Canguru Expert ajuda micro empresas do país

 Ana Paula Pezzotto

Cofundadora e CEO da Canguru Expert, Ana Paula Pezzotto Lima tem graduação em Administração de Empresas, pós-graduação em Comércio Exterior e MBA em Gestão Comercial e é mestranda como Profissional em Empreendedorismo, pela USP. Fundou a startup Canguru Expert em 2018, quando o Brasil passava por uma das piores crises da história. E vendo a situação do país, Ana percebeu que os pequenos negócios eram os maiores geradores de emprego, mas tinham grande dificuldade em gestão para se manterem sustentáveis e prósperos. Com o propósito de criar um negócio de impacto, a executiva desenvolveu um método exclusivo, que conecta empreendedores com mentores (gerentes, diretores, CEOs e proprietários de empresas), especialistas em diversas áreas, para que, juntos, por meio de mentorias, possam implantar ações e soluções práticas para o crescimento de micro e pequenas empresas. Detalhe, todos os mentores são voluntários. Desde então, a Canguru Expert já trouxe mais de 100 mentores para a sua base e, com isso, já acelerou mais de 150 empresas. “A Canguru Expert é uma startup que nasceu em 2018 em Minas Gerais, em um momento em que o Brasil passava por uma das piores crises da história do país. E descobri que os maiores empregadores eram as micro e pequenas empresas. Como eu queria criar um negócio de impacto e estes empreendedores precisavam de ajuda especializada, desenvolvi um método exclusivo”, afirma.

Ana, em que momento o sonho de ser empreendedora floresceu em sua trajetória?

Até os meus 16 anos trabalhei na mercearia do meu pai, o que me gerou um trauma com o empreendedorismo, porque nunca tivemos férias ou viagens, já que o negócio exigia muito da família e meu pai era resistente à profissionalização. Decidi, então, sonhar com a carreira corporativa e trabalhar em uma grande empresa como executiva. Depois da graduação e pós-graduação, consegui uma vaga em uma empresa multinacional de grande porte da área de embalagens como executiva de vendas.

Os meus clientes sempre me diziam que eu entregava mais do que a venda exigia, porque eu os ajudava a serem mais competitivos e aumentarem suas receitas. Entendi, ao longo da minha trajetória, que a educação empreendedora era um caminho de aprimoramento prático e de alto impacto na vida das pessoas, e que isso poderia transformar milhares de negócios – assim como poderia transformar o do meu próprio pai. Foi este insight, associado à minha mudança de São Paulo para Belo Horizonte e o desejo de ter um negócio relevante de impacto, que fizeram florescer o sonho de empreender.

Por que ajudar as micro e pequenas empresas se tornou o seu foco?

Porque entendo que esses empresários são a base da economia brasileira e que são eles que enfrentam as maiores dificuldades para sobreviver no mercado, que é extremamente concorrido e necessita de qualificação para crescer e gerar empregos. Os pequenos empreendedores precisam fazer tudo dentro da empresa e quase sempre não conseguem enxergar e nem entender onde precisam atuar para serem mais competitivos e aumentarem as vendas e o lucro. As micro e pequenas empresas representam 30% do PIB, 55% dos empregos e 99% dos estabelecimentos do nosso país, e a gestão desses negócios é o principal ponto crítico de desenvolvimento delas. A mentoria, quando personalizada, vai no alvo do problema e rende os melhores resultados.

Em que momento a Canguru Expert surge para dar vazão a esse foco?

Os empresários, tanto os que já estão há muitos anos no mercado quanto os novos, não reconhecem que precisam de ajuda para aprimorar seus negócios. E isso, infelizmente, acaba estagnando o crescimento da empresa. Quando converso com os empreendedores, vejo que eles já estão dando o melhor de si pelo negócio e não enxergam perspectiva de crescimento. Eles não compreendem qual é a causa-raiz das dores que estão enfrentando em seus negócios. Para alcançar o sucesso empresarial é preciso saber qual é a causa-raiz que impede o crescimento sustentável da empresa. Quando se chega nesse ponto, a ajuda de um expert no assunto específico é fundamental para que o empreendedor possa superar o problema e ver o negócio deslanchar.

Fale um pouco mais sobre a startup.

