Cresce o número de mulheres empreendedoras no Brasil
O número de mulheres empreendedoras no país cresceu 30% entre os anos de 2021 e 2022. Mas, mesmo com esse aumento, a maioria das gestoras de negócios (87%) continua atuando sozinha em seus empreendimentos. É o que aponta estudo realizado pelo Sebrae a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do IBGE. O levantamento cita que ao longo de quatro trimestres consecutivos a proporção de mulheres que geram pelo menos 1 emprego aumentou de forma expressiva, enquanto o percentual de homens empregadores cresceu somente 8%.
Ainda segundo a pesquisa, o Brasil possui 1,3 milhão de mulheres empregadoras em um cenário de 10,3 milhões de proprietárias de negócios. O estudo do Sebrae aponta ainda que, quando possuem empregados, as mulheres têm empreendimentos menores, gerando menos postos de trabalho do que os homens.
De acordo com Astrid Vieira, presidente da Leaders HR, ao exercer o empreendedorismo, toda mulher deve saber que é um caminho de acertos e de erros. “É muito importante que o planejamento a ser feito na atividade desejada leve em consideração as necessidades da empreendedora, isso significa que os momentos de dificuldades se tornem um aprendizado”, ressalta.
Astrid diz ainda, que antes de começar a empreender é necessário avaliar qual o quantia de capital necessário não apenas para o investimento em produtos, equipamentos e contratações, mas também para o sustento da empresária enquanto o negócio vai se desenvolvendo.
Para atingir um ambiente de trabalho distinto e inclusivo, é importante que as empresas apostem nas mulheres em todos os graus de hierarquia, de estagiárias até as posições mais altas da organização. Para Maria Inês Vasconcelos, advogada e fundadora do escritório Vasconcelos Rodrigues Advocacia, “a mulher brasileira é altamente empreendedora. Estamos em todos os segmentos e muitas de nós exercem liderança estratégica no segmento público e privado. Para a mulher que quer empreender a minha principal dica é a informação acerca do negócio. ‘Conhecer é essencial’. Mulheres são altamente práticas, resilientes e criativas, por isso largam em disparada no empreendedorismo”, pontua.
A ideia da empresária e apresentadora do programa televisivo Saber Viver, Melissa Paula, é valorizar as mulheres no mercado de trabalho. “Com o crescimento da abertura de novos empreendimentos femininos, amplia também a geração de empregos e, consequentemente, a renda da família”, explica.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Quem salvará a Warner das dívidas?
novembro 28, 2025Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.




Facebook Comments