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DEUNA se destaca na prevenção de fraudes

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O panorama dinâmico do e-commerce brasileiro tem recebido uma revolução significativa com a introdução da solução “one-click checkout” da DEUNA. Nesta entrevista exclusiva para o portal Panorama Mercantil, Fabio Di Santoro, General Manager da DEUNA no Brasil, discute os impactos dessa inovadora funcionalidade no mercado nacional. A DEUNA não se limita a simplificar o processo de compra, proporcionando uma experiência mais fluida aos consumidores. A empresa se destaca ao oferecer um orquestrador de pagamentos, conectando comerciantes a um vasto ecossistema de mais de 80 provedores de meios de pagamento e antifraude. Isso não apenas personaliza os fluxos de pagamento conforme as necessidades de cada cliente, mas também agiliza a habilitação de vários métodos de pagamento, eliminando a necessidade de lidar com múltiplas integrações. A parceria estratégica da DEUNA com a VTEX, a maior plataforma de soluções para full commerce da América Latina, tem sido um catalisador para o sucesso. Em menos de um ano, casos de sucesso, como o da Doto no México, mostram aumentos significativos nas vendas digitais graças à implementação das soluções da DEUNA. Em relação aos desafios do mercado brasileiro, especialmente as altas taxas de tentativas de fraude, Fabio Di Santoro destaca a robustez da stack de tecnologia da DEUNA. Essa tecnologia de fraude incorporada ao orquestrador permite a flexibilidade na parametrização.

Fabio, que impacto a solução de “one-click checkout” da DEUNA pode ter no mercado brasileiro de e-commerce?

As funcionalidades de checkout que a DEUNA disponibiliza facilitam a compra com menos cliques, melhorando muito a experiência dos compradores. Mas oferecemos também uma série de funcionalidades mais técnicas. O orquestrador de pagamentos é o carro chefe da solução que oferecemos ao mercado. A DEUNA conecta comerciantes através de uma única integração a um ecossistema de mais de 80 provedores de meios de pagamento e de antifraude. Isso permite que nossos clientes criem uma solução de pagamentos sob medida, por meio de fluxos de pagamentos com parâmetros personalizados e adequados às suas necessidades.

Além disso, o orquestrador DEUNA permite ao comerciante habilitar vários métodos de pagamento para seus clientes quase instantaneamente. Não há necessidade de lidar com múltiplas integrações com diversos provedores, o que facilita imensamente esse processo. Assim, contribuímos para a redução de custos com provedores, para um aumento na taxa de aprovação das vendas e para a otimização dos gastos com o processamento de cobranças.

Qual a importância da parceria da DEUNA com uma das maiores plataformas de soluções para full commerce da América Latina para o crescimento da empresa no Brasil?

A nossa estratégia de operação no Brasil passa por habilitar os nossos clientes com os principais meios de pagamento que estão disponíveis no mercado, ajudando-os a atingir os seus objetivos de negócios. A VTEX é hoje a maior plataforma de soluções para full commerce da América Latina. É uma empresa reconhecida pela excelência dos seus serviços e tem presença dominante no mercado brasileiro. Nossa parceria ainda não completou um ano, mas já temos alguns casos de sucesso para apresentar, como a Doto, do México, que alcançou um aumento de 9% em suas vendas digitais em menos de dois meses, graças à implementação da solução de roteamento dinâmico da DEUNA.

As empresas de varejo que utilizam plataforma VTEX podem usufruir das nossas capacidades de orquestração de pagamentos de maneira muito rápida e simples, já que as soluções têm integração nativa. Por isso, temos confiança de que essa parceria será uma das alavancas do crescimento da DEUNA no Brasil. Mas cabe ressaltar que nossa solução é totalmente “agnóstica” em relação aos sistemas de pagamentos. E que a DEUNA não limita o escopo da sua atuação a segmentos específicos do mercado de e-commerce.

Como a DEUNA pretende enfrentar os desafios relacionados às altas taxas de tentativas de fraude no cenário de aprovação de pagamentos online no Brasil?

A América Latina é uma das regiões com as taxas de fraude mais altas do mundo, 97% maiores do que a América do Norte e 222% maiores do que na Ásia-Pacífico, e os fraudadores estão cada vez mais sofisticados. A solução DEUNA foi, desde o início, concebida para lidar com essa realidade, que não é diferente no Brasil. Desenvolvemos uma stack de tecnologia robusta de fraude incorporada ao orquestrador, que permite uma parametrização flexível entre plataformas de antifraude e tem capacidade de direcionar automaticamente as transações entre diferentes mecanismos, conforme o perfil da transação e suas características específicas. Com isso, reduzirmos a incidência de fraudes e, simultaneamente, maximizar a aceitação de pagamentos legítimos.

