As faces do caso Nathalia Arcuri e Thiago Nigro
O analista macroeconômico, trader e youtuber, Vagner Mayer, 38 anos, paulistano, atua no mercado por mais de 5 anos e já atingiu mais de 40 mil seguidores em suas redes sociais em menos de 1 ano e meio, com conteúdo sobre mercados financeiro e macroeconomia. Aliando notícias e fatos relevantes dos mercados com estudos gráficos e possibilidades de cenários projetados no curto e médio prazo através de lives matinais diárias no YouTube, vem quebrando paradigmas e ampliando o horizonte para todas as pessoas levando conhecimentos sobre economia e mercado financeiro de forma gratuita nas redes sociais, sem promessas de ganhos milionários, muito comum hoje em dia neste nicho. Acompanhado por alguns dos maiores economistas e analistas de mercado que o seguem e consomem seus conteúdos, Vagner ganha cada vez mais visibilidade com indicações diretas de outros profissionais renomados do mercado. Para o portal Panorama Mercantil, ele analisa a notícia de que os influenciadores de finanças Nathalia Arcuri e Thiago Nigro o Primo Rico, estariam passando por dificuldades financeiras onde chegaram a anunciar diversas demissões (nas palavras desses renomados profisisonais, apenas uma adequação para os novos tempos e para uma nova era do conhecimento que começa a se expandir).
Vagner, qual a sua visão sobre o caso Nathalia Arcuri e Thiago Nigro?
Acho que os dois foram pioneiros em um mercado carente. A educação financeira no Brasil ainda é muito precária até mesmo pelo ensino no âmbito geral ser ruim, o que favorece o endividamento de muitos brasileiros, pois, a grande maioria não tem se quer um plano de Payoff familiar. Quanto se ganha versus quanto se gasta e quem ganha com isso são sempre grandes instituições que sabem como funciona o mercado de juros e se dão bem com isso. Arcuri e Nigro, startaram uma forma de democratizar o conhecimento sobre o mercado de investimentos e abriram portas para outros que hoje também fazem este papel.
Existem diferenças entre monetizar como empresa e monetizar como marca?
Depende. Se a marca for vinculada à empresa não tem diferença, mas se for vinculada a pessoa física sim. Os encargos e tributos para física e jurídica são bem diferentes, ainda mais no Brasil onde a carga tributária é muito mal distribuída.
Como o cenário econômico atual pode ter contribuído com essas demissões?
O cenário econômico global passa por grandes ajustes, pelo fato de que a pandemia tornou os grandes bancos centrais obesos de suas próprias manobras. Na necessidade de se gerar caixa para suprir um mercado manufatureiro em decadência, os governos abusaram do financiamento monetário, acarretando em uma inflação mais alta, e que neste momento precisa ser controlada via vendas de dívidas para ajuste de liquidez. As alterações nesses instrumentos monetários, alteram a expectativa do mercado e no benefício da dúvida, o fluxo de investimentos de grandes empresas é cortado praticamente pela metade e outras que dependem diretamente da linha de crédito do varejo, precisam reduzir custos quanto antes para conseguirem sobreviver.
Por que é comum que empresas passem por ajustes no portfólio de contratações, nas finanças e na revisão de caixa?
Trazendo o conceito da resposta anterior pra cá, o caixa das empresas é avaliado em cima de uma receita específica trimestral e EBITDA. Uma vez que o panorama na curva futura se altera para pessimismo, os múltiplos são reajustados e revisados para baixo, pois, precisa se reavaliar as estratégias de posicionamento no mercado. Isso afeta investimentos que passam também por novas contratações, pois, o fluxo de caixa se reduz e o valor patrimonial das empresas acompanha.
Com base em que aspectos as empresas estão realizando esses ajustes?
Com base na curva de juros. O mercado de crédito global está reduzido pelas incertezas no futuro uma vez que estão sendo adotadas medidas agressivas de controle de inflação e juros altos, ao mesmo tempo, em que existem incertezas na demanda global pelo risco de recessão.
Quais são os cenários perfeitos para um rebranding empresarial e revisões das folhas de pagamento?
Cenário perfeito não existe no momento, pois, a economia está incerta, porém, avaliando um prazo mais curto, precisamos primeiro controlar a inflação e com o mínimo de redução no consumo possível e essa não é uma tarefa fácil. Com expectativa de inflação voltando para metas em um prazo de 2 anos, podemos reduzir os juros e voltar a favorecer o crescimento econômico e consequentemente um cenário de maior prosperidade empresarial e industrial.
O que você quer dizer quando fala que “haters têm um grande trunfo nas mãos?”.
Os “haters” são os inimigos virtuais ou concorrentes que estão sempre esperando alguma brecha para validarem suas críticas acerca de algum tema, empresa, marca ou pessoa. Para eles, seus alvos estão sempre errados por terem uma audiência que em muitos casos eles não têm.
Como as marcas de Nathalia Arcuri e Thiago Nigro estão contribuindo com o cenário empregatício do país em sua visão?
Marcas como Nathalia Arcuri e Thiago Nigro não só contribuem com o sistema empregatício no país como estavam propondo em momentos de mais prosperidade econômica, como também na própria educação financeira. Hoje em dia, os microempreendedores movimentam uma bela fatia na economia e já fazem parte da nova contagem de indicadores do IBGE que contribuíram para queda no índice de desemprego. Quando esse microempresário passa a tributar como ME ou LTDA, ampliasse ainda mais sua participação na economia do país, principalmente no setor de empregos.
Por que você acredita que eles transcenderam um simples canal de YouTube?
O YouTube hoje assim como as redes sociais, dão vozes e autoridade a diversas pessoas. Quando o tema e o nicho convergem com uma boa comunicação e principalmente um conceito funcional, tem o grande poder de alavancar uma marca.
Seria leviano fazer análises pensando em duas pessoas apenas?
Quando seu nome passa a ser conhecido, é sim leviano analisar o nome, pois, como falamos, os nomes passam a virar marcas e por trás das marcas, temos uma comunidade de pessoas, colaboradores e empregados. O falecido jogador Pelé por exemplo, ele era uma pessoa física que se tornou famosa pela sua capacidade esportiva, porém, a marca “Pelé” tem uma contribuição grandiosa no âmbito social, cultural e capital, fornecendo oportunidades a milhares de pessoas que dependem da marca jurídica “Pelé”, que advém da física Pelé.
Quais outras empresas estão reajustando no cenário atual?
Várias empresas estão ajustando portfólios e se reposicionando na realidade economia atual, mas destaco as que dependem diretamente do varejo e do crédito por conta da alavancagem bancária. Com essas alterações no custo do dinheiro com inflação e juros desproporcionais gerados pela pandemia, essas por sua vez tem que se apressar mais, pois, o crédito está reduzido e o consumo em declínio.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Facebook Comments