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Marilia Lima assume Marketing da Gilbarco

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Vivência internacional e diversificada que proporcionam visão global, escalada regionalmente, avalizam os recursos para o desafio da nova diretora de marketing para América Latina da Gilbarco Veeder-Root. Antes de ingressar na organização, Marilia Lima atuou como gerente global de marketing estratégico de soluções digitais, na Dentsply Sirona, na Alemanha. Sua trajetória também acumula passagens pela Henkel e Gerdau, sempre em posições ligadas a inovação e estratégia. “O que me atraiu para esse novo desafio foi a oportunidade de ser um agente transformador, em um mercado em plena evolução junto a empresa que impulsiona o progresso real. Mais interessante, por ser um tema que faz parte do nosso dia a dia, mas que as pessoas ainda têm muita curiosidade de entender como evoluirá no futuro”, afirma ela. “Venho para impulsionar a criatividade, digitalização e engajamento humano para o marketing. Indo além de B2B ou B2C, eu acredito em Business to People – Negócios para pessoas-, que para mim, é o caminho do sucesso para qualquer tipo de empresa”. Alinhada com a estratégia da organização, em sua nova posição, Marilia terá como principal missão prepará-la para as transformações iminentes, focando em fornecer transporte e mobilidade mais inteligentes para o futuro. “Marilia é uma profissional orientada a resultados, com muita energia e uma experiência que vai agregar muito”, diz Bruno Rosas, CEO da Gilbarco Vedder.

Marilia, o que o cargo como diretora de marketing da Gilbarco Veeder-Root exige de você na atual conjuntura?

Viemos de um momento de extrema transformação, hoje temos novos modelos de negócios e novos comportamentos de consumo e com isso o papel do marketing mudou, a forma como levamos a mensagem, a forma como nos comunicamos, as ferramentas que utilizamos. O papel estratégico do marketing se expandiu exigindo de nós cada vez mais velocidade, agilidade, criatividade e dinamismo para captar a atenção do consumidor e seguir criando valor e despertando desejo para nossas marcas e soluções.

Como a transformação digital está influenciando as operações da companhia?

Nosso objetivo é ser cada vez mais digital e Omnichannel, melhorando a experiência do cliente de ponta a ponta, adotando a transformação digital dos nossos produtos, serviços e processos. Acreditamos que esse é o caminho para termos uma organização cada vez mais centrada no cliente e com isso gerar mais satisfação e lealdade. O foco na experiência do cliente será o motor dessa transformação para nossos clientes atuais e futuros.

Quais os pilares da Gilbarco que estão alinhados com a transformação digital que o novo cenário exige?

A transformação digital só acontece quando permeia toda a empresa e quando tem o endosso da alta direção. Dentro da GVR o mindset digital tem sido cada vez mais impulsionado em todas as frentes, no R&D para desenvolvimento dos nossos produtos e soluções, em operações para otimização dos nossos processos, na área de serviços para um melhor serviço de pós-vendas, em vendas e marketing para melhor posicionamento e expansão da nossa marca. Acreditamos muito que através de uma infraestrutura digital, inteligente e sustentável conseguiremos resolver problemas e entregar soluções de alto valor para nossos clientes.

Como a criatividade deve ser alinhada a um negócio tão tradicional?

Valorizamos e estimulamos nosso time a ter um olhar criativo em tudo que fazemos. Muitas vezes olhamos para criatividade como algo grande e disruptivo, mas muitas vezes, ideias simples trazem ótimos resultados. Elas apenas precisam ter o impacto certo. É a criatividade que nos permite evoluir, ser mais competitivos, fazer melhor e surpreender. Sempre há espaço para adicionar criatividade tanto no negócio em si como no entorno dele. Nosso foco hoje é cada vez mais criar um ambiente interno que estimule e faça com que nosso time se sinta à vontade para propor caminhos diferentes dos tradicionais.

Por onde passa essa criatividade?

É ter essa inquietude, não se contentar com o Status quo. É ter escuta ativa e constante das necessidades e dores dos nossos clientes, se conectando com o que é real e entregando algo mais que vai além de produtos e serviços. O mercado está cada vez mais competitivo e vivemos um momento em que cada vez mais as pessoas são bombardeadas por informação e dentro desse contexto a criatividade é essencial para ganhar a atenção e relevância, valorizar nossa marca e trazer retorno financeiro maiores para ela.