O Brasil possui uma regulamentação muito complexa em relação aos cartões de crédito, o que torna difícil para os comerciantes navegar pelo mundo dos sistemas de controle de fraude. Integrar as plataformas de e-commerce com provedores de solução antifraude é uma tarefa mais difícil do que a integração com provedores e plataformas de pagamentos. É preciso consolidar, de maneira integrada, os diferentes dados necessários para que o comerciante use de forma eficiente os serviços de detecção. A DEUNA se encarrega desse trabalho técnico, o que permite aos nossos clientes implementar sistemas de gestão da fraude de forma rápida e eficiente, ao mesmo tempo, em que os ajuda a reduzir custos com provedores.

Quais são os principais diferenciais da DEUNA em relação a outras empresas do setor, considerando seu modelo de negócio como plataforma tecnológica orquestradora?

São vários, a começar por nossa experiência e pelos casos de sucesso comprovados em vários e-commerce de varejo e empresas de grande porte, nos diversos países da América Latina onde já atuamos. Outro diferencial importante, é que a DEUNA busca se posicionar nesse mercado de maneira única, como um tipo de consultor ou “business concierge” para os nossos clientes, no que diz respeito às complexidades do ecossistema de pagamentos. Ou seja, nós não somente facilitamos tecnicamente cada passo, como buscamos também orientar e educar cada cliente sobre qual arquitetura é mais otimizada para as suas necessidades e para resolver os problemas reais do seu negócio. Nos mercados em que atuamos na América Latina, a DEUNA ganhou reconhecimento e respeito, em grande medida, por esse posicionamento.

Por que você acredita que a DEUNA lhe escolheu para liderar as operações no Brasil, e como você pretende impulsionar o crescimento da empresa no país?

Hoje, a América Latina tem 660 milhões de habitantes e 5,8 trilhões de dólares de PIB, o que faria da região a terceira maior economia do mundo, caso fossemos um único país. O Brasil sozinho tem cerca de 215 milhões de habitantes e responde por 33% do PIB total da região, com cerca de 1,9 trilhões de dólares. São números impressionantes, mas é importante destacar que o Brasil está diminuindo a diferença na penetração do comércio eletrônico em relação a países superdesenvolvidos neste quesito, e isso se deve na maioria ao impulso dado pelo canal mobile (compras com uso de smartphones), que tem uma presença cada vez maior no país.

Tive a oportunidade de ao longo da carreira me relacionar com empresas dos mais diversos segmentos da indústria, em especial grandes organizações, as chamadas enterprise. A experiência de mais de 10 anos na indústria de pagamentos em serviços financeiros, tendo atuado em posições comerciais, desenvolvimento de negócios, na construção de propostas de valor e suporte ao negócio tem me permitido desenvolver um entendimento abrangente da indústria de pagamentos, e isso complementa muito o negócio da DEUNA.

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Quais são as expectativas da DEUNA em relação ao comportamento dos consumidores brasileiros em meio à ascensão do PIX como forma de pagamento?

Nós enxergamos de forma extremamente positiva essa movimentação do mercado em direção a sistemas de pagamento em tempo real (“real time payments”) e a outros métodos inovadores que têm potencial para reduzir alguns pontos de atrito que hoje dificultam os negócios. Boa parte do “share” dos cartões de crédito está migrando para essas novas soluções. Os comerciantes que usam o orquestrador de pagamentos da DEUNA terão uma vantagem competitiva, pois vão poder usufruir dessas inovações com um mínimo de esforço de integração. Estamos preparados para isso, e acompanhando com muita atenção a evolução e o crescimento do uso do PIX no Brasil.

Por que a DEUNA acredita que suas soluções podem gerar entre 3% a 5% de faturamento adicional aos varejistas brasileiros?

O e-commerce abre mão de bilhões de dólares em “dinheiro na mesa” devido a um índice elevadíssimo – na casa de 80% – de abandono dos carrinhos antes da conclusão do checkout. Em uma parte significativa desses abandonos, havia intenção genuína e legítima dos clientes em concluir a compra. São vários os motivos, mas entre eles destaca-se a ausência da opção de pagamento preferida. Os consumidores tendem a suspender o processo de compra se não visualizarem sua opção de pagamento no checkout, ou se o sistema apresentar lentidão e inconsistências. Por isso, diversificar provedores de pagamento tem impacto direto na aprovação das vendas digitais, e essa é uma situação que um bom orquestrador de pagamentos ajuda a resolver.

