Anúncios
Sua Página
Fullscreen

Benefícios são mais importantes que o salário

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Ao buscar por uma vaga de emprego, é inevitável não olhar para o salário que a função oferece. Entretanto, engana-se quem pensa que essa é a única métrica utilizada pelos trabalhadores para avaliar uma oportunidade. A cada dia, mais pessoas têm se atentado aos benefícios disponibilizados em uma vaga e, em alguns casos, eles chegam a ser até mais importantes que o próprio salário.

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela consultoria Robert Half, os benefícios flexíveis são considerados mais importantes na hora de aceitar uma proposta de emprego para 53% das pessoas que estão à procura de trabalho.

Empresas que possuem boa gestão e agregam valor, fornecendo benefícios aos funcionários, podem ter a chave para a construção de uma equipe motivada, produtiva e com o bem-estar valorizado. Entre os mais recorrentes nas empresas e mais valorizados pelos funcionários estão plano de saúde, vale-alimentação e plano odontológico.

Anúncios

Outro estudo também comprovou essa preferência. Uma pesquisa realizada pelo American Institute of Certified Public Accountants (AICPA) constatou que 80% dos colaboradores preferem um emprego com benefícios corporativos em vez de um cargo idêntico com salário 30% maior sem os benefícios.

O que são benefícios?

Em linhas gerais, os benefícios são um conjunto de auxílios financeiros oferecidos pelos empregadores aos seus funcionários. Eles representam uma compensação pelo trabalho exercido e funcionam como uma medida de motivação aos profissionais. O principal objetivo desses benefícios é contribuir para o bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores dentro e fora do horário de trabalho.

Sendo assim, são fornecidos aos funcionários serviços de alimentação para realizar compras do mês para a residência, de refeição para se alimentar durante o expediente, planos de saúde que podem ou não incluir dependentes, etc.

Vale lembrar que todo trabalhador que atua de carteira assinada tem direito a benefícios específicos garantidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Eles são chamados de encargos sociais ou trabalhistas e devem estar presentes na folha de pagamento.

Anúncios

Entre os que fazem parte dessa categorização estão o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), 13º salário, férias remuneradas, horas extras, licenças, repouso semanal remunerado, adicional de férias, contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), vale-transporte, entre outros.

Quais são os benefícios mais recorrentes entre as empresas?

Ainda segundo a pesquisa da consultoria Robert Half, cerca de 55% dos profissionais estão satisfeitos com os benefícios oferecidos pelas empresas que trabalham. O estudo também constatou que os mais desejados são aqueles voltados à saúde e alimentação.

Entretanto, além desses, há outros serviços que aparecem recorrentemente nas vagas de empresas brasileiras, como vale-cultura, auxílios voltados para o bem-estar e bolsa de estudos.

Vale-alimentação ou refeição

Os benefícios de vale-alimentação ou vale-refeição são aqueles em que o colaborador pode comprar alimentos e itens em supermercados, restaurantes e padarias. O objetivo desses serviços é oferecer um auxílio para o funcionário se alimentar devidamente.

Anúncios

O valor do benefício é oferecido por cada empregador, mas normalmente essa informação pode ser obtida pelo colaborador no momento da entrevista de emprego. Esses vales podem aparecer em forma de cartão, que funciona como o de crédito, ou ainda em quantia incluída no salário do funcionário.

Leia ou ouça também:  Daslu: como o "santuário do luxo" faliu?

Assistência médica

Outro queridinho dos colaboradores é o benefício de assistência médica. Nesse caso, a empresa fornece ajuda de custo com saúde de funcionário. Na prática, esse auxílio é pago pelo empregador e, conforme utilizado, são feitos descontos no salário do colaborador para arcar com a assistência médica.

Importante ressaltar que esse desconto pode variar de empresa para empresa. Além disso, existem organizações que investem em profissionais de saúde como fisioterapeutas, massagistas e até mesmo psicólogos nas empresas para dar suporte durante o expediente.

Plano odontológico

O plano odontológico funciona de forma similar à assistência médica. O empregador paga pelo plano que abrange profissionais da área em diferentes regiões e ocorre desconto no salário do colaborador toda vez que esse benefício é acionado.

Vale-cultura

Apesar de novo na lista de benefícios, o vale-cultura já está sendo implementado por muitas empresas. O objetivo desse auxílio é agregar bem-estar aos funcionários, facilitando a aquisição de serviços ou produtos relacionados a cultura, entretenimento e lazer.

Dessa forma, o colaborador pode aproveitar teatros, cinemas, eventos musicais, adquirir livros, jogos e outros produtos relacionados a esse setor.

Anúncios

Benefícios de incentivo ao bem-estar

Uma nova forma de valorizar funcionários por meio dos benefícios são os auxílios que proporcionem bem-estar. Nessa categoria, encaixam-se os horários flexíveis, planos para a saúde mental, prática de atividade física, entre outros.

A tecnologia ajuda as empresas nesse aspecto e fornecem aplicativos e sites que podem fazer a intermediação entre empregador e funcionário que desejam usufruir desses benefícios.

Bolsa de estudos

Como forma de proporcionar capacitação aos funcionários, muitas organizações têm criado parceria com instituições para disponibilizar bolsas de estudo para seus colaboradores. Nesse sentido, os funcionários podem aproveitar para fazer treinamentos, especializações ou até mesmo cursos completos.

Vale lembrar que o funcionamento do benefício pode variar de empresa para empresa, pois enquanto algumas oferecem a bolsa integral, outras disponibilizam uma ajuda de custo.

Última atualização da matéria foi há 10 meses


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Facebook Comments

Espaço Publicitário:
Voltar ao Topo
Skip to content
Verified by MonsterInsights