Qual a importância do engajamento humano para o marketing em sua visão?

Não existe marketing sem o engajamento humano, precisamos nos conectar com nossos clientes, entender o que podemos fazer para transformar seus negócios e transformar suas vidas e despertar neles o desejo de consumir nossas soluções. Acredito muito que as empresas que vão assumir a dianteira em seus mercados são aquelas que investem em um modelo de gestão centrado no ser humano e que influencia positivamente o ecossistema que atua, ajudando o mercado e clientes a evoluir.

Como esse engajamento vai de encontro com o modo da Gilbarco pensar o seu negócio?

Todo o negócio é feito de pessoas, que possuem necessidades e problemas a serem resolvidos. Na Gilbarco Veeder-Root, cada vez mais buscamos ter um time consultivo, que entende as necessidades e dores dos clientes e um time de serviços e pós-vendas engajados em garantir a melhor experiência e sucesso do cliente. O sucesso dos clientes inspira nossa inovação. Temos processos e uma cultura muito forte de VOC – A Voz do Cliente. A Voz do Cliente é um método que todo o nosso time pode usar para reunir, analisar, interpretar e agir sobre as necessidades faladas e não faladas dos clientes, sejam eles internos ou externos. Aplicar um bom VOC de forma contínua nos permite reunir insights para desenvolver ou melhorar produtos, marketing ou vendas, assim como serviços oferecidos em todas as áreas do negócio.

O que faz você ter a certeza que o caminho de sucesso de qualquer empresa é o chamado Business to People?

Minha visão é que nós nunca estamos realmente vendendo para uma empresa; estamos sempre vendendo para pessoas que por acaso trabalham ou são donas em uma empresa. Uma estratégia B2P transcende as distinções B2B/B2C, colocando a ênfase nas pessoas – sejam consumidores individuais ou os vários indivíduos que compõem um comitê de compras B2B. Ao adotar uma abordagem B2P, reconhecemos que cada pessoa envolvida na compra de nossos produtos têm necessidades próprias e interesses únicos e são estas características que devem impulsionar a estratégia comercial – desde a criação da marca até a criação do conteúdo, passando pelo atendimento ao cliente e mais além.

Qual a importância da inovação para a Gilbarco?

Inovação está no DNA da Gilbarco Veeder-Root, queremos seguir criando tendências e pavimentando o caminho de evolução do nosso mercado. Somos encorajados a pensar diferente e a sempre tomar ação. Dentro do grupo Vontier da qual a Gilbarco Veeder-Root faz parte, não apenas se fala bastante sobre inovação como também a troca e networking é muito estimulado, tanto entre as diferentes empresas que fazem parte do grupo como com colegas de diferentes países. Há um movimento global de cada vez mais promover um mindset de inovação que permeia todos os níveis e áreas da nossa organização. Vemos a inovação como um direto acelerador do nosso crescimento.

Inovar nesse setor significa ser mais estratégico e assertivo?

Vai além disso, está muito relacionado ao pioneirismo, que para nós significa assumir riscos e aplicar tecnologia para gerar inovações revolucionárias. Ao mesmo tempo, buscamos ser ágeis, se movendo rapidamente, experimentando, adaptando e aprendendo através do sucesso e dos desafios e contratempos. Quer seja um desafio de engenharia, uma necessidade não atendida do cliente, um mercado não atendido, temos um sistema de gestão nos dá as ferramentas para melhorar tudo o que fazemos. Nosso foco é trabalhar continuamente para ter clientes cada vez mais satisfeitos e fiéis à marca e que obtenham rentabilidade nos seus negócios.

Essas seriam a base para a evolução de uma presença ainda mais maciça na região?

Sem dúvida. Acreditamos muito nesse combo de inovação e criatividade a partir de uma abordagem com foco total no cliente. Temos ainda um grande potencial a ser explorado na nossa região e estamos trabalhando com muita dedicação para fortalecer nosso posicionamento como parceiros tecnológicos dos nossos clientes, proporcionando experiências inovadoras, lideradas pela tecnologia, que permitem que nossos clientes cresçam de forma lucrativa e sustentável em tempos de transformação.

Última atualização da matéria foi há 2 anos


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