Criteo adquire IPONWEB e movimenta o mercado
A Criteo SA (NASDAQ: CRTO) (“Criteo”), a empresa de tecnologia global que fornece a Commerce Media Platform líder mundial, anunciou ontem (09) que entrou em negociações exclusivas para adquirir a IPONWEB, empresa líder de mercado AdTech com recursos de negociação de mídia de classe mundial, por 380 milhões de dólares em uma combinação de dinheiro e ações em tesouraria da CRTO. Com essa aquisição, a Criteo acelera seus planos estratégicos para moldar o futuro da commerce media e fornecer os melhores públicos em escala para profissionais de marketing e publishers na Internet aberta.
Ajuste estratégico atraente
A Commerce Media Platform da Criteo foi projetada para fornecer aos profissionais de marketing e publishers acesso direto a commerce audiences em toda a internet aberta. Ao conectar os dados de first party dos profissionais de marketing e dos publishers em sua vasta rede, a Criteo capacita soluções de publicidade que priorizam o público em toda a cadeia de suprimentos, ajudando marcas que buscam impulsionar a preferência por meio de campanhas CTV, anunciar seus produtos de consumo em sites e aplicativos de varejistas ou adquirir clientes diretos de varejo.
Por mais de 20 anos, a tecnologia da IPONWEB ajudou a alimentar um ecossistema de publicidade aberto e diversificado, construindo soluções empresariais para agências, publishers e profissionais de marketing fornecendo infraestrutura de negociação de mídia para a indústria AdTech, atendendo a publishers e profissionais de marketing no processo.
Com esta aquisição planejada, a Criteo acelera sua visão da Commerce Media Platform e oferece melhor controle para seus profissionais de marketing – e seus parceiros de agência – alavancando as soluções DSP e SSP bem estabelecidas da IPONWEB. A aquisição também expande as oportunidades de monetização dos publishers e fornece serviços essenciais para o gerenciamento de first party data em todo o ecossistema. Junto com a IPONWEB, a Criteo se destacará como o parceiro de commerce media de escolha na internet aberta para o mundo de identificadores e pós third-party cookies.
A tecnologia aberta e cultura da IPONWEB estão perfeitamente alinhadas com o propósito da Criteo de apoiar uma internet justa e aberta onde a tecnologia permite a descoberta, inovação e escolha para consumidores, profissionais de marketing e publishers. Ambas as empresas compartilham uma profunda cultura de engenharia para inovar e resolver problemas complexos em escala, e também são globais com raízes europeias, baseadas em conjuntos de dados sofisticados e focados na privacidade e IA.
“A união de forças com a IPONWEB potencializa a execução da estratégia Commerce Media Platform da Criteo”, destaca Megan Clarken, CEO da Criteo. “Este é um momento decisivo na transformação da Criteo para impulsionar o crescimento sustentável e a diversificação da receita, criando valor para todas as partes interessadas desde o primeiro dia. Os clientes da Criteo se beneficiariam de recursos full-funnel aprimorados com ferramentas de autoatendimento ainda mais flexíveis, enquanto continuam a aproveitar os commerce data exclusivos da Criteo para segmentação, medição e resultados superiores.”
“A excelência comprovada da Criteo em IA e o foco incomparável no desempenho em escala são altamente respeitados na indústria”, diz o Dr. Boris Mouzykantskii, fundador, CEO e cientista chefe da IPONWEB. “Estamos ansiosos para ingressar na Criteo e, juntos, aproveitar as vastas oportunidades em nosso ecossistema em rápida mudança, trazendo maior valor para nossos clientes, funcionários e parceiros.”
Solidificando ainda mais a posição de liderança da Criteo em um mundo de identificação pós third-party cookies
Junto com o grande mercado de negociação de mídia da IPONWEB, as plataformas de demanda e de fornecimento, a Criteo seria capaz de trazer aos publishers uma escala muito maior de gastos com mídia e acesso a first-party data, um componente crítico de sua estratégia de produto.
Acessar mais first-party data de publishers e ser capaz de casar seus ativos com os dos profissionais de marketing permite ativação superior, interoperabilidade e medição de first-party data dentro do ecossistema de comércio da Criteo – tornando os commerce audiences da Criteo mais universalmente acessíveis a uma gama mais ampla de media buyers. Isso permitiria a Criteo conduzir os públicos-alvo de comércio com melhor desempenho em escala, sem quaisquer identificadores de third-party – sejam cookies ou IDFA.
