Anúncios
Sua Página
Fullscreen

As análises de Mario Calcagnini da Ubiz Car

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

A Ubiz Car, empresa de mobilidade urbana conhecida como Uber das cidades do interior, anunciou Mario Calcagnini como co-CEO da empresa. A mudança faz parte dos planos de expansão das operações próprias e licenciadas da Ubiz Car e da estruturação da primeira rodada de investimento. O novo co-CEO tem vasta experiência em inovação, governança, estruturação e gestão de equipe, e possui formação pelo IBGC, pela Escola Politécnica italiana e pela ENSAM francesa. Mario Calcagnini já passou por organizações como Telit, Qualcomm, BlackBerry, Atos e Schlumberger. Na Ubiz Car, atuará na parte estratégica da empresa. Fundada em 2018 por Alécio Cavalcante, também co-CEO, a Ubiz Car está presente em 26 cidades do Brasil, gerando empregos e representando fonte de renda fixa e extra para quase 2 mil motoristas em todo o país, além de estar oferecendo uma grande mobilidade urbana para moradores e um negócio escalável para investidores licenciados. Com o objetivo de adaptar o serviço à realidade dos usuários presentes nas pequenas cidades do interior, a Ubiz Car conta com a tecnologia de sua plataforma e também ligações e WhatsApp. Além disso, possui uma central em cada cidade para melhorar o atendimento – tanto para os motoristas, quanto para os passageiros. “Na maioria das grandes empresas a ”propriedade e o controle” estão tão separados que se torna desafio da governança corporativa”, afirma o executivo.

Mario, ser considerada a Uber do interior se torna um peso ou uma responsabilidade para a Ubiz Car?

Para nós, é uma honra a Ubiz Car ser a solução ao problema de mobilidade urbana nas cidades interioranas. Para isso, buscamos sempre entregar um serviço que proporcione confiança, segurança e respeito aos motoristas, licenciados e passageiros. A nossa maior responsabilidade está ligada ao papel da Ubiz Car na composição da renda de mais de 2 mil famílias. Temos um papel fundamental para inclusão social, para o crescimento da economia do país, e para geração de cada vez mais oportunidades. Temos muito orgulho disso.

Anúncios

Você recentemente se tornou co-CEO. Como enxerga esse desafio em sua carreira?

Na maioria das grandes empresas a ”propriedade e o controle” estão tão separados que se torna desafio da governança corporativa e do conselho de administração criar um alinhamento e gerenciar os diferentes interesses dos agentes envolvidos. Quando você atua em uma startup a “propriedade e o controle” estão muito mais alinhados. Isso oferece a oportunidade ao CEO de estar mais focado no mercado, no negócio e nas pessoas, e os clientes se beneficiam dessa proximidade, e consequentemente a empresa, gera mais lucro e benefícios a todos os shareholders. O meu desafio é criar uma cultura dentro da Ubiz Car, onde a propriedade e o controle continuem alinhados mesmo com o crescimento exponencial previsto nos próximos anos. Uma ferramenta para conseguir isso é justamente compartilhar a cadeira de CEO. O Alécio e eu, em qualidade de co-CEOs, acreditamos que dando o exemplo sobre nossa cooperação criaremos uma cultura genuinamente aberta ao diverso e as decisões “co”letivas, “co”laborativas e “co”legiadas. Somos uma empresa nativamente diversa, com um executivo experiente e um jovem empresário que acreditam e são verdadeiramente diversos e criativos.

Como se encontra a operação da Ubiz Car atualmente?

Estamos crescendo de forma financeiramente saudável. Queremos uma empresa lucrativa, pois, o lucro é fundamental para poder proporcionar prosperidade a todo o ecossistema que está em volta. Estou criando a estratégia para nossa primeira rodada de investimento, mas, não temos pressa para captar, pois, a empresa se auto sustenta, e a injeção de capital será para acelerar nosso crescimento. Queremos destacar que somos uma grande oportunidade para os investidores que vão contribuir e multiplicar o valuation da Ubiz Car, e o próprio capital de 3 a 4 vezes nos 24 meses seguintes.

O que podemos destacar dessa operação e que para você é o grande diferencial da empresa?

