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Empreendedor fatura milhões com Love Gifts

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Nascido na Paraíba, aos oito anos de idade, Fábio Farias já demonstrava ser um grande empreendedor. Comprava canetas, as personalizava e vendia aos seus colegas. Já na adolescência inovou vendendo cd´s, cartões telefônicos para colecionadores e até abadás para o carnaval. Quando o seu emprego formal não deu certo, Fábio vislumbrou um novo negócio: viajava para os EUA para comprar produtos e os comercializava no Brasil, usando como referência as práticas do varejo americano, tendo a Disney como sua principal inspiração. Em 2014, em Campina Grande, sua cidade natal nasceu a Love Gifts, uma loja de estilo próprio, com opções personalizadas e criativas de decorações e presentes em um único lugar. O sucesso foi tão grande que em 2016 a Love Gifts entra no franchising, contando atualmente com 48 lojas físicas e 22 home based espalhadas por todo o Brasil e com faturamento passando da casa dos R$16 milhões em 2022. Sempre atento às novidades no mercado, Fábio Farias lançou em sua rede a ação promocional BBB – Bom, Bonito e Barato, onde é possível encontrar em alguns setores produtos com valores reduzidos e às terças-feiras a campanha conta com descontos imperdíveis. “Minha maior dificuldade, no começo, foi abrir uma empresa do zero. Ter que buscar fornecedores, buscar como fazermos a loja ter uma identidade, já como eu era formado em marketing eu tive todo esse zelo de fazer a loja pensando em todos os detalhes”, afirma.

Fábio, como surgiu a ideia de comprar produtos nos EUA para comercializá-los no Brasil?

Eu fui para passear nos Estados Unidos e quando cheguei lá, vi as oportunidades como vendedor e empreendedor de comprar e revender e ter uma margem de lucro bem legal, isso foi o primeiro passo que fez eu comprar alguns produtos no Estados Unidos e vender aqui no Brasil.

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Qual foi a maior dificuldade que você enfrentou ao começar o seu negócio?

Minha maior dificuldade, no começo, foi abrir uma empresa do zero. Ter que buscar fornecedores, buscar como fazermos a loja ter uma identidade, já como eu era formado em marketing eu tive todo esse zelo de fazer a loja pensando em todos os detalhes, a dificuldade era essa: apostar num negócio novo sem ter esse know how, que eu não tinha pra esse segmento e a questão do investimento, eu não tinha o investimento que eu teria fácil, eu tinha um limite pra investir que tinha que dar certo, eu não tinha essa reserva pra apostar, era o dinheiro que eu tinha pra botar a Love Gifts pra funcionar.

Em que momento você se inspirou na Disney para criar o seu estilo próprio de loja?

Ter conhecido a Disney foi muito importante para mim. A Disney é uma inspiração para o varejo, uma experiência de compra: o zelo, o cuidado, aquilo me deixou muito encantado. A Disney para mim, é uma inspiração para venda, para experiência de compra, no momento que eu tive a experiência de compra eu pensei: “poxa, eu posso fazer uma loja e gerar essa experiência de compra que estou vendo aqui” adequando a minha realidade e ao segmento que eu escolhi.

Como foi o processo de expansão da Love Gifts para outras cidades do Brasil?

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O processo de expansão da Love Gifts foi quando as pessoas começaram a perguntar se isso era uma franquia: “eu queria ter uma loja dessa”, “como que eu faço pra colocar uma loja dessa nunca, vi esse modelo” então por ter sido um modelo novo inovador as pessoas buscaram isso, ai a gente fez a consultoria com a Pratice, a maior consultoria de franchising que é de São Paulo e eles orientaram sobre todo esse processo de expansão, em iniciar por perto no nordeste, perto da base para depois ganhar o Brasil.

Qual é o principal diferencial da Love Gifts em relação a outras lojas de presentes?

Nosso diferencial é ter uma loja específica de presentes criativos com detalhes de produtos, produtos exclusivos de fabricação própria, que só tem na Love Gifts e ter feito casamento de outros segmentos como papelaria fina, pelúcia, luminárias… nós levamos esse diferencial para o mercado que não se encontra em outras lojas de presentes.

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Por que é fundamental manter a criatividade na hora de oferecer opções personalizadas e criativas de decorações e presentes?

A grande diferença é essa de manter a criatividade, que as pessoas vão identificar produtos em pessoas, aquele produto cheio de significado se a pessoa gosta de vinho, cerveja, de algum personagem, gosta de ler, atividade física, a gente tem um presente certo, que é marcante, a pessoa que recebe sempre vai se lembrar de quem foi a pessoa que deu, essa conexão que a gente faz através de um produto é que tem significado.

Como ações promocionais como é o caso do BBB tem ajudado a aumentar as vendas da Love Gifts?

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Como somos uma empresa de criatividade, sempre buscamos novidades para a marca, temos mais de 10 ações que fazemos todo ano, como o BBB, que faz alusão ao programa, que é o Bom, Bonito e Barato, semana da mulher, semana do consumidor. Nós buscamos trazer inovação para as campanhas criativas que geram fluxo e automaticamente geram vendam, os clientes também adoram esse tipo de campanha, esse tipo de diferencial.

Quais são os critérios que você utiliza para escolher os produtos que serão vendidos na Love Gifts?

Escolhemos os produtos pensando no consumidor, por exemplo: uma criança que vai fazer aniversário que gosta de futebol, no advogado que gosta de ler, nas pessoas com mais idade, no batizado… pensamos nos perfis das pessoas para ter o presente certo.

Qual é a sua visão para o futuro da Love Gifts?

Trazer para as pessoas presentes que geram afetividadeb. Nossa visão do futuro é a busca constante da afetividade e significado que nossos produtos trazem. Aqui na Love Gifts temos o propósito de deixar as pessoas felizes.

Quais foram os principais desafios que você enfrentou ao transformar a Love Gifts em uma franquia?

O primeiro desafio é o local que estamos, Campina Grande tem pouquíssimas franqueadoras, tornando um assunto novo a gestão de franquias e a questão de know how, de conhecimento e a questão de investimento para poder fazer acontecer porque é um projeto bom, mas é um projeto que para se tornar franquia precisa de investimento, criar uma rede, dar suporte, ser responsável por quem é franqueado, quem investe na marca, esse é o maior desafio, a formatação da marca e a expansão, não é fácil você criar uma marca e as pessoas apostarem nela é o mais desafiador.

O que você diria para alguém que está pensando em começar um negócio próprio?

Acredite em você, busque, pesquise, tenha empatia pelo consumidor e crie sua realidade dentro desse mercado. Tenha um planeamento financeiro, tenha cuidado e zelo, o projeto pode ser bom, porém, sem sustentação financeira declina.

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Última atualização da matéria foi há 2 anos


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