Espera-se que a transação proposta gere valor para o acionista a longo prazo
A transação proposta deve ser acretiva ao crescimento da receita da Criteo, EBITDA ajustado, EPS e Fluxo de Caixa Livre, adicionando mais de $100 milhões de dólares em receita anual ex-TAC, bem como contribuição positiva de EBITDA ajustado e fluxos de caixa desde o primeiro dia, acelerando o crescimento de Novas Soluções da Criteo e diversificar ainda mais a receita para impulsionar o crescimento sustentável de longo prazo.
O preço de compra de $380 milhões de dólares deve ser financiado por $305 milhões de dólares pagos em dinheiro e $75 milhões pagos em ações de tesouraria da CRTO. No fechamento, a Criteo estaria pagando aproximadamente 20% do preço de aquisição em ações de tesouraria. Com base no preço de fechamento das ações da Criteo em 7 de dezembro 2021, as ações em tesouraria que a Criteo pretende utilizar teriam sido compradas a um preço médio de $25,2 e gerariam um retorno sobre o investimento de 168%. A utilização dessas ações em tesouraria para a aquisição proposta também permitirá que a Criteo acelere seu programa de recompra de ações após o fechamento.
Como a estrutura de financiamento não requer financiamento de dívida adicional ou uso de linhas de crédito existentes, a aquisição proposta preservaria a flexibilidade financeira total da Criteo após a conclusão.
A Criteo espera ter mais de $600 milhões de liquidez financeira restante após a conclusão da transação contemplada, fornecendo ampla flexibilidade para buscar sua transformação estratégica e investir em suas múltiplas áreas de crescimento. Olhando para o futuro, a Criteo manterá seu processo robusto de alocação de capital com o objetivo principal de investir no crescimento orgânico contínuo e alavancar as fusões e aquisições para acelerar a execução de sua estratégia de Commerce Media Platform, enquanto continua retornando dinheiro aos acionistas por meio de seu programa de recompra de ações.
O fechamento da transação está previsto para o primeiro trimestre de 2022, sujeito a aprovações regulatórias e consulta do French Works Council da Criteo.
A Criteo também reafirma sua orientação financeira para 2021, conforme fornecida em 3 de novembro de 2021.
Sinergias comerciais e de produtos atraentes
Juntos, os conjuntos de produtos complementares aceleram o roteiro da Criteo, entregando aos profissionais de marketing e publishers soluções superiores de publicidade e monetização otimizadas para resultados de comércio.
BidSwitch®, o mercado de negociação de mídia da IPONWEB conectando 130 parceiros de demanda e 150 parceiros de supply, combinado com a Criteo, ampliaria a distribuição de commerce audiences na internet aberta, tornando a ativação, interoperabilidade e medição de first party data mais contínuas no mundo pós third-party cookies. BidCore®, a plataforma de demanda de autoatendimento personalizável da IPONWEB, expandiria a amplitude da oferta de marketing de full-funnel da Criteo, em particular para campanhas publicitárias de funil médio e superior, incluindo em vídeo e CTV, e impulsionaria a expansão dos negócios de Retail Media. O MediaGrid®, a plataforma de fornecimento avançada da IPONWEB que permite um inventário altamente curado, permitiria que a Criteo expandisse significativamente sua pegada direta de publisher e aumentasse sua distribuição de first-party data e potencial de ativação.
Para os profissionais de marketing e agências, a tecnologia altamente flexível e os recursos de personalização robustos da IPONWEB suportariam implementações sob medida da Commerce Media Platform e permitiriam que a Criteo atendesse às necessidades exclusivas desses clientes estratégicos. O gasto anual de mídia de quase $1 bilhão de dólares da IPONWEB, atendido por meio de mais de 220 integrações de demanda e fornecimento, ampliaria o alcance do consumidor da Criteo, oferecendo oportunidades mais amplas para que a tecnologia de IA da Criteo fornecesse commerce audiences de alto desempenho em escala na internet aberta.
Sobre a Criteo:
A Criteo (NASDAQ: CRTO) é a empresa de tecnologia global que fornece a plataforma de commerce media líder mundial. 2.700 membros da equipe da Criteo fazem parceria com 22.000 marketers e milhares de publishers em todo o mundo para ativar o maior conjunto de commerce data do mundo para gerar melhores resultados de comércio. Ao fornecer publicidade confiável e impactante, a Criteo oferece experiências mais ricas a cada consumidor, ao mesmo tempo que apoia uma internet justa e aberta que permite descoberta, inovação e escolha.
*Com participação da jornalista Luísa Soares.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Quem salvará a Warner das dívidas?
novembro 28, 2025Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.




Facebook Comments