Anúncios

Esse é o segredo do bolo! Uma resposta que vale ouro. Te faço uma pergunta: Você lembra quando foi a última vez que um motorista de app abriu a porta ou colocaram a mala no bagageiro? Se tornou tudo muito impessoal nos grandes players, e queremos fazer diferente. Aqui na Ubiz nós resolvemos exatamente isso. Valorizamos a humanização do serviço.

Por que o foco nas cidades do interior?

O Brasil é um país continental, onde os players internacionais não conseguem se tropicalizar e ter a capilaridade que uma empresa nacional alcança. As multis não conseguem entrar na pele do cidadão do interior. Está todo mundo focado nas capitais. Enxergamos um oceano azul no interior do Brasil.

Leia ou ouça também:  Mulheres têm dores semelhantes, diz terapeuta

O que essas cidades trazem de atrativo para a Ubiz Car se compararmos com os grandes centros do país?

A proporção entre o capital investido e o retorno. A possibilidade de não “sangrar” a empresa e nos mantermos lucrativos, com caixa positivo.

A palavra adaptabilidade deve fazer parte de empresas como a Ubiz Car. Como essa adaptabilidade vem sendo o norte da empresa até aqui?

Anúncios

Essa pergunta me dá a oportunidade de falar sobre uma palavra que é inerente a minha jornada profissional: a fluidez. Faço isso o meu lema e sempre levo o exemplo do camaleão. Este réptil consegue se adaptar ao ambiente e sobrevive dessa forma, sem agredir o adversário, ele maximiza o resultado minimizando o gasto energético, ele entende que se controlar traz mais resultados e benefícios que querer controlar o outro. É uma filosofia de vida. A velocidade das mudanças e das necessidades do mercado aumentou de forma exponencial, e as grandes empresas, com a inércia que carregam, não conseguem reagir às “viradas da vida”. Do outro lado, as startups nascem e vivem na incerteza, temos isso na veia, está no nosso DNA. O nosso segredo é ter sim processos e governança, mas em um formato que nos permita mudá-los de acordo as necessidades sem engessar as decisões. O nosso plano de negócio é um animal vivo, ele muda todo dia, é a nossa bíblia, mas ela é “editável em tempo real”. Enfim, como dizemos aqui no Brasil, dançamos conforme a música.

Quais outros pontos podemos juntar com essa chamada adaptabilidade para o bom momento vivido pela empresa?

Sem dúvida a gestão financeira e capacidade de execução. Hoje observamos muitas startups que viveram o sonho americano, venderam uma super ideia no papel, receberam grandes injeções de dinheiro, e não entregaram. O mercado passa por estas ondas até se profissionalizar. As crises acontecem para dar uma limpada, são como os invernos europeus – regeneram.

A Ubiz Car atua em 24 cidades atualmente. Existe um plano de expansão?

A expansão da Ubiz acontece em múltiplas dimensões: A primeira é geográfica: temos um plano de expansão traçado até 2025 utilizando os nossos dois modelos de negócios: crescer por licenciamento da marca Ubiz Car e ampliando com cidades próprias. A segunda é o produto: a nossa base de clientes representa um canal de distribuição onde iremos propor outros serviços não somente ligados à mobilidade, mas também a outros setores da vida cotidiana.

Como tem sido o ano de 2022 para vocês até aqui?

Uma coisa é fato. Não deu tempo para ficar entediado. Acabamos de fechar o resultado de agosto e estamos muito contentes com os resultados da empresa.

O que a Ubiz Car ainda vislumbra para o ano vigente?

Faço minhas as palavras da ganhadora do Nobel da Paz, a política liberiana Ellen Johnson Sirleaf: “O tamanho dos seus sonhos deve sempre exceder a sua capacidade de alcançá-los. Se os seus sonhos não te assustam, eles não são grandes o suficiente.” Estamos de olho em duas aquisições, mas, isso é um tema ainda para os próximos meses.

Anúncios

Última atualização da matéria foi há 2 anos


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Facebook Comments

Espaço Publicitário:
Voltar ao Topo
Skip to content
Verified by MonsterInsights