Erste Bank implementa tecnologia TeamViewer

Hendrik Witt

Mais antiga instituição de crédito da Áustria, com mais de 16 milhões de clientes em mais de 2,7 mil filiais em sete países do Centro-Leste europeu, o Erste Bank acaba de anunciar a implementação de um novo serviço avançado de consulta remota por meio da tecnologia TeamViewer Engage, da provedora líder global de soluções de conectividade remota e digitalização de ambientes TeamViewer. O TeamViewer Engage é uma tecnologia segura e compatível com a GDPR e permitirá aos clientes do Erste Bank Oesterreich uma forma ainda mais avançada de comunicação e interação on-line com seus consultores pessoais através de chamadas de vídeo com compartilhamento de tela ou guia do navegador para consultas virtuais em tempo real, preenchimento conjunto de formulários e upload de documentos. O escopo do novo serviço de consulta remota corresponde aos mesmos serviços oferecidos nas agências e postos bancários.

O serviço remoto funcionará diretamente de dentro do navegador do cliente, sem necessidade de instalação de software. Qualquer dispositivo com acesso à internet, câmera e som é suficiente para uso — e graças ao design personalizável do TeamViewer Engage, o Erste Bank conseguiu implementar a nova experiência de consultoria digital ao cliente em total consonância com o design corporativo e a mais alta qualidade.

Para Fabian Stenzel, Head de Retail do Erste Bank, a oportunidade de oferecer aos clientes uma ampla variedade de opções para conduzir seus negócios bancários é sempre uma preocupação do Erste Bank Osterreich — uma vez que a tendência de consultas virtuais que independem da localização física do cliente vem ganhando diariamente mais reforços e importância no mundo corporativo, tanto pelas necessidades do mundo moderno como pela pandemia, que acabou gerando um boost na aceleração dos processos digitais nas empresas. “Com o novo serviço de consulta remota, nossos clientes têm agora uma opção inovadora que os desobriga a ir até a agência para cuidar de suas rotinas bancárias, com a qualidade de atendimento e consultoria do Erste Bank Osterreich aliada à alta competência das mais avançadas tecnologias TeamViewer.”

Parceria de sucesso desde 2019

O lançamento da agência virtual é o mais recente passo na trajetória do muito bem-sucedido relacionamento do banco com seus clientes, iniciado em 2019 por meio de parceria da instituição financeira com a startup austríaca Xaleon, adquirida pela TeamViewer em janeiro de 2021. Como primeira ação, a ServiceCenter, subsidiária responsável pelo suporte ao cliente do Erste Bank, integrou uma funcionalidade co-browsing ao seu serviço ao cliente. A partir daí, equipes de serviços e clientes puderam utilizar a solução baseada em navegador para trabalhar em conjunto em um site sob medida para rapidamente resolver as questões dos correntistas, como – por exemplo – problemas com suas contas on-line. “Desde então, o feedback tem sido extraordinariamente positivo”, diz Michael Havas, Diretor Geral da ServiceCenter. Segundo ele, além da maior satisfação dos clientes e funcionários, o tempo médio de processamento das solicitações foi reduzido em até 40%.

“O Erste Bank é um excelente case sobre como o TeamViewer Engage pode ser utilizado de forma flexível dentro de uma companhia para vários casos de uso. Com as soluções TeamViewer, nossos clientes corporativos podem digitalizar processos ao longo de toda a cadeia de valor, incluindo o atendimento aos seus usuários”, afirma Hendrik Witt, Diretor de Produto da TeamViewer. “A filial virtual do Erste Bank e o suporte via ServiceCenter são os principais exemplos de como uma empresa, não importa o porte ou segmento, pode mapear seu atendimento e aconselhamento on-line e, assim, criar valor agregado real aos seus clientes”.

O TeamViewer Engage é a plataforma de engajamento da TeamViewer para vendas on-line, atendimento ao cliente digital e consultas em vídeo, e é resultado da aquisição da empresa austríaca Xaleon pela TeamViewer em janeiro de 2021.

Sobre a TeamViewer:

A TeamViewer é a empresa líder global em tecnologias e plataformas de conectividade remota para acesso, controle, gerenciamento, monitoramento e reparação de dispositivos de qualquer tipo – desde laptops e celulares até máquinas industriais e robôs. Embora o TeamViewer seja gratuito para uso pessoal, a companhia conta com mais de 600 mil assinantes e o software é amplamente utilizado por corporações e indústrias de todos os portes e segmentos para digitalização de processos críticos de negócios através de conectividade remota rápida, segura e perfeita. Tendo como pano de fundo as megatendências globais, como proliferação de dispositivos, automação e novas culturas de trabalho, a TeamViewer vem proativamente moldando a Transformação Digital e continuamente inovando nos campos da Realidade Aumentada, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Desde sua fundação em 2005, o software TeamViewer, carro-chefe da empresa, já foi instalado em mais de 2,5 bilhões de dispositivos em todo o mundo. Com sede em Goppingen, Alemanha, a TeamViewer emprega mais de 1,5 mil pessoas em escritórios globais. Em 2020, a companhia alcançou faturamento de cerca de 460 milhões de euros. As ações TeamViewer AG (TMV) estão listadas na Bolsa de Valores de Frankfurt e pertencem à MDAX.

*Com participação da jornalista Renata Bosco.

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