IAB Brasil defende publicidade digital
O IAB Brasil, associação que representa o mercado de publicidade digital no país, lançou nesta quinta-feira (09) um manifesto em defesa da publicidade digital. O movimento é resultado de uma possível mudança na proposta de consumo dos anúncios na web sobre o Substitutivo ao PL n. 2.630/20, que institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, conhecida popularmente como a ‘Lei das Fake News’. Para a associação, não existe razão para impedir que as marcas direcionem publicidade ao seu público-alvo na Internet e, por isso, o IAB pede a revisão de alguns trechos do PL que inviabilizam a existência do anúncio digital.
“Por conta da pandemia, muitos empreendedores precisaram fechar as portas e migraram – do dia para a noite – o seu negócio para o mundo virtual. Apesar dos diversos desafios enfrentados ao longo deste período, as reinvenções aconteceram e as vendas online com anúncios segmentados foram a salvação de boa parte dos comércios”, explica Cris Camargo, CEO do IAB Brasil.
No manifesto, a associação pede alteração de pontos críticos e destaca que o PL “representa, em seu texto mais recente, uma ameaça sem precedentes para muitos anunciantes e inviabiliza a existência da publicidade digital”, esclarecendo ainda que “o IAB sempre será a favor de propostas que visem trazer ainda mais segurança para o ambiente digital”.
Segundo Cris Camargo, este projeto de lei, que tem como objetivo mitigar as fake news, é louvável, mas a executiva explica que “não é possível aceitar que sejam impostos retrocessos que coloquem em risco um setor fundamental para a economia”.
Relevância essa que se comprova através dos resultados apresentados pelo estudo “Digital AdSpend”, realizado em parceria com a Kantar IBOPE Media. O conteúdo traz como destaque o fortalecimento da publicidade no digital, que teve um investimento acumulado de R$ 36,9 bilhões, referente à soma dos 12 meses de 2020 (R$ 23,7 Bi) com os seis primeiros meses de 2021 (R$ 13,2 Bi).
O IAB Brasil reconhece, entretanto, a importância das iniciativas que visam refletir as necessidades do mercado publicitário atual, principalmente aquelas que incentivem a diversidade do ecossistema. A associação defende a transparência e o profissionalismo em relação à conduta das empresas que compõem o segmento, sendo a favor da construção permanente de um ambiente mais saudável para marcas e empresas.
“A discussão sobre o assunto é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do setor de publicidade digital, e é necessário que determinados pontos sejam revisados e debatidos em sociedade, com o objetivo de reduzir possíveis danos que poderão ocorrer às pessoas e empresas que atuam no mercado, além dos usuários ativos deste meio”, finaliza Cris.
Para leitura do manifesto na íntegra e participar do abaixo assinado contra o retrocesso do mercado digital: https://materiais.iabbrasil.com.br/manifesto-pl-2630-2020-fake-news
Sobre o IAB Brasil:
Entidade de classe sem fins lucrativos que tem como objetivo desenvolver a publicidade digital no Brasil. Integrado a uma rede global com 45 IABs (Interactive Advertising Bureau) no mundo, incentiva a criação de boas práticas em planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de ações publicitárias digitais. O IAB Brasil possui mais de 230 associados e reúne as principais empresas do mercado digital entre veículos, agências, anunciantes e empresas de tecnologia.
*Com participação da jornalista Evelyn Spada.
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