Anúncios
Sua Página
Fullscreen

Jogos online ultrapassam os US$200 bilhões

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

O ano passado não foi positivo para o mercado dos jogos eletrônicos, com uma queda de 1,1% em comparação com 2020. No entanto, isso não significa que o setor está pessimista com o futuro. Alguns especialistas acreditam que os próximos meses serão de crescimento, com o faturamento chegando aos US$ 200 bilhões até 2023. Um valor alto que mostra a consolidação de um dos entretenimentos digitais mais bem-sucedidos do mundo. Algo que foi conquistado pela variedade e também pelo uso do marketing digital para alcançar um público crescente.

Todos esses números foram divulgados no primeiro semestre deste ano, em levantamento feito pela empresa estrangeira NewZoo. Esse relatório mostrou que o faturamento em 2021 ficou em US$ 175,8 bilhões, ou seja, uma queda em relação ao período anterior. Um dos motivos foi a crise na saúde que afetou várias produções importantes, como de videogames e computadores. Além disso, várias empresas tiveram que interromper o desenvolvimento de produtos ligados ao setor.

A queda era esperada pelo setor, e muitas empresas se prepararam para isso pensando no futuro. O objetivo é conseguir se recuperar em 2022, e terminar esse ano com números melhores e crescimento. Algumas empresas deram sinais positivos, mas apenas em janeiro.

Anúncios

do próximo ano vamos descobrir o impacto real. A projeção é que esse mercado consiga ultrapassar a marca dos US$ 200 bilhões até o final de 2023. Um objetivo bem possível, se olharmos para crescimentos anteriores.

Entretanto, o relatório da empresa também aponta algumas preocupações. Calcula-se, por exemplo, que os jogos voltados para os computadores podem cair quase 3% nos próximos anos. Afinal, a tendência é que os smartphones continuem ganhando espaço com os dispositivos mais usados pelas pessoas para jogarem. Isso é algo que acontece aqui no Brasil, onde os celulares desbancam todos os outros com grande margem. Mas isso não significa que a variedade dos jogos vai acabar.

Diferentes categorias de jogos

As pessoas podem pensar que apenas os jogos eletrônicos fazem parte dessa conta, mas esse é um setor cada vez mais amplo e variado. Acabamos de falar sobre os jogos mobile, aqueles direcionados 100% para os smartphones. São os únicos que registraram aumento nos últimos meses, inclusive se transformando na referência para outras categorias de jogos. A Play Store e a Apple Store continuam sendo acessadas em busca de jogos para download por quase todos os donos de aparelhos.

Outro setor que podemos falar é dos jogos de apostas online, um campo que cresce com muita força no Brasil. Além de oferecer uma variedade digital de tradicionais jogos de aposta, como o pôquer, a roleta e o blackjack, sites como o AmuletoBet e o Jackpot City oferecem mais até R$ 8 mil em códigos de bónus de casino como boas-vindas. Isso tem atraído brasileiros para experimentarem slots e outros tipos de jogos de apostas em cassino online.

Anúncios
Leia ou ouça também:  Transferência de Raphinha beneficia Avaí

Até mesmo os jogos nacionais estão conseguindo aproveitar esse mercado de potencial bilionários. São várias desenvolvedoras nascidas nas principais cidades do país, como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. O objetivo é mostrar que não existe apenas o consumo dos jogos, mas também a criação deles. Uma boa notícia para um setor que pode render excelentes frutos para a economia brasileira.

O papel do marketing digital

Um aspecto que não pode ser deixado de fora é o do marketing digital. Os jogos online estão investindo nisso para atrair um maior público, e a resposta tem sido positiva. A Nintendo, por exemplo, começou a vincular várias propagandas nas redes sociais e viu o Nintendo Switch fazer muito sucesso. Alguns títulos, como Animal Crossing, também ganharam muito espaço na internet. É algo que pode parecer pequeno, mas que acaba tendo uma influência grande nas vendas.

Aqui no Brasil não é diferente, com produtoras usando as interações no Facebook e no Instagram para anunciar lançamentos. Até mesmo a Twitch tem sido utilizada para isso, com streamers sendo pagos para jogar alguns títulos. É assim que o mercado tem conseguido crescer em algumas áreas, para se recuperar da queda que sofreu durante o ano de 2021.

O mercado dos jogos continua movimentando bilhões de dólares todos os anos, mesmo com a queda registrada em 2021. A pesquisa divulgada aponta para um retorno ao caminho do crescimento pelos próximos meses, com a esperança de um novo recorde até o final de 2023. Isso seria um grande feito para o setor.

Última atualização da matéria foi há 7 meses

Anúncios

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Facebook Comments

Espaço Publicitário:
Voltar ao Topo
Skip to content
Verified by MonsterInsights