Sua Página
Fullscreen

A economia circular é a bússola da Ecoboxes

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

O plástico sempre foi visto como vilão quando vem à mente o descarte indevido, que resulta no entupimento de bueiros nas cidades e na poluição de rios, lagoas e oceanos. Por ser à prova de fungos e bactérias, a degradação do plástico é extremamente lenta, podendo demorar mais de 100 anos. Portanto, o desafio não está somente em sua reciclagem, mas também em fazer o plástico ser reciclado com o mínimo de resíduo possível. Com foco em suprir as necessidades de forma inteligente e com consumo sustentável, a Ecoboxes, empresa com sede em Paulínia, desenvolveu um ciclo Eco Sustentável de produtos utilizando plástico virgem e reciclado como matéria-prima, além de outras iniciativas as quais visam a preservação do meio ambiente para as gerações atuais e futuras, como a criação de embalagens plásticas zero carbono. “A Ecoboxes é comprometida em ajudar nossos clientes em sua jornada rumo à emissão zero, e nosso foco nas soluções avançadas para reciclagem de plásticos é um passo significativo em direção a esse objetivo”, ressalta a coordenadora comercial e de marketing da Ecoboxes, Denise Beck Cardoso. A reciclagem de caixas e paletes, em PP, impede seu acúmulo em aterros sanitários, gasta menos energia, gera renda e diminui o consumo de recursos naturais. Além disso, há leis que determinam responsabilidades e preveem penalidades para quem negligência seu cumprimento.

Denise, como a Ecoboxes utiliza o plástico virgem e reciclado como matéria-prima?

Em geral, temos diversas formulações de produto que vão do 100% virgem ao 100% reciclado, essa fórmula irá depender da utilização e necessidade do cliente.

Como a empresa aborda o desafio de minimizar os resíduos na reciclagem do plástico?

A recuperação do plástico proveniente de nossos produtos nos permite oferecer a nossos clientes uma oportunidade real de economia circular, financeira e sustentabilidade. Deixamos de emitir CO2 na fabricação de embalagens e junto a isso podemos oferecer um custo mais competitivo para nossos clientes através da recuperação desse material que seria originalmente descartado.

De que forma a reciclagem de caixas e paletes em PP pode ajudar a preservar o meio ambiente?

Com a reciclagem evitamos o descarte de novos resíduos no meio ambiente, reaproveitando e ressignificando um produto que iria para o lixo e transformando em algo novo, dessa forma deixamos de poluir o meio ambiente.

Quais são as etapas do processo de reciclagem mecânica utilizado pela Ecoboxes?

Quando recebemos nossa sucata, nós a pesamos e separamos por cor e iniciamos o processo de moagem, após isso realizamos a extrusão que transforma o material em grão para sua reutilização em nossa fábrica.

Como funciona o sistema de recompensa para os clientes que devolvem as caixas plásticas usadas?

Temos algumas modalidades de troca com os clientes, a mais comum é a troca de sucata, onde recebemos sucata e faturamos novos produtos para os clientes.

Leia ou ouça também:  CI&T registra receita líquida de R$456,8M

A Ecoboxes é a pioneira na produção de caixas e paletes com zero carbono?

Sim, recentemente tivemos o lançamento dos pallets de carbono zero e também de caixas para a logística reversa carbono zero, esse lançamento é motivo de orgulho, pois, é a materialização do propósito da nossa empresa.

Qual é o material aditivo termoplástico utilizado pela empresa e como ele é produzido?

Trabalhamos com um aditivo bioplástico que é produzido através de resíduos retirados de aterros sanitários.

De que forma a ação sustentável da Ecoboxes contribuiu para a economia de emissões de gases de efeito estufa?

Utilizando plásticos de origem reciclado e o aditivo sustentável, não apenas reduzimos a emissão de CO2 emitida durante a fabricação do plástico como podemos inclusive reduzir a emissão de CO2, pois, estamos deixando de descartar resíduos novos e resgatando resíduos que já haviam sido descartados.

Como os resíduos provenientes do processo de fabricação de caixas e paletes são redirecionados pela empresa?

Através da nossa política de reciclagem e planta fabril focada na recuperação desse material.

Por que é importante adotar ações sustentáveis na busca pelo equilíbrio entre as necessidades humanas de consumo e a preservação dos recursos naturais?

Com o aumento do consumo de embalagens descartáveis se fez muito importante a conscientização do consumo e reciclagem, pois, o volume consumido e descartado de forma desenfreada afetam diretamente os recursos naturais.

Quais são as outras iniciativas da Ecoboxes para a preservação do meio ambiente para as gerações atuais e futuras?

Continuamos em busca de produzir produtos que sejam ecos inteligentes e sustentáveis buscando sempre a preservação do meio ambiente e recursos naturais.

Como é trabalhar em um segmento masculino e ser empoderada nesses desafios?

A jornada da mulher no mercado de trabalho traz um rompimento com os modelos tradicionais de gestão, constituindo novas formas de liderar e administrar.

Última atualização da matéria foi há 1 ano


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Facebook Comments

Espaço Publicitário:
* * * * * * * * * *
Voltar ao Topo
Skip to content
Verified by MonsterInsights