Além disso, a estrutura atual de pagamentos online gera para os comerciantes uma perda estimada em R$ 82 bilhões, de acordo com dados de duas importantes bandeiras de cartão. O Brasil tem um dos piores índices de fraude, que resultaram em prejuízo aproximado de R$ 6 bilhões ao ano para o e-commerce em 2022. Segundo dados apurados no mesmo ano pela Clearsale em seu relatório Mapa de Fraude 2023, cerca de 312 milhões de pedidos de vendas foram alvos de fraude no e-commerce brasileiro. Já no período compreendido entre 01 de janeiro e 30 de junho de 2023, ocorreram 2 milhões de tentativas de fraude, o que representa, em valor, R$ 2,5 bilhões, algo em torno de 117 milhões de pedidos de vendas impactados por fraude no período.

Há ainda outros fatores: está claro que o custo de operar com um sistema de pagamentos pouco eficiente pode ser bem alto para o comerciante. Faturamento adicional derivado de transações recuperadas com a ajuda das soluções de orquestração gera impactos positivos na redução do CAC (custo de aquisição do cliente), e na redução do COGS (custos aplicados aos produtos e serviços vendidos) relacionado ao pagamento, o que permite capturar mais valor e um excelente custo de oportunidade.

Integrar mais de um provedor ao sistema de e-commerce contribui para a redução de custos do processo de vendas e, por consequência, pode aumentar a receita GMV do e-commerce e contribuir para a redução do custo dos bens vendidos (COGS) da operação. Por isso o retorno sobre investimento (ROI) oferecido por nossa solução de orquestração é altamente vantajoso.

Quais são os sistemas sofisticados de detecção de fraude oferecidos pela DEUNA e como eles podem minimizar o risco de chargeback nas transações?

No Brasil, 20% a 30% das compras feitas com cartão de crédito são realizadas por meio de cartões de terceiros, uma situação bem comum. E os fraudadores têm buscado cada vez mais se camuflar no fluxo de compra, passando-se por compradores habituais. Oferecer ao comerciante, soluções de identificação para que estas transações sejam analisadas, de modo que os pagamentos lícitos sejam aprovados com grande segurança, mantendo em níveis mínimos as ocorrências de fraude, é um desafio gigantesco. Empresas que adotam regras excessivamente conservadoras podem, na verdade, impedir que muitas vendas legítimas sejam concluídas, o que gera impacto negativo no faturamento e nos lucros.

Contamos com um time de especialistas dedicados a essa área, que trabalham em estreita colaboração com os nossos clientes, projetando fluxos otimizados, regras e monitoramento constante. Desenvolvemos uma stack de tecnologia robusta de fraude incorporada ao nosso orquestrador, que dá poder e autonomia aos nossos clientes para habilitar e gerenciar facilmente várias plataformas de antifraude de maneira simultânea, integrando-as com os provedores de pagamento. A tecnologia da DEUNA permite uma parametrização flexível entre essas plataformas, com capacidade de direcionar transações para diferentes mecanismos com base no perfil da transação e nas suas características específicas. Além disso, desenvolvemos uma tecnologia que permite criar uma lista interna de bloqueio de rede.

Em um dos nossos clientes mexicanos – uma empresa grande, líder na venda de produtos de conforto e repouso – a tecnologia de orquestração de pagamentos da DEUNA produziu resultados surpreendentes. Nos três meses iniciais da operação, a taxa de aceitação de transações do gateway subiu 53,6% para 73,2%. E houve uma redução considerável no valor dos estornos.

Por que a DEUNA acredita que seus clientes podem recuperar entre 5 a 15% das transações perdidas durante a Black Friday, e como isso impacta na taxa de aprovação?

Durante a Black Friday, é muito comum que as plataformas de e-commerce fiquem congestionadas, e os motivos podem ser variados: instabilidades nas conectividades entre a plataforma de e-commerce e o gateway de pagamentos, tempos de resposta dos provedores e dos processadores de pagamento, ambientes online que estão fora do ar ou lentos. Em momentos críticos, como na hora de finalizar a compra, isso frustra e irrita o consumidor. O ideal é contar com um plano de contingência. O orquestrador facilita esse processo porque reduz o custo de integrar e automatizar a inclusão de provedores de pagamentos secundários ou alternativos. Outro ponto é que, sem um sistema de orquestração, é extremamente difícil identificar e interpretar corretamente os códigos de retorno com erro das transações que não foram aprovadas. O orquestrador faz isso automaticamente e, como temos mais provedores de pagamento habilitados, pode ser feito um roteamento entre eles para direcionar de forma inteligente novas tentativas naquelas transações identificadas como potencialmente recuperáveis. Com isso, mitigamos de maneira consistente o problema de negação indevida de pagamentos lícitos. Nossa experiência real nos mostra que os clientes DEUNA conseguem recuperar entre 5 a 15% das transações que eram anteriormente perdidas.

Última atualização da matéria foi há 3 meses


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