Cresce a utilidade do Zoom durante o lockdown

Alfredo Sestini

Em 2021, o Zoom foi usado em todos os países sancionados ao redor do mundo. Para trabalhar, estudar ou desenvolver qualquer outra atividade a plataforma tem representado uma grande ferramenta para milhares de pessoas. Os recursos proporcionam uma nova maneira de interagir e realizar o que antes não se imaginava ser possível no modo online. O presente e o futuro de tudo que acontece a partir de agora caminha para ser realizado de forma híbrida. Muitas atividades podem até voltar para o presencial, mas ninguém vai ignorar a experiência e os resultados positivos que foram alcançados nos últimos meses, de forma remota. Tudo isso representa um grande avanço e oferece mais qualidade de vida. Entre as tendências que vão definir o comportamento nos próximos anos, com certeza se destaca a realização de encontros e eventos online. Isso pautou decisivamente o comportamento das pessoas, concedeu maior aproximação entre grupos, independentemente da localização geográfica, além de otimizar tudo com as vantagens dos recursos digitais. “No Zoom estamos planejando o futuro do trabalho. Trabalhamos para tomar decisões ponderadas e escaláveis que levem totalmente em consideração nossos funcionários e suas necessidades. E sabemos que essas necessidades são muito diferentes agora. Nossa base de funcionários parece muito diferente do que era no início da pandemia”, afirma Alfredo Sestini, Head do Zoom no Brasil.

Alfredo, você foi executivo de grandes empresas. Como está sendo encarar o desafio do Zoom?

Durante esse período de isolamento, nós do Zoom nos sentimos incrivelmente privilegiados por poder ajudar nossos usuários a permanecerem conectados. Sentimos também uma imensa responsabilidade. Apoiar esse fluxo de usuários têm sido um empreendimento tremendo e nosso único foco. Nós nos esforçamos para fornecer a todos um serviço ininterrupto e a mesma experiência amigável que tornou o Zoom a plataforma de videoconferência preferida pelas empresas em todo o mundo, além de garantir a privacidade e a segurança da plataforma.

Com a grande quantidade de novos usuários, parte do desafio é garantir o fornecimento de treinamento, as ferramentas e o suporte adequados para ajudá-los a entender os recursos de sua própria conta e a melhor forma de usar a plataforma. Oferecemos sessões de treinamento e tutoriais, bem como webinars diários interativos gratuitos para nossos usuários. Enviamos proativamente muitos desses recursos para ajudar a familiarizar todos com o Zoom.

Qual foi o fato que lhe causou mais surpresa assim que assumiu o seu posto na empresa?

O que mais me surpreendeu quando cheguei foi ver como as pessoas e empresas estavam felizes com o Zoom, pois, encontraram uma solução de videoconferência eficaz e extremamente fácil. Além disso, fiquei positivamente surpreso com o quanto os valores da empresa estavam alinhados com os meus próprios valores de vida. Tivemos muitas conquistas na forma como trabalhamos hoje. Para mim, por exemplo, poder passar mais tempo com minha família é fundamental. Graças ao modelo de trabalho híbrido, posso levar meus filhos à escola e almoçar com eles em casa. Isso não seria possível com um formato de trabalho 100% presencial.

Vejo o modelo de trabalho híbrido como o futuro do Brasil. Existem funções que precisam ser 100% presenciais? Sim, existem. Mas há outras atividades que você não precisa estar no escritório todos os dias para realizar. Mudamos a mentalidade de “eu controlo” para “eu confio”. Acho que esse é o futuro porque também abre uma oportunidade para as empresas contratarem talentos em todo o país, assim como no exterior.

Como a pandemia impulsionou a plataforma?

No início de 2020, o Zoom estava crescendo bem, mas a empresa começou a perceber que as coisas estavam mudando em fevereiro, principalmente no lado internacional, onde estavam acompanhando o que estava acontecendo com o coronavírus na Ásia e como isso começou a impactar alguns mercados lá.

À medida que governos de todo o mundo emitiam ordens de permanência em casa para seus cidadãos, o Zoom começou a ver as assinaturas aumentando em mercados onde anteriormente não tinham uso.

O Zoom sabia então que 2020 seria um ano muito desafiador para muitas pessoas ao redor do mundo e estava constantemente tentando adaptar os recursos para poder apoiar as pessoas que estavam usando e confiando no Zoom.

À medida que a pandemia global chegou, o uso da plataforma aumentou de 10 milhões (dezembro de 2019) para 300 milhões de participantes diários de reuniões no Zoom (abril de 2020).

Ela já se encontrava ascendente antes da pandemia no Brasil?

