Como empresas e indústrias economizam

Para aumentar o lucro da empresa, existem duas opções: aumentar o faturamento mensal, ou reduzir os gastos, que são gigantescos em um negócio. A melhor situação é que essas duas coisas andam simultaneamente, com o foco em economizar a maior quantidade possível, pois assim o lucro é uma consequência inevitável. De acordo com o secretário de Minas e Energia, Bento Albuquerque, em entrevista para o portal Poder 360, estamos enfrentando uma das maiores crises hídricas da história, e, consequentemente, o valor da energia elétrica sobe muito a cada dia.

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), medido em outubro de 2021, indicou um aumento de 3,91% no valor da energia, sendo o item de maior impacto.

Esse aumento acaba impactando no faturamento, pois muitas empresas dependem de máquinas que consomem energia elétrica. Seja uma indústria que utiliza esses equipamentos para produzir, ou o microempreendedor como um cabeleireiro que necessita de energia para seus instrumentos, ar-condicionado, entre outros, todos sofrem com esse aumento na energia. Listamos algumas dicas do que sua empresa pode fazer para economizar.

Utilize tecnologia em seus equipamentos

Especialistas recomendam que as empresas priorizem a tecnologia em seus equipamentos, pois essas máquinas geralmente consomem menos energia, possibilitando uma economia. Alguns locais necessitam estar com ar-condicionado ligado, principalmente para manter o ambiente sempre limpo e arejado, ou indústrias que necessitam produzir em grande escala. Investir em tecnologia é a melhor forma de reduzir os gastos.

Reduza o volume de água e energia

Pagar a conta de água é inevitável e, via de regra, representa um custo muito alto nas despesas de uma empresa. Nos escritórios, realizar a troca para torneiras com temporizador e descargas mais econômicas é uma boa tática para ter uma economia eficaz. Trocar as lâmpadas por luzes de LED e sensores de movimento também irá ajudar na redução.

Se atente à climatização dos ambientes

Fique esperto com os gastos com ar-condicionado, pois, principalmente no calor e em locais fechados, ele geralmente fica ligado o dia inteiro, consumindo muita energia elétrica. Se possível, invista em ventilação natural e sempre mantenha portas e janelas abertas, pois os locais precisam estar arejados, devido às recomendações da Covid-19. Essa dica simples evita que o ar fique ligado o dia inteiro.

Utilize uma estrutura física necessária

Despesas com aluguel, iluminação, água, entre outros, dependem muito do tamanho da equipe que você tem no escritório e seu tipo de negócio. Dependendo do tamanho da empresa, número de funcionários, ou tipo de serviço, avalie se é necessário um espaço físico para as pessoas trabalharem. A pandemia popularizou o estilo de trabalho home office, e muitas empresas conseguiram economizar, reduzindo os custos no escritório; portanto, é uma boa tática para economizar.

Invista em energia renovável e sustentabilidade

De acordo com uma matéria do portal Metrópole, em uma pesquisa realizada com as 20 maiores empresas de bens de consumo do Brasil, investir em sustentabilidade, como redução de emissão de gases, é um consenso comum entre os empresários. Utilizar gás industrial para refrigeração e congelamento de produtos e equipamentos, além de investir em energia solar no lugar da elétrica, pode ser uma boa forma de economizar, além de fazer bem para o meio ambiente.

Compartilhar:
Voltar ao Topo
Skip to content