Comércio brasileiro se prepara para vendas do Dia dos Pais 2023
O Dia dos Pais é uma das principais datas sazonais que movimentam o comércio brasileiro durante décadas. A análise feita pelo site de pesquisas Gente da Globo, realizada com 1000 pessoas, aponta que cerca de 55% afirmam que pretendem comemorar o Dia dos Pais neste ano. Essa entrevista mostra que cerca de 19% dos entrevistados não pretendem dar presentes na data, enquanto 50% desejam presentear o pai ou alguém que tem uma representatividade paterna, e revela ainda a intenção de compras de presentes para pais de crianças, pais de adolescentes e pais de adultos.
Para pais de crianças: 20% são compras de perfumes, 18% roupas, 16% smartphones, 10% acessórios e outros. Para pais de adolescentes: 22% são compras de perfumes, 20% smartphones, 19% roupas, 15% algo simbólico, 11% eletrônicos e outros. Já para pais adultos: 25% também são compras de perfumes, 23% smartphones, 15% roupas, 13% calçados, 10% viagens e outros.
Em entrevista com o Coordenador de Marketing da Gráfica GIV Online, Victor Nakamura, o mesmo destacou que devido ao aumento de 7,5% nas vendas de sacolas para presentes do Dia dos Pais em 2022, o estoque de insumos para a fabricação de sacolas para o mesmo período de 2023 aumentou em torno de 4%, pois o especialista acredita que a venda de sacolas para óticas e joalherias, podem aumentar em média 9,2% neste mês de agosto.
O site Gente da Globo aponta que 57% dos entrevistados preferem realizar compras em lojas físicas. E, ao analisar esta preferência, cerca de 32% dos entrevistados afirmam que as principais razões pelas quais preferem comprar o presente em lojas físicas é porque já saem com o presente em mãos; 28% dizem que gostam da ideia de ver e tocar o produto fisicamente antes de comprar; 26% alegam que já estão acostumados a comprar em lojas físicas; 23% encontram mais facilidade de troca caso haja necessidade; 18% compram em lojas físicas para não pagar a taxa de frete e 13% é por conta do prazo de entrega, já que sempre deixam para comprar o presente na última hora.
Em contrapartida, 43% dos entrevistados acham melhor realizar compras de presentes do Dia dos Pais pela internet, já que 50% acham que realizar compras pela Internet sai mais barato; 40% acreditam que têm acesso a mais variedades em lojas online; 27% usam programas de pontos, cashbacks e cupons; 27% preferem a comodidade de comprar sem sair de casa; 26% já têm um site favorito e não abre mão de comprar e 23% afirmam que fazem quase todas as compras online.
Para o Coordenador de Marketing da Gráfica GIV, as empresas que realizam vendas online devem intensificar as estratégias de marketing com links patrocinados em redes sociais e sites de buscas, e as lojas físicas devem investir mais em materiais de divulgação para ponto de venda, para que assim, o percentual de interesse de compra possa aumentar ao se aproximar da data.
“Seja vendas online ou em lojas físicas, as estratégias de marketing devem ser assertivas e os estabelecimentos devem estar prontos para receber toda essa demanda, com variedades de brindes e presentes, opções de preços, facilidades de pagamento e embalagens adequadas, são alguns dos requisitos indispensáveis para o sucesso de vendas”, conclui o especialista.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Facebook Comments