Antes da pandemia, o Zoom já registrava um crescimento notável em sua plataforma, contando tanto usuários gratuitos quanto pagantes. Para o ano de 2020, ao comparar o mês de abril versus o mês de janeiro registramos no Brasil:

Crescimento de 31 vezes no número de inscrições gratuitas de usuários.

Crescimento de 3x de usuários/clientes pagos para empresas com 10 ou mais empregadores.

De acordo com os Destaques Financeiros do Terceiro Trimestre de 2022, anunciados em novembro de 2021, no Brasil a receita total do terceiro trimestre foi de US$1.050,8 milhões, um aumento de 35% ano a ano.

A forma híbrida veio para ficar em sua visão?

No Zoom estamos planejando o futuro do trabalho. Trabalhamos para tomar decisões ponderadas e escaláveis que levem totalmente em consideração nossos funcionários e suas necessidades. E sabemos que essas necessidades são muito diferentes agora. Nossa base de funcionários parece muito diferente do que era no início da pandemia: hoje, 98% dos nossos funcionários estão trabalhando remotamente.

Os outros 2% incluem funcionários cujas funções consistem principalmente em trabalho presencial, como gerenciamento de escritórios e suporte a equipamentos físicos. Nossa força de trabalho cresceu de 2.400 para 6.100 funcionários de fevereiro de 2020 a dezembro de 2021. Estamos mais dispersos geograficamente, com mais de 10 escritórios globais e funcionários em mais de 35 países ao redor do mundo.

Somos uma empresa muito maior e mais espalhada do que éramos há dois anos. Nossa própria pesquisa interna com funcionários do Zoom em 2021 mostrou que apenas 1% queria trabalhar em período integral em um escritório do Zoom, com mais da metade indicando preferência por trabalho flexível e híbrido, onde podem optar por trabalhar no escritório ou em casa qualquer dia. Essa preferência está de acordo com pesquisas adicionais:

De acordo com o Moment | Zoom Future of Work Poll 2022, encomendado pelo Zoom, os funcionários valorizam a escolha na forma como trabalham: 69% dos trabalhadores dizem que é importante que eles possam escolher se trabalham pessoalmente, remotamente ou em um modelo híbrido. Quase metade (45%) diz que é provável que procure um novo emprego se não puder trabalhar no local ideal. Em nível global, um ambiente de trabalho híbrido é predominantemente preferido ao exclusivamente presencial e exclusivamente remoto, de acordo com um relatório de 2021 baseado no estudo Qualtrics Research, encomendado pelo Zoom.

No espaço de trabalho pós-pandemia, menos de 20% dos funcionários escolherão trabalhar em um local da empresa como seu local de trabalho principal. O Zoom está replicando virtualmente as várias maneiras pelas quais interagimos na vida real e além. Zoom Meetings, Chat, Webinars e Phone funcionam juntos como uma solução de comunicação unificada, com a capacidade de navegar entre eles.

Qual a importância da experiência do usuário quando se está num mercado como esse?

No Zoom estamos elevando a experiência do cliente. Um cenário hipercompetitivo significa que os consumidores de hoje têm mais opções do que nunca e, portanto, exigem experiências mais envolventes e superiores. Suas expectativas elevadas de serviços proativos, interações personalizadas e experiências conectadas – em canais físicos e virtuais – pressionam as empresas a atender a essas demandas.

O Zoom vem trabalhando em como melhorar o relacionamento entre a TI e os consumidores de serviços de TI no negócio, melhorando a experiência do serviço. Estamos focados em tornar a vida dos usuários finais mais fácil, fornecendo um serviço contínuo e ininterrupto e disponibilizando serviços onde quer que o usuário esteja. Podemos ajudar a melhorar o trabalho dentro e entre grupos por meio de tecnologias como groupware, ferramentas de colaboração e plataformas de comunicação como o Zoom. As videoconferências podem ajudar a reunir os funcionários para que possam realizar suas atividades e têm o benefício de reduzir o custo de grupos de trabalho geograficamente distribuídos, tornando menos necessário agrupar todos presencialmente ou realizar viagens.

No Zoomtopia, no ano passado, a empresa revelou planos para inovações em sua plataforma projetada para os ambientes de trabalho dinâmicos de hoje e para iniciar uma nova era de conexão e colaboração. O Zoom está transformando a trajetória dos negócios e das comunicações pessoais, aprimorando a maneira como nos conectamos, compartilhamos ideias e fazemos mais juntos – independentemente da localização. Os destaques incluem:

O Zoom Whiteboard é uma poderosa tela digital para colaboração contínua, em tempo real e assíncrona, em breve no Zoom Meeting Client, no Zoom para eletrodomésticos e nas Salas Zoom para espaços Touch, replicando a experiência física de usar um quadro branco.

