PagBank PagSeguro supera expectativas
O PagBank PagSeguro (NYSE: PAGS), que promove soluções inovadoras em serviços financeiros e meios de pagamentos, anuncia nesta quinta-feira os resultados do segundo trimestre do ano fiscal de 2021. No balanço trimestral, a Companhia superou novamente as expectativas de mercado e alcançou uma receita líquida total de R$2,4 bilhões, o que representa um crescimento de 75% em relação ao mesmo período do ano passado. O PagBank PagSeguro seguiu quebrando recordes também nos resultados consolidados de seus volumes processados (TPV, na sigla em inglês), com mais de R$100 bilhões em 2T21, um crescimento de 154% em relação ao mesmo período de 2020. O EBITDA ajustado da Companhia foi de R$629 milhões, 64% maior em relação ao mesmo período do ano anterior. Os resultados positivos foram consequência da maior recorrência de recursos nas contas digitais, do maior volume de vendas nas maquininhas e das novas avenidas de crescimento da companhia, principalmente o atendimento ao pequeno e médio empreendedor, e a maior exposição às vendas online.
Além disso, a Companhia melhorou sua eficiência na alocação de recursos, ao reduzir a representatividade dos investimentos como um percentual da receita líquida, que passou de 25% no segundo trimestre de 2020 para 17% para o mesmo período em 2021.
Os volumes processados (TPV) do PagBank tiveram um crescimento de 341% em relação ao mesmo período de 2020, alcançando R$46 bilhões, resultado obtido devido ao maior número de clientes ativos e ao maior engajamento dos usuários. A combinação de um ecossistema cada vez mais completo, que conta com oferta de cartões, empréstimos, transferências gratuitas ilimitadas, pagamento de contas, recarga de celular, PIX, investimentos, seguros e um shopping virtual, levou a incrível marca de 10 milhões de downloads do aplicativo PagBank somente no segundo trimestre de 2021, acumulando 58 milhões de aplicativos baixados nos celulares dos brasileiros. Dessa forma, o PagBank se consolida como um dos maiores bancos digitais e que mais adicionou novos clientes no período, 2,1 milhões entre abril e junho, alcançando mais de 11 milhões de clientes ativos.
Seguindo os exemplos internacionais de PayPal e Square, que têm investido cada vez mais na oferta de serviços financeiros, no último trimestre, a Companhia ampliou sua oferta de fundos de investimentos por meio de parcerias com renomadas gestoras brasileiras de recursos, além de lançar o seu primeiro fundo proprietário, o All Seasons FIC FIM, um modelo de fundo de investimento multimercado, com aplicação mínima de R$1, permitindo o acesso dos brasileiros a novos produtos antes reservados apenas a uma parcela da população. Atualmente, são quase 50 fundos de investimentos disponíveis que contam com diversas estratégias de alocação, como ações, ouro, câmbio, renda fixa e até criptomoedas. Essas ofertas são complementares à conta rendeira, a conta remunerada do PagBank que rende mais que a poupança. Por fim, a Companhia também lançou no trimestre novas ofertas de seguros – seguro pessoal, residência e de celular, e na frente de empréstimos lançou o produto de cheque especial para clientes selecionados.
Na vertical de adquirência, os volumes de vendas processados do PagSeguro alcançaram R$56 bilhões no 2T21, o que representa um crescimento de 89% em relação ao mesmo período de 2020. O resultado já reflete a retomada gradual das atividades comerciais no país, proporcionado pelo avanço da vacinação contra a Covid-19, além do sucesso em servir também pequenos e médios empreendedores, uma nova estratégia de crescimento que a companhia tem implementado. O número de comerciantes ativos no período foi de 1,8 milhão a mais que a do ano passado, totalizando 7,6 milhões de comerciantes ao final de junho de 2021.
“Nossa missão é promover a maior democratização dos serviços financeiros no país, tornando-se parte integral da vida financeira de milhões de brasileiros. Para isso, estamos aumentando os investimentos no curto prazo ao mesmo tempo em que aceleramos o crescimento, o que garantirá retorno aos clientes, à sociedade e aos acionistas da empresa nos próximos anos. A despeito dos maiores investimentos, nosso custo de aquisição de novos clientes continua sendo um dos mais eficientes do mercado. Isso é resultado de uma marca cada vez mais forte e um modelo de negócio muito mais completo, combinando tecnologia e dados, para melhorar cada vez mais a satisfação do nosso cliente”, explica Ricardo Dutra, CEO do PagBank PagSeguro. “A pandemia promoveu mudanças nos hábitos de consumo das pessoas, acelerando a utilização de produtos e experiências cada vez mais digitais. Nós acreditamos no poder da tecnologia e continuaremos oferecendo uma experiência financeira digital completa e integrada, tanto para comerciantes como para consumidores”, finaliza.
Sobre o PagBank PagSeguro:
O PagBank PagSeguro promove soluções inovadoras em serviços financeiros e meios de pagamento, automatizando o processo de compra, venda e transferências para alavancar negócios de qualquer pessoa e empresa, de forma simples e segura. Empresa do Grupo UOL – líder da internet brasileira – o PagBank PagSeguro atua como emissor, adquirente e oferece contas digitais, além de fornecer soluções completas para pagamentos online e presenciais (por aparelhos mobile e dispositivos POS).
O PagBank PagSeguro conta ainda com a maior variedade de meios de pagamento, como cartões de crédito, débito e refeição, além de transferências bancárias, pagamentos por boleto, saldo em conta, entre outros. O PagSeguro S.A é regulado pelo Banco Central do Brasil como instituição de pagamento emissora de moeda eletrônica, emissor de instrumento pós-pago e adquirente, tendo parcerias com as principais bandeiras de cartões. Sua controladora, PagSeguro Digital, tem capital aberto nos EUA (NYSE: PAGS) e é regulada pela SEC (Securities and Exchange Commission). A distribuição de fundos de investimento é realizada pelo BancoSeguro S.A., autorizado pelo Banco Central do Brasil, Comissão de Valores Mobiliários e afiliado à ANBIMA.
*Com participação do jornalista Alexandro Cruz.
Última atualização da matéria foi há 1 ano
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Facebook Comments