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Uma sólida iniciativa na educação empresarial

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O portal Panorama Mercantil teve a oportunidade de entrevistar o cofundador do Clube Rampa, Reginaldo Pereira. Nesta entrevista exclusiva, exploramos as motivações por trás da criação do Clube Rampa e como Reginaldo Pereira e Tiago Oliveira uniram forças para lançar esta inovadora iniciativa de educação empresarial. Após uma carreira de 5 anos no mundo da inovação e startups, Reginaldo Pereira compartilhou sua jornada, que começou como um simples programa de TV e se transformou em uma S.A. Holding com três vertentes: uma empresa de mídia responsável pelo reality show “Batalha das Startups,” uma aceleradora de startups e uma empresa de investimentos para negócios promissores. Após vender a operação, Reginaldo decidiu investir em uma empresa de educação empresarial que aplicasse metodologias inovadoras para impulsionar negócios tradicionais carentes de desenvolvimento na gestão e estratégia. Descobrimos como a parceria com Tiago Oliveira, um empreendedor serial com um talento natural para networking, se tornou fundamental para alavancar o projeto. O Clube Rampa se diferencia notavelmente de outras iniciativas de educação empresarial por sua abordagem prática e orientada para a ação. A ênfase está em capacitar os empresários para solucionar os desafios de seus negócios de maneira ágil e aplicar aprendizados imediatamente em um ambiente caótico e incerto.

Reginaldo, qual foi a principal motivação por trás da decisão de fundar o Clube Rampa e como você e Tiago Oliveira se conheceram?

Após 5 anos com um programa de inovação e startups na Record News, tive a oportunidade de conhecer as mentes mais inovadoras do país e nesta jornada um simples programa de TV se tornou uma S.A. Holding controladora de 3 negócios: empresa de mídia dona do reality show Batalha das Startups, aceleradora de startups e empresa de capitais para investimentos nos 48 (quarenta e oito) negócios promissores descobertos pelo reality. Em dezembro último vendi a operação para um grupo controlado por um bilionário da lista Forbes do segmento da educação que assumiu a holding controladora e a apresentação do programa de TV e após o exit, decidi investir em uma empresa de educação empresarial que pudesse aplicar as metodologias inovadoras de construção de startups escaláveis em negócios tradicionais que são carentes de desenvolvimento na gestão e no plano estratégico.

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O encontro com o sócio Tiago Oliveira deu-se por entender que ele, por ter um perfil de empreendedor serial e comunicação apurada, além de um dom natural de fazer networking, poderia escalar e alavancar nosso projeto.

Como o Clube Rampa se diferencia de outras iniciativas de educação empresarial no mercado?

Acredito em uma trilha prática para implantação imediata! Empresários não tem tempo a perder e não conseguem ficar presos na teoria, precisam aprender a solucionar os desafios de seus negócios de maneira ágil e aplicar no dia a dia que é caótico, incerto, áspero e solitário. Acreditamos em aprender na prática, ser inspirado por quem já realizou e venceu as etapas que estamos enfrentando e que a conexão de relacionamentos criados por um networking estratégico ajuda a qualquer negócio escalar e romper barreiras!

Quais são os nove produtos oferecidos pelo Clube Rampa para auxiliar gestores a aprimorar a gestão estratégica de seus negócios?

Os produtos da Rampa são basicamente definidos em 3 grupos:

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1. educação empresarial com uma trilha de estruturação empresarial que produz um mapa de gestão personalizado para gestão do negócio;

2. networking e relacionamento, que proporciona conexões poderosas para o empreendedor acessar pessoas e empresas que auxiliam na jornada de crescimento.

3. mentoria e acompanhamento individual, onde existe a oportunidade do empreendedor ser ouvido e construir estratégias com a ajuda de um mentor experiente, além de validar seu produto e processos.

Por que você acredita que a conexão com líderes de empresas globais é tão importante para os membros do Clube Rampa?

Acredito que tudo o que estamos criando e/ou implantando em nosso negócio já foi feito por alguém em algum lugar do mundo, e líderes de empresas maiores têm acesso a relatórios de tendências, mapeamento de mercados e pesquisas de campo que um pequeno ou médio empresário não teria acesso, além de toda a experiência acumulada por um líder que vivenciou em sua jornada de crescimento os desafios empresariais comuns em qualquer negócio e mercado. Acredito também, que aprendemos muito quando geramos conexão com mercados diferentes do nosso. É incrível como soluções de outros segmentos muitas vezes servem para diversos outros segmentos.