O Zoom Video Engagement Center, uma solução de contact center omnicanal otimizada para vídeo e integrada diretamente na plataforma Zoom, será lançada em breve.

A tradução ao vivo expandida e a transcrição ao vivo tornam as reuniões ainda mais inclusivas com a adição de tradução automática em tempo real, bem como a expansão da transcrição ao vivo existente do Zoom, com suporte para vários idiomas no final deste ano.

O Zoom Events permite que os gerentes de eventos hospedem eventos virtuais e híbridos de várias faixas e vários dias.

O Zoom Rooms Smart Gallery usa Inteligência Artificial para criar feeds de vídeo individuais de participantes na sala, para que sejam vistos de forma clara e igual por funcionários remotos, criando uma experiência de trabalho híbrida mais inclusiva.

O Workspace Reservation permite que os funcionários reservem facilmente salas, mesas e espaços usando um mapa interativo, estejam eles no local ou remotamente. Os funcionários podem fazer o check-in quando chegarem.

Quais foram as principais tendências durante o período mais agudo da pandemia?

O Zoom está transformando a trajetória dos negócios e das comunicações pessoais, aprimorando a maneira como nos conectamos, compartilhamos ideias e fazemos mais juntos – independentemente da localização.

Felizmente, conseguimos ter conexões quando as pessoas não podiam estar presencialmente saindo para trabalhar, aprender, socializar e comemorar. Pudemos ver as pessoas sorrindo, acenando com a cabeça… essas dicas não-verbais são primordiais para todas as comunicações.

O Zoom Events Conference é um novo tipo de evento que permitirá que os anfitriões organizem eventos em um formato sofisticado, incluindo lobby de eventos, chat, networking, patrocinadores, pesquisas, gravações, análises e muito mais. O Zoom Events Conference oferecerá aos anfitriões e participantes uma vivência personalizável com a capacidade de fornecer uma experiência de evento virtual envolvente e conectada.

No Zoom, estamos constantemente inovando e evoluindo nossa plataforma para oferecer soluções rápidas que atendam às necessidades atuais e futuras de nossos usuários e lhes tragam felicidade. Entendemos que a maneira como as pessoas se conectam, aprendem, trabalham, colaboram, participam de eventos mudou fundamentalmente e, daqui para frente, as melhores experiências virtuais e presenciais se unirão para maximizar a produtividade, flexibilidade e inclusão.

À medida que olhamos para o futuro, estamos focados em continuar a executar nossa estratégia que está transformando o Zoom em uma plataforma de comunicação mais ampla que fornece aos usuários o que eles precisam para expandir seus negócios.

Isso definirá o comportamento e as tendências no futuro?

O Zoom fala sobre ambiente de trabalho híbrido e flexível quando a pandemia terminar, em que as pessoas se reportam a um escritório, mas desfrutam de mais liberdade para trabalhar e viver remotamente.

A necessidade de ampliar os recursos do Zoom para atender às demandas de um mundo que trabalha remotamente superou todas as outras preocupações no ano passado. A empresa está se concentrando em tecnologia e em novos recursos inovadores, incluindo alguns que tornariam o Zoom um pouco menos virtual, além de ajudar a oferecer uma experiência que pode aumentar uma reunião presencial.

“Vídeo é a nova voz” é agora uma frase universalmente compreendida por jovens e idosos em todo o planeta. O vídeo certamente mudou as coisas. O trabalho remoto agora é apenas trabalho. A educação à distância está mais disponível e confiável. Ninguém se mostra surpreso ao receber um convite de aniversário do Zoom. Talvez uma mudança ainda mais notável seja como o vídeo e outros serviços em nuvem ajudaram a criar um padrão mais alto de inovação em todos os setores.

Então o que vem depois? A resposta é fácil: o vídeo continuará a remodelar a força de trabalho e as experiências em todos os setores, seja varejo, serviços financeiros, saúde, educação, seguros, serviços de emergência… todos os setores serão influenciados por ele. Mas essa era do vídeo recém-criada também dispersará as velhas noções de como os negócios, a educação e a sociedade podem ser e criar novas possibilidades, tanto pessoal quanto profissionalmente.

Quais hábitos mudaram radicalmente entre os usuários do Zoom durante o período pandêmico?

Em 2021, o Zoom foi usado em todos os países sancionados ao redor do mundo. Para trabalhar, estudar ou desenvolver qualquer outra atividade, a plataforma tem representado uma ótima ferramenta para milhares de pessoas. Os recursos fornecem uma nova maneira de interagir e realizar o que ninguém pensava que seria possível antes.

