Anúncios
Sua Página
Fullscreen

Detetives apontam aumento nas investigações empresariais

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Desde 2017 a profissão de Detetive Particular é reconhecida por lei em território nacional. Quando se menciona esse tipo de ocupação, a maioria das pessoas pode relacionar o trabalho com investigações amorosas ou criminais, porém, atualmente, as empresas desse segmento vêm se especializando e explorando outros cenários também

A contratação de detetives particulares também pode ser solicitada por empresas que desejam investigar concorrentes ou, até mesmo, a conduta de sócios e membros de suas equipes. Um levantamento da Association of Certified Fraud Examiners (ACFE), realizado em 133 países, incluindo o Brasil, estima que as organizações afetadas por irregularidades financeiras percam cerca de 5% do seu faturamento anual em decorrência desse problema. 

Para dar um panorama do mercado nacional de investigações particulares e explicar esse segmento, o representante da Elite Detetives, Mário Yamauch, responde algumas perguntas.

A busca por investigações empresariais está crescendo no Brasil?

Mário: Cada vez mais, a ajuda de detetives particulares tem sido buscada para a realização de investigações empresariais. Isso se deve ao cenário de concorrência acirrada e aos crescentes casos de corrupção e fraude interna. A investigação empresarial pode ser útil em diversos cenários, desde a identificação da fonte de um vazamento de informações confidenciais até a apuração de suspeitas de fraude e roubo.

Esse aumento da demanda gera uma ampla gama de opções de serviços e preços para as empresas que buscam esse tipo de suporte. Entretanto, é importante destacar que escolher um profissional qualificado é essencial para garantir a eficiência e boa conduta de uma investigação.

Quais são os principais métodos utilizados nesse tipo de investigação?

M: Os detetives particulares possuem habilidades e técnicas especiais para conduzir uma investigação empresarial. Aqui se incluem técnicas precisas, tais como: a análise de documentos, a coleta de provas e testemunhos, além de trabalhar de forma discreta e sigilosa, minimizando a interferência nos negócios da empresa e protegendo a privacidade dos envolvidos.

Quando o serviço é solicitado, quais as motivações mais comuns?

M: Os casos mais comuns de investigação empresarial envolvem a apuração de situações envolvendo má-fé e contra espionagem, incluindo investigação de concorrência desleal, a conduta de seus próprios funcionários e fornecedores, além da identificação de eventuais práticas ilegais dentro da empresa.

Anúncios
Leia ou ouça também:  E-commerce: vendas e reclamações atingem números expressivos

O que uma empresa deve observar na hora de contratar um serviço de investigação particular?

M:
Ambas as partes devem ter atenção. Todas as investigações empresariais, os termos e contratos devem sempre estar muito claros para o cliente, evitando qualquer discórdia durante o processo. O cliente deve entender perfeitamente como o serviço é feito e saber quais os possíveis resultados que deve esperar para, assim, tomar as medidas cabíveis. 

No que diz respeito à prática da profissão, quais os pontos de atenção?

M: Uma empresa que se dedique a oferecer serviço de investigação empresarial, deve ter inerente em suas ações a busca pela solução do problema do cliente, focando 100% em boas práticas, ferramentas, métodos e ações amparadas pelo regulamento da profissão. 

É muito importante lembrar que toda investigação deve ser conduzida de forma ética e legal, respeitando as leis e regulamentos em vigor. As empresas também precisam ter cuidado ao escolher uma empresa de detetives particulares, optando pela transparência e segurança em todas as etapas do processo. 

Para saber mais sobre a Elite Detetives, basta acessar:  https://www.elitedetetives.com.br/

Anúncios

Última atualização da matéria foi há 1 ano


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Facebook Comments

Espaço Publicitário:
Voltar ao Topo
Skip to content
Verified by MonsterInsights