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Espaço Cuidar Bem está capacitando profissionais

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Aline Gomes é neuropsicóloga e CEO do Espaço Cuidar Bem – empresa que recruta, capacita e indica profissionais ao mercado de trabalho. O Espaço Cuidar Bem está com um novo formato, onde oferece treinamento personalizado para funcionários de escolas públicas e particulares. Ao lado da sua equipe formada por fisioterapeutas, bombeiros civis, nutricionistas, psicólogas e profissionais com especialização em Recreação o treinamento consiste em capacitar a equipe multidisciplinar da instituição para que todos os envolvidos atendam de forma acolhedora, ágil e dinâmica todos os alunos e familiares. “Os cursos in company para colégios e escolas desenvolvido pelo Espaço Cuidar Bem observa, levanta e destaca para os funcionários da instituição de ensino o que é necessário mudar, acrescentar e de que forma colocar em operação para que a “engrenagem” da escola funcione de forma correta e a equipe trabalhe feliz, com sorriso no rosto e mostre resultados positivos diariamente”, destaca a diretora do Espaço Cuidar Bem. Em tempos de retorno das atividades, esse pode ser um ótimo diferencial para a escola, bem como para o bem-estar dos estudantes e funcionários. O Espaço Cuidar Bem tem em seu portfólio clientes como a Escola Parque, Livraria Cultura, Uniflex, CEC e Oficina da Criança. “Nosso maior triunfo não pode ser visto num troféu ou numa publicação de um grande veículo, mas ele existe e é o que nos faz querer melhorar”, diz.

Aline, quais as principais diferenças de um neuropsicólogo e de um psicólogo?

Enquanto o psicólogo olha as emoções e os transtornos mentais do indivíduo baseados em sua história de vida, personalidade e o contexto que o cerca, o neuropsicólogo busca compreender os comportamentos focando especialmente no funcionamento biológico.

Em que momento a Neuropsicologia entra em sua vida?

Quando senti necessidade de uma perspectiva mais científica sobre o comportamento humano. Amo a Psicologia e seu olhar empírico sobre o indivíduo. Contudo, complementar essa visão com um aspecto mais preciso ampliou minhas percepções.

Quando surge o Espaço Cuidar Bem?

O Espaço Cuidar Bem surgiu com minha formação na graduação de Psicologia, em 2004. No entanto, foi em 18 de abril de 2005 que veio o primeiro espaço físico, o primeiro endereço. E, a partir daí, começou uma história que já dura 17 anos.

Quais os pilares que moldam o Espaço?

Confiança, seriedade, responsabilidade, respeito e cordialidade, qualidade e segurança. Esses são os valores da empresa.

E o que norteia a sua atuação à frente da empresa?

Sempre olho para o cliente final: as crianças. São nosso foco, apesar de não termos contato direto com nenhuma delas. Cada treinamento, cada processo seletivo, cada ação da empresa – tanto nos processos internos, quanto os externos (voltados para a melhoria e qualidade na relação com os pais e os profissionais) – são sempre em prol da segurança física e emocional dos pequenos.

Quais os grandes triunfos do Espaço Cuidar Bem nesses 17 anos?

Nosso maior triunfo não pode ser visto num troféu ou numa publicação de um grande veículo, mas ele existe e é o que nos faz querer sempre melhorar. Nosso maior triunfo vem da ligação de uma mãe, tranquila, porque está podendo trabalhar sentindo que sua criança está bem assistida; vem do e-mail de uma coordenadora relatando que sua equipe escolar está mais unida e focada; vem da mensagem de WhatsApp de uma profissional citando o quanto determinada aula fez diferença em sua vida pessoal e profissional.

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Que mudanças foram mais sentidas no mercado de trabalho e que o Espaço acompanhou bem de perto?

Cito 3 mudanças: duas com datas e outra como uma mudança da sociedade. Mudança das formas de escalas das profissionais domésticas; Mudança da Legislação em 2013; Pandemia.

A capacitação de um profissional se tornou mais complexa?

Acredito que não. Com a chegada da internet e das redes sociais, os profissionais passaram a consumir mais informações relacionadas ao seu universo profissional e, também, sobre a importância de se manter em desenvolvimento. Antes, nos treinamentos, quando trazíamos algum conteúdo para as alunas, a expressão de “nunca havia ouvido falar sobre isso” era bem comum. Atualmente, sempre tem alguém que já viu ou ouviu algo sobre qualquer parte dos conceitos que desenvolvemos nas aulas.

Fale um pouco dos cursos do Espaço.

Oferecemos Treinamentos para os cuidadores de crianças e idosos. Nossas aulas são presenciais e ocorrem em nossas instalações, in company ou na casa do cliente (no caso dos Treinamentos para famílias). Nossa equipe multidisciplinar é composta por psicólogos, fisioterapeutas, bombeiros civis e nutricionistas. Ministramos aulas de Postura Profissional, primeiros socorros, nutrição, asseio e cuidados com os bebês.

Como a empresa passou pela pandemia?

Durante a pandemia precisamos frear nossas ações, observar a demanda do mundo, os medos e movimentos dos nossos clientes (famílias e colégios) para, então, entendermos como estes precisariam de nós. Nos adaptarmos à nova realidade entregando soluções que estes clientes queriam. Por exemplo: treinamentos sobre como lidar com ansiedade das crianças e da própria equipe (no caso dos colégios).

Quais estão sendo os passos da retomada e o que será primordial para a atuação da empresa nos próximos meses para o bom atendimento dos seus clientes?

Pesquisa! Vamos conciliar nossos anos de experiência, com as observações de campo e, especialmente, com as pesquisas de mercado. O resultado nos dará subsídios para desenvolver ações e serviços mais assertivos.

Última atualização da matéria foi há 2 anos


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