Brasileiros abrem 65% dos novos negócios em Portugal
Não é de hoje que Portugal virou uma opção de imigração para brasileiros. Segundo o Itamaraty, 276.200 brasileiros moravam no país europeu em 2020, sendo a segunda maior comunidade de brasileiros fora do Brasil. Muitos vão para estudar, trabalhar e também para empreender, como mostra dados do Alto Comissariado para as Migrações (ACM) português.
Segundo o ACM, 65% dos novos negócios em Portugal foram criados por cidadãos brasileiros. Os dados são referentes ao ano de 2020. Além disso, ainda de acordo com o órgão, 75% destes novos empreendimentos de brasileiros foram abertos por mulheres, geralmente pequenos negócios online e prestação de serviços à distância.
“Empreender em Portugal não é simples, o mercado é menor, menos aquecido e com consumidor mais exigente do que somos acostumados no Brasil”, conta Eduardo Volpato, Fundador do Seventh Brunch, uma cadeia global de restaurantes em expansão para Itália e Estados Unidos, com atuação em Portugal.
Volpato abriu sua rede de restaurantes em 2021 e hoje conta com 50 funcionários. O sucesso foi tão grande, que suas três unidades estão em primeiro lugar no TripAdvisor, site que mostra avaliação de consumidores para diversos empreendimentos.
“O primeiro desafio é ter calma e buscar conhecer o mercado e o público português. Muitos brasileiros vêm para Portugal em busca de qualidade de vida e acabam abrindo um negócio achando que o vai ser como no Brasil. O idioma é semelhante, mas o mercado, não”, complementa Volpato.
No país, de acordo com dados recentes do Eurostat (serviço de estatísticas da União Europeia), no segundo trimestre de 2021, o registro de novas empresas aumentou em 36%.
Os setores em que foram abertos os mais novos empreendimentos são, nesta ordem: atividades imobiliárias, comércio de venda direta ao cliente, informação e comunicação, finanças e comércio a varejo.
Para saber mais, basta acessar: www.seventhbrunch.com
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Facebook Comments