Sua Página
Fullscreen

Casa de temporada: calcule o valor do imóvel

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Possuir ou não uma casa de temporada é uma dúvida comum para quem gosta de viajar nas férias. Saber como calcular valor do imóvel para venda pode te ajudar a entender esse tipo de propriedade é vantajoso para você.

Existem algumas situações em que pode ser muito bom ter uma casa própria para passar temporadas. Por outro lado, alguns também podem ver muitos empecilhos para manter esse tipo de propriedade.

Para te ajudar a entender qual a melhor opção para o seu caso, separamos alguns pontos positivos e negativos em relação a comprar uma casa de temporada.

Aproveite e boa leitura!

A casa de temporada é um sonho comum

Depois da moradia própria, um dos desejos mais comuns das pessoas é possuir um imóvel em um local propício para se passar férias, ou seja, uma casa de temporada é um bem bastante cobiçado.

Apesar de ser um objetivo bastante compreensível, é necessário avaliar muito bem as vantagens e desvantagens de investir em um imóvel que poderá passar a maior parte do tempo desocupado.

A seguir, apresentaremos alguns fatores que tornam essas propriedades interessantes, assim como alguns contrapontos. Começando por:

Por quê é interessante ter uma casa de temporada?

Ter um local para descanso distante da loucura das grandes cidades é, sem dúvidas, uma grande vantagem de possuir uma casa de temporada. Afinal, quem não gosta da comodidade de contar com um lugar tranquilo e só seu?

Vejamos mais dois benefícios de investir nesse tipo de imóvel:

Sem preocupações com agenda

Saber que tem um local de descanso, disponível a qualquer momento é realmente muito confortante. Sem contar com a tranquilidade de não precisar realizar buscas prolongadas, filas ou reservas sempre que quiser fugir da correria da cidade.

Contando com uma casa de temporada, suas maiores preocupações serão arrumar as malas e encher o tanque do carro e torcer para que o tempo esteja do jeito que você gosta.

Sem preocupações com agenda, preço da estadia, imprevistos com localização, possíveis conflitos com proprietários, entre outras surpresas que possam estragar suas viagem.

Pode gerar renda extra

Hoje em dia, graças às plataformas de aluguel de imóveis, é muito fácil alugar sua casa de temporada e gerar um retorno financeiro para sua propriedade. Independente de onde ela esteja localizada, sempre é possível ter demanda de aluguel, especialmente em altas temporadas.

Embora os lucros sejam variáveis de acordo com o tamanho e a localidade do imóvel, pelo menos seu proprietário evita que ele cause prejuízos, caso precise deixá-lo desocupado por muito tempo.

Com melhorias, tais como ampliação da área de lazer, e com a manutenção constante, a propriedade não perde o seu valor. Claro que isso também significa um investimento constante. Nesse caso, vale analisar se o retorno com aluguéis compensam os gastos.

Leia ou ouça também:  Comprar um imóvel em um leilão é vantajoso?

Para as modificações iniciais sempre é possível recorrer a uma ajuda financeira, a exemplo do empréstimo home equity, disponibilizado pela CashMe. Esse investimento em infraestrutura tanto melhora a sua permanência na casa, como a torna mais atrativa para locadores, ou seja, a torna mais rentável.

Por quê a casa de temporada pode ser um problema

Como já foi dito, possui uma casa de temporada tem prós e contras, ou seja, existem alguns pontos que precisam ser bem analisados antes de comprar uma.

Veja dois motivos pelos quais você poderá achar mais interessante o aluguel por temporada:

Despesas Regulares

A manutenção de uma casa de temporada tem que ser realizada com certa regularidade. Ou seja, o proprietário terá despesas permanentes com serviços como faxina, limpeza de piscina, jardinagem, entre outros.

E este é um custo necessário, caso contrário, seu imóvel acabará parecendo abandonado. Além disso, quando você precisar usar, o espaço estará desagradável e poderá gerar uma série de trabalhos, atrapalhando seu descanso.

Um ambiente sem manutenção também será inviável para alugar. Dessa forma, o imóvel só trará prejuízos.

Abandono do Imóvel

A correria do dia a dia pode fazer com que o proprietário deixe de frequentar o imóvel e também de se ocupar com sua manutenção.

Com o tempo, uma situação como essa irá acumular diversos prejuízos, tornando a venda do imóvel um negócio ruim, por conta dos reparos que serão necessários.

Afinal, vale a pena ter uma casa de temporada?

Como você deve ter percebido, a resposta para essa pergunta depende do uso que se faz do imóvel, além de outros fatores como valor e localidade da propriedade.

Assim, antes de optar por investir em uma casa de temporada, o ideal é contar com uma consultoria para, entre outras coisas, calcular o valor do imóvel e, a partir daí, avaliar se este pode trazer bons retornos.

Última atualização da matéria foi há 3 meses


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Facebook Comments

Espaço Publicitário:
* * * * * * * * * *
Voltar ao Topo
Skip to content