolução financeira em curso no Brasil
dezembro 18, 2024Cuidado com os sites falsos na Black Friday
novembro 15, 2024O estado do Mato Grosso está à venda?
novembro 7, 2024O Pix terá novíssimas regras a partir de hoje
novembro 1, 2024Abeaço desafia decisão que favorece CSN
outubro 21, 2024Biofertilizantes mudam o agronegócio do país
setembro 29, 2024Construção civil em alta atrai investimentos
setembro 18, 2024Odebrecht cria nova PJ para sobrevivência
setembro 13, 2024
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Facebook Comments