Quais são os principais desafios que os empreendedores enfrentam ao longo de sua jornada, e como o Clube Rampa ajuda a superá-los?

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Temos mapeados diversos desafios, até porque uma empresa serve para resolver um problema, e problemas não faltam no nosso país! Agora falando dos problemas do empreendedor para estar à frente de um negócio, temos o top 5:

1. Falta de dinheiro para investir no negócio e falta de capital de giro – falta um plano financeiro na maioria dos negócios;

2. Problemas na montagem do time de colaboradores e falta de mão de obra qualificada – a maioria não sabe contratar e tem dificuldade de demitir, e também não consegue treinar nem investir nos colaboradores;

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3. Produto desalinhado – Alguns produtos não têm margem de lucro ou são ruins, não são escaláveis, não possuem padronização, etc.

4. Marketing e vendas – A dificuldade de vender e comunicar corretamente o que o produto ou serviço resolve, além do alto custo e da ineficiência de campanhas publicitárias e a falta de um processo de vendas eficiente.

5. Vida pessoal e vida empresarial – a empresa se torna inimiga da família, “roubando” o empreendedor da família criando conflitos conjugais, distanciamento dos filhos, doenças e alto nível de stress. Como falei anteriormente empreender é algo solitário e demanda altas jornadas de trabalho, ajustar a vida pessoal é fundamental para ter qualidade de vida.

Por que vocês decidiram criar um espaço de networking exclusivo para empreendedores e gestores de alto desempenho?

Porque sabemos que é quase impossível praticar o desempenho sem que haja um ambiente propício para isso, porque os problemas puxam a energia do empreendedor para baixo, desgasta e provoca desânimo, ao ter a oportunidade de compartilhar a jornada com outros pares que estão na mesma sintonia, um ajuda o outro a crescer e manter o desempenho.

Quais são os critérios para escolher os líderes globais conectados aos membros do Clube Rampa?

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Ser de verdade (Risos)… pode parecer difícil de acreditar, mas muitos “gurus” da internet falam de coisas que nunca viveram, ensinam o que aprenderam em livros sem nunca ter um CNPJ, que não fosse o da venda de cursos, por isso, o critério principal para alguém compartilhar sua jornada na Rampa é ter uma jornada de verdade com alto impacto provocado em seu segmento, não queremos histórias de sucesso apenas, queremos histórias inspiradoras que contém a verdade de empreender e superar as dificuldades do dia a dia.

Como o Clube Rampa aborda a questão da inteligência emocional e da liderança em seu programa de capacitação?

Faz parte da nossa essência tratar a parte emocional e motivacional dos empresários, porque sem motivação, não se age, sem ação não existem resultados, acreditamos que é 2% inspiração, 8% planejamento e 90% execução, o foco na execução precisa ser despertado por um alto nível de motivação em fazer o que precisa ser feito, encarar os desafios com muita fé, resiliência, paixão pelo que se faz e olho no lucro, porque o resultado de todo negócio de sucesso é sua capacidade de gerar caixa e captar investimentos.

Quais resultados concretos e casos de sucesso podem ser atribuídos às soluções oferecidas pelo Clube Rampa até o momento?

Negócios que chegaram aqui quase fechando as portas, empresários que estavam perdidos sem saber suas margens ou se estavam tendo lucro e, alguns que não sabiam negócios eram viáveis, e principalmente aqueles que tinham alcançado seu teto de faturamento e crescimento, estes casos refletem dores que enfrentamos que foram solucionados a partir de um diagnóstico feito através de nossa metodologia, aplicação de um plano de ação estratégico personalizado, conexão de networking estratégico para gerar negócios e inspiração proporcionada pelo ambiente altamente motivador de nossos encontros, tanto online como presenciais.

Por que é importante para os empreendedores buscar o conhecimento compartilhado por meio das experiências no Clube Rampa para alcançar o sucesso nos negócios?

Porque para ter uma empresa melhor, eu preciso ser um dono melhor, não há como desenvolver meu negócio se eu também não me desenvolver, é necessário se abrir para aprender o novo, para reconhecer os erros, para descobrir novos mercados e para tomar melhores decisões. Um negócio é feito de decisões e cada decisão reflete diretamente no sucesso do negócio que pode ser medido pela quantidade de clientes e pelo caixa. Como mensagem final gosto sempre de deixar claro para os empreendedores que o dono do negócio é o caixa!

Última atualização da matéria foi há 9 meses


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