A Canguru Expert é uma startup que nasceu em 2018 em Minas Gerais, em um momento em que o Brasil passava por uma das piores crises da história do país. E descobri que os maiores empregadores eram as micro e pequenas empresas. Como eu queria criar um negócio de impacto e estes empreendedores precisavam de ajuda especializada, desenvolvi um método exclusivo, que conecta empreendedores com mentores (gerentes, diretores, CEOs e proprietários de empresas), especialistas em diversas áreas, para que, juntos, por meio de mentorias, possam implantar ações e soluções práticas para o crescimento de micro e pequenas empresas. Detalhe: todos os mentores são voluntários.

Desde então, já trouxe mais de 100 mentores para a nossa base e, com isso, já aceleramos mais de 150 empresas em 20, 50 e até 100% do faturamento, com mentorias específicas para vendas, por exemplo. Impactamos outros empreendedores que estavam endividados, em total descontrole financeiro, mas que conseguiram se organizar e estabilizar a situação. Também ajudamos alguns que estavam perdidos com o posicionamento online, com problemas de liderança junto a equipe, com falta de conhecimento de gestão de produção e processos, melhorando a eficiência dessas empresas.

Quais os pilares que são fundamentais na existência da sua empresa?

Nosso propósito é nosso alicerce principal: acelerar empreendedores para impactar a economia transformando vidas. Sob ele, estão fundamentados três pilares essenciais que nos baseamos dentre os 30 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organizações das Nações Unidas): ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 8 Trabalho Descente e Crescimento Econômico, e ODS 10 de Redução das Desigualdades.

A Canguru nasceu num ano turbulento. Quais os maiores obstáculos para que a sua ideia fosse além?

O que vemos diariamente na rotina da Canguru é que os micro e pequenos empresários não reconhecem que precisam de ajuda com seus negócios. Eles não se motivam com a oportunidade que o conhecimento em gestão pode gerar porque não compreendem como implementar em seus negócios. Quando conseguimos “quebrar” essa resistência mostramos o potencial das empresas, e o retorno é surpreendente. E estamos prontos para ajudá-los!

Qual a importância do propósito quando se cria um negócio de impacto?

O engajamento com a rede de apoio. Um negócio de impacto, em geral, envolve a participação de uma rede de apoio, seja ela de fornecedores, patrocinadores, facilitadores, governos, comunidades, todos unem forças em prol de gerar soluções que resultem em benefícios amplos para alcançar mais pessoas. O propósito torna-se a causa pela qual as pessoas engajam e fazem um projeto acontecer.

Por que uma mentoria pode ser um divisor de águas para muitas empresas?

Porque é uma experiência transformadora para um empreendedor de pequeno negócio, que passa a ter uma nova visão da sua empresa e direcionamento com clareza de seus objetivos ao ter o apoio de um mentor de alto nível profissional, como gerentes, diretores e empresários experientes. Na Canguru Expert, o mentor realmente entende e conhece as estratégias para solucionar os problemas nas principais áreas de gestão, orientando e acompanhando cada empreendedor de forma personalizada e humanizada. Além de ajudá-lo a criar um plano de ações para resolver questões específicas, possui o desejo genuíno de deixar um legado pelo progresso do nosso país.

Um conhecimento mais humanizado faz mais diferença?

Sim, pois, quando o empreendedor adquire um conhecimento humanizado e personalizado para a sua dor, a forma de enxergar o problema também muda e abre um leque maior de soluções e resoluções. O empreendedor passa a entender de forma totalmente diferente o que estava fazendo de certo e errado e consegue acertar o rumo do negócio. A Educação Empreendedora humanizada torna o aprendizado transformador e perene.

Como se chega a esse conhecimento num mundo corporativo altamente competitivo?

O empreendedor precisa se permitir conhecer novas possibilidades de trabalho além do que já vem fazendo. Neste ponto, a Canguru Expert está pronta para ajudar esse empresário a perceber como a empresa figura neste mundo corporativo competitivo e como pode se destacar da concorrência.

Quais os planos da startup em um médio prazo?

Nosso plano é chegar a 1 mil empreendedores até deste final do ano. Já estamos em um processo acelerado para atingir a meta.

Compartilhar:
Voltar ao Topo
Skip to content