Sua Página
Fullscreen

Reescrevendo mensagens de marketing em um tom melhor para maior aceitabilidade

Anúncios
Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Não importa quão bem escrita, envolvente e precisa seja sua mensagem de marketing. Se ela não for escrita no tom que o público-alvo prefere, não causará o impacto desejado. O público pode não prestar atenção suficiente ou até mesmo rejeitá-la.

Então, em tal situação, as marcas devem descartar essa mensagem? Não, essa não é a abordagem correta. Isso porque você pode facilmente ajustar o tom da mensagem de acordo com o público-alvo, utilizando a técnica de reescrita.

Reescrever significa reformular um texto já existente de forma aprimorada, mantendo o significado original intacto. Neste post, explicaremos um procedimento passo a passo que as empresas precisam seguir para reescrever mensagens de marketing.

Como reescrever mensagens de marketing com um tom melhor

Abaixo, discutimos um procedimento passo a passo para reescrever efetivamente uma mensagem de marketing para ajustar seu tom.

1. Entenda o contexto da mensagem e o público-alvo

Em primeiro lugar, você deve ler atentamente o conteúdo para entender sua ideia central/propósito. Assim, você poderá realizar o processo de reescrita sem danificar o contexto principal. Recomenda-se ler a mensagem várias vezes para garantir uma compreensão eficiente.

Além disso, você também deve determinar quem é o seu público-alvo. Isso é extremamente essencial, pois o tom varia de acordo com o tipo de público. Por exemplo, se o público-alvo for estudantes, eles preferirão um tom amigável ou coloquial.

Por outro lado, se o público for composto por profissionais, eles adorarão interagir com uma mensagem de marketing escrita em um tom formal.

É por isso que é importante identificar o público-alvo para, em última análise, decidir o tom que você deve seguir ao reescrever.

2. Destacar as áreas de melhoria

Ao ler, sua intenção não deve ser apenas compreender o contexto principal da mensagem de marketing. Em vez disso, você também precisa destacar as palavras, frases ou sentenças que contribuem para um tom prejudicial.

Esse destaque facilitará que você se concentre mais nas áreas ruins durante o processo de reescrita. Além disso, destacar também evitará esquecimentos, pois é da natureza humana esquecer as coisas.

Uma dica da nossa parte é que você deve anotar separadamente as áreas de melhoria, seja no papel ou em um bloco de notas online.

3. Implementar técnicas de reescrita

Esta é a etapa em que você precisa investir todo o seu valioso tempo, esforço e habilidade.

Inicie o processo de reescrita implementando as diferentes técnicas de reescrita que listamos abaixo.

● Sinonímia
● Modificação da estrutura da frase
● Análise de frases

Sinonímia:

Aqui, você simplesmente precisa substituir as palavras e frases (que estavam prejudicando o tom) por seus sinônimos contextualmente apropriados. Veja o exemplo abaixo.

Frase original (tom casual):

“Nossa ferramenta de ponta ajuda a aumentar a produtividade e a fazer com que tudo funcione melhor para grandes empresas.”

Versão sinonimizada (tom formal):

“Nossa solução premium facilita o aumento da produtividade e da eficiência operacional para clientes empresariais.”

Modificação da estrutura da frase:

Quando se trata de alterar a estrutura de uma frase, você precisa mudar o posicionamento/ordem das palavras dentro dela. É como mudar a voz da voz ativa para a passiva e vice-versa.

Exemplo:

Frase original (tom muito rígido):

“Nossa organização está atualmente no processo de lançamento de uma nova linha de produtos inovadores para cuidados com a pele, projetados para atender a diversas preocupações dermatológicas.”

Versão modificada (tom melhorado):

“Estamos lançando uma nova linha de produtos para cuidados com a pele, feita para lidar com problemas diários da pele, com uma inovação que você pode sentir.”

Análise de frases:

Esta é a técnica mais simples, na qual você precisa dividir frases longas em concisas e mesclar frases muito concisas em frases médias.

Exemplo:

Comprimento da frase:

“Ao usar nossa plataforma de análise inovadora, as empresas podem obter insights práticos que impulsionam decisões baseadas em dados e otimizam o desempenho geral.”

Leia ou ouça também:  As cinco indústrias mais prósperas no Brasil

Versão melhorada:

Use nossa plataforma de análise inteligente para obter insights que podem ser usados como base para suas ações. Tome decisões mais acertadas. Melhore seu desempenho.

Você deve implementar todas essas técnicas de uma só vez para garantir uma reescrita eficaz da mensagem de marketing.

4. Revisar

Por fim, ao concluir o processo de reescrita, reserve um tempo para revisar a versão reescrita. Certifique-se de que ela esteja completamente precisa e transmita o mesmo significado. Além disso, certifique-se de que não haja erros gramaticais na versão final.

Uma maneira rápida de reescrever a mensagem de marketing para ajustar seu tom

Sabemos que as empresas não podem se dar ao luxo de trabalhar na mesma tarefa várias vezes, ou seja, escrever uma mensagem e depois reescrevê-la. Isso desperdiçará seu tempo valioso, bem como recursos. Felizmente, os avanços tecnológicos oferecem uma excelente maneira de lidar com isso.

Atualmente, existem inúmeras ferramentas de reescrita gratuitas disponíveis online que ajudam a realizar a reescrita com apenas alguns cliques. Essas ferramentas funcionam com as mesmas técnicas discutidas acima. Além disso, oferecem diferentes modos, cada um dos quais funciona para ajustar o tom do conteúdo a um estilo de escrita específico.

Para demonstrar melhor, vamos reescrever texto com um reescritor de IA. Os resultados podem ser vistos no anexo abaixo.

Como você pode ver, o reescritor de texto ajustou o tom alterando palavras, alterando a estrutura das frases, etc. Você também pode fazer o mesmo rapidamente.

Concluindo

Se o tom da sua mensagem de marketing não for adaptado ao público-alvo, ela não conseguirá impactar o público-alvo. Nesse caso, em vez de criar uma nova mensagem do zero, as empresas podem usar a técnica de reescrita para se adaptar ao tom da mensagem existente. Este post do blog explicou um procedimento passo a passo que precisa ser seguido nesse sentido.

Espero que você ache as informações valiosas! Bom marketing!

Última atualização da matéria foi há 2 meses


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Facebook Comments

Anúncios
Pular para o conteúdo
Verified by MonsterInsights