O presente e o futuro de tudo o que acontecer a partir de agora será realizado de forma híbrida. Muitas atividades podem até voltar ao presencial, mas ninguém vai ignorar a experiência e os resultados positivos que foram alcançados nos últimos meses sobre o que aconteceu remotamente. Tudo isso representa um grande avanço e oferece mais qualidade de vida.

Entre as tendências que vão definir o comportamento nos próximos anos, certamente se destaca a realização de reuniões e eventos online. Isso vai orientar o comportamento das pessoas, proporcionando maior aproximação entre os grupos, independentemente da localização geográfica. Também pode otimizar tudo com as vantagens dos recursos digitais. No Zoom, estamos nos esforçando para ajudar todos a aprender o que é preciso para avançar com confiança. Queremos manter as conquistas e avanços adquiridos neste período e poder oferecer com maior intensidade, soluções que possam ajudar ainda mais.

Qual a importância dos feedbacks para a empresa?

Nossa missão é conectar o mundo para que todos possam fazer mais juntos. Nos últimos 10 anos os clientes usaram o Zoom para criar, administrar e expandir negócios de todos os tamanhos, de startups a empresas. As avaliações e classificações de clientes nos permitem ouvir todos como indivíduos e como uma voz coletiva. Temos o orgulho de compartilhar alguns de nossos reconhecimentos e avaliações recentes.

Nossos clientes recorrem a sites de avaliação confiáveis, como Gartner Peer Insights, G2 e TrustRadius, para compartilhar seus comentários e avaliar rigorosamente as soluções que usam. Esses sites geralmente reconhecem soluções altamente classificadas para ajudar os consumidores em suas decisões de compra de software.

As avaliações por pares podem ajudar os consumidores e os tomadores de decisão B2B a fazerem escolhas informadas sobre os produtos e serviços que compram. Mas, mais do que isso, as avaliações captam a voz de nossos clientes, o que nos ajuda a impulsionar a inovação e as melhorias de processos que proporcionam satisfação.

O que você vislumbra para o Zoom em 2022?

No Zoom, estamos constantemente inovando e evoluindo nossa plataforma para oferecer soluções rápidas que atendam às necessidades atuais e futuras de nossos usuários e lhes tragam felicidade. Entendemos que a maneira como as pessoas se conectam, aprendem, trabalham, colaboram, participam de eventos e muito mais mudou fundamentalmente e, daqui para frente, as melhores experiências virtuais e presenciais se unirão para maximizar a produtividade, flexibilidade e inclusão.

À medida que olhamos para o futuro, estamos focados em continuar a executar nossa estratégia que está transformando o Zoom em uma plataforma de comunicação mais ampla que fornece aos usuários o que eles precisam para expandir seus negócios.

Apps do Zoom: os aplicativos são criados para otimizar os fluxos de trabalho das reuniões. Ainda este ano, planejamos disponibilizar a integração do Zoom Apps em toda a plataforma, incluindo Zoom Apps para Webinars, Zoom Apps para mobile e aplicativos imersivos, que permitirão experiências ainda mais imersivas e colaborativas.

O Zoom Chat Huddle View potencialmente fornecerá um layout visual de canais para dar as equipes uma sensação de conexão enquanto trabalham virtualmente. Os membros do canal poderão escolher um plano de fundo virtual exclusivo de sua escolha, conversar, ver facilmente quem está no canal e identificar rapidamente se estão ocupados ou disponíveis, reunindo as equipes de uma maneira totalmente nova.

Video Voicemails do Zoom Phone oferece uma alternativa mais personalizada aos correios de voz padrão, com a capacidade de deixar mensagens de vídeo para os colegas, diretamente na caixa de entrada do correio de voz.

A Colaboração Contínua Zoom facilitará a colaboração entre ferramentas com integrações mais estreitas na plataforma Zoom e em terceiros. Com esses aprimoramentos planejados, os usuários se beneficiam da capacidade de compartilhar arquivos, gravações e bate-papos do Zoom Meetings para o Zoom Chat para facilitar a referência e colaboração em documentos e integração com soluções de compartilhamento de arquivos – tudo sem precisar sair do app do Zoom. O Zoom Widget está planejado para fornecer uma visualização rápida da programação, que pode permitir que os usuários vejam quem já está na reunião e notifiquem o organizador usando o Zoom Chat se estiverem atrasados. Para pessoas em reuniões consecutivas, o Zoom Widget os ajudará a gerenciar o tempo, as expectativas e manter seus colegas de equipe informados.

Essas inovações planejadas ajudarão a criar uma experiência de usuário mais eficiente, colaborativa e envolvente, além de simplificar os processos conectando e organizando fluxos